Como é que um filme sobre menstruação ganha um Oscar?

  • atualizado: 
Melhor Documentário Curta-Metragem

Como algo tão natural como a menstruação pode ser um tabu? Pois é um tabu para meninas, mulheres e homens. Quantas adolescentes não vão ao banheiro da escola com um absorvente escondido? Quantos homens têm nojo de ter relações sexuais com mulheres quando elas estão menstruadas? E quantas mulheres não se sentem sujas com a sua própria menstruação?

Tendo tudo isso em vista, como é que um filme sobre menstruação ganha um Oscar?

Pois é! Felizmente o documentário Period. End of Sentence levou o Oscar de Melhor Documentário Curta-Metragem, tirando do silêncio um assunto – e um fato – tão corriqueiro como é a menstruação.

O filme aborda um grupo de mulheres indianas que lutam para ter acesso a produtos de higiene em comunidades rurais onde a menstruação é um estigma. A menstruação, que é algo absolutamente natural, leva até a evasão escolar de meninas.

O documentário mostra o cotidiano de meninas e mulheres que não sabem usar um absorvente íntimo pois sequer tiveram contato com um. Muitas sentem medo de usar o produto.

O curta foi dirigido por Rayka Zehtabchi e produzido por Melissa Berton. Segundo o site português Delas, Zehtabchi disse sobre ter ganhado a estatueta:

"Não estou a chorar porque estou menstruada. Estou sim a chorar porque não posso acreditar que um filme sobre a menstruação tenha ganhado um Oscar". Ambas as produtoras receberam o prêmio juntamente com um grupo de mulheres que pediam "mestrual equality", isto é, igualdade no acesso a produtos de higiene feminina.

O curta pode ser visto na Netflix com o título Absorvendo o tabu. Além de o filme mostrar a dificuldade de acesso de mulheres indianas a produtos íntimos de higiene, muitas delas também não sabem o que biologicamente é a menstruação e a consideram, por desconhecimento, algo pecaminoso.

O documentário tem 26 minutos e estava concorrendo na categoria Melhor Documentário Curta-Metragem com obras sobre temas como nazismo, racismo e imigração.

O palco do Oscar foi tomado por mulheres que empreenderam um projeto único que dá visibilidade a outras mulheres e aos seus corpos.

Talvez te interesse ler também:

CONHEÇA A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DO INDIANO QUE CRIOU O ABSORVENTE PARA MULHERES POBRES

O DRAMA DAS BEBÊS INDIANAS ENTERRADAS VIVAS PORQUE NASCERAM MENINAS

KRITI BHARTI: A MULHER CORAJOSA QUE IMPEDIU 900 CASAMENTOS INFANTIS NA ÍNDIA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!