Papai Noel do Mato
Papai Noel do Mato

Papai Noel do Mato, o personagem trazido pelos imigrantes alemães para o sul do Brasil

Quantas culturas cabem no Brasil? Nesta terra onde tantos povos se encontraram, até o Natal pode ser muito diferente, dependendo de onde é celebrado.

Nas cidades do Vale do Itajaí, em Santa Catarina, por exemplo, um personagem chegou com os imigrantes alemães do passado e, desde então, faz parte das comemorações de fim de ano: o Pelznickel.

Também conhecido como ‘Papai Noel do Mato’, seu papel varia de acordo com a região da Alemanha. Em alguns lugares, ele é um ajudante de São Nicolau, a figura que inspirou a criação do bom velhinho que traz presentes para as crianças.

Na cidade catarinense de Guabiruba, o Pelznickel marca presença todo ano.

Quem é ele

Diz a lenda que ele vive no mato, carrega correntes e castiga as crianças que não se comportaram bem durante o ano.

Sua aparência pode variar de acordo com a região, mas, segundo o costume dos habitantes do Vale do Itajaí, ele tem o corpo coberto por uma barba de velho e carrega um cajado que, depois de sua passagem, fica cheio de chupetas e mamadeiras, entregues pelas próprias crianças, como sinal da promessa de abandonar os itens.

Quantas culturas cabem no Brasil? Essa não é uma pergunta simples e quem se dispõe a desbravar um pouco estas terras sabe que em cada esquina há histórias e distintos encantos.

Que o Natal sirva também para isto: celebrar a nossa diversidade.

Talvez te interesse ler também:

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL

NATAL: 30 CURIOSIDADES E SÍMBOLOS

CONHEÇA O NATAL DE ORIGENS E TRADIÇÕES XAMÂNICAS

Fonte foto

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Imagem de gato criada há cerca de 200 anos aC foi descoberta no Peru

Arqueólogos estavam trabalhando na região das Linhas de Nazca e acabaram por descobrir um geoglifo …