Do lixo às estrelas: a Trash Art de Nadia Luongo

Nadia Luongo

A artista plástica italiana, Nadia Luongo, nasceu em 1986 e vive em Nápoles. Mesmo sendo formada em Engenharia Biomédica, a paixão pela arte acabou por lhe render participações em tantas mostras e festivais em seu país, com sua Trash Art, ou seja, arte que vem do lixo! Muito legal!

Já há algum tempo ela começou a fazer retratos de celebridades usando apenas os objetos que seriam jogados fora, que ela mesma guardou ou que recebeu de pessoas que quiseram apoiar o seu trabalho: contas, botões, tampas de garrafas, cabos elétricos, jornal, pedaços de tecido, rendas e fitas, fita cassete, brinquedos velhos, aparelhos eletrônicos que não funcionavam mais, cassetes, CDs, isqueiros, canetas, lâminas de barbear, vidros quebrados, canudos, talheres de plástico e assim por diante.

Os quadros usados para fazer os retratos também vêm do lixo (são peças de mobiliário e artigos semelhantes que a artista pega no lixo, limpa, recorta, pinta e reutiliza).

Não é fantástico? Esta foi a maneira que Nadia Luongo encontrou para reciclar e reutilizar, usando seu talento. Gostou? Clique aqui para ver mais de seus quadros em sua página Facebook ou aqui em sua página Deviantart.

Leia também: Vik Muniz: a arte voltada à sustentabilidade