Agora em Belo Horizonte, Ecofalante, o evento audiovisual ambiental mais importante da América do Sul


A Mostra Ecofalante é um evento tradicional no audiovisual brasileiro. Em sua 8ª edição, o mais importante evento audiovisual da América do Sul dedicado á temática socioambiental desta vez pousa em Belo Horizonte.

Ocorrida em São Paulo entre 30 de maio a 12 de junho, a capital mineira vai receber o evento no MIS Cine Santa Tereza entre os dias 12 e 31 de outubro.

O festival cinematográfico vai exibir 47 filmes de temática socioambiental realizados por 21 países, trazendo reflexões sobre temas urgentes ligados a questões socioambientais contemporâneas.

A programação deste ano conta com uma homenagem a Silvio Tendler, o Panorama Internacional Contemporâneo, a Mostra Brasil Manifesto, a Competição Latino-Americana e a Sessão Infantil.

Filmes premiados em outros festivais e inéditos serão exibidos, como “Bem-vindo a Sodoma”, “Memórias do Oriente”, “Vulcão de Lama: A Luta contra a Injustiça”, “Golpe Corporativo”, “Frente Atômica”, “Ebola: Sobreviventes”, “Mulheres Contra a AIDS” e “GIG – A Uberização do Trabalho”.

TODAS AS SESSÕES SÃO GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO.

ecofalante bh

Homenagem a Silvio Tendler

O cineasta carioca Silvio Tendler é o homenageado da Mostra 2019. As três mais recentes obras do diretor serão exibidas, entre elas “O Fio da Meada” (Brasil, 2019, 77’), que acompanha a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização, denunciando a violência no campo e nas comunidades tradicionais.

Outro filme da programação é “Dedo na Ferida” (Brasil, 2017, 90′), vencedor na categoria ‘Longas’ da Competição Latino-Americana na 7ª Mostra Ecofalante de Cinema. A temática da obra é o fim do estado de bem-estar social, em um cenário no qual a necropolítica do capital financeiro impede qualquer tentativa de justiça social.

O terceiro filme exibido é “Utopia e Barbárie” (Brasil, 2009, 120’), que é um road movie que se passa na Itália, Estados Unidos, Brasil, Vietnã, Cuba, Uruguai e Chile, entre outros países, a fim de reconstruir uma narrativa do mundo a partir da Segunda Guerra Mundial.

Panorama Internacional Contemporâneo

O Panorama Internacional Contemporâneo organiza obras já premiadas em festivais internacionais, representando todos os eixos temáticos da da 8ª Mostra Ecofalante: Cidades, Economia, Povos&Lugares, Recursos Naturais, Saúde, Sociobiodiversidade e Trabalho. São 19 filmes originários de12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Gana, Índia, Paquistão, Reino Unido e Serra Leoa.

Mostra Brasil Manifesto

A Mostra Brasil Manifesto, que é uma novidade desta edição da Ecofalante, dedica-se a obras que retratam a atualidade brasileira, como “O Amigo do Rei” (Brasil, 2019, 142’), longa-metragem que trata da tragédia ambiental ocorrida com o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG).

Competição Latino-Americana

A Competição Latino Americana exibe 19 filmes produzidos no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Venezuela, incluindo “GIG – Uberização do Trabalho” (Brasil, 2019, 60’), que aborda o trabalho mediado por aplicativos e plataformas digitais; “Está Tudo Bem” (Venezuela/Alemanha, 2018, 70’), que retrata a crise do sistema de saúde venezuelano; e “Palenque” (Colômbia, 2017, 25’), uma ode à pequena cidade colombiana San Basilio del Palenque, o primeiro povoado das Américas a se libertar do domínio europeu.

Confira AQUI a programação completa da Mostra Ecofalante. Está imperdível!

Onde e quando?

8ª Mostra Ecofalante de Cinema – Belo Horizonte
Entrada gratuita
Data: 12 a 31 de outubro
Local: MIS Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul 89, Santa Tereza, Belo Horizonte, tel 31-3277.4699)




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...