10 livrarias e bibliotecas mais lindas do Brasil


Em tempos de internet, a frequência nas livrarias e bibliotecas no Brasil caiu bastante, por isso muitas delas tiveram que ser fechadas. É uma tristeza, pois o nosso país carece de leitores e, além dos livros, as próprias livrarias e bibliotecas físicas em si podem nos transportar para diversos lugares, apenas com a entrega à leitura e o poder da imaginação.

Apesar do fechamento de mais de 20 mil livrarias nos últimos dez anos, muitas delas ainda resistem, por suas construções belíssimas que merecem ser mantidas e valorizadas. Por isso, separamos 5 livrarias e 5 bibliotecas dentre as mais votadas em dois sites para conhecermos melhor.

Eu mesma já frequentei muitas em São Paulo, como a Livraria Cultura por exemplo, mas confesso que deixei esse hábito de lado devido à comodidade da internet. É até um pecado isso né? Os lugares, além de lindos, são super aconchegantes e nos convidam para uma viagem ao mundo dos livros! Vamos conferir?

{index}

Primeiro vamos às 5 livrarias mais famosas:

As 5 livrarias mais bonitas do Brasil

livraria cultura

Fonte foto

Livraria Cultura (Conjunto Nacional, São Paulo)

Inaugurada em 1969, a Livraria Cultura é uma das mais famosas do Brasil, pois é considerada a maior livraria do país. A primeira unidade foi inaugurada na Avenida Paulista, mas em 2007 a rede ampliou a loja, dividindo-a em espaços temáticos com diversos tipos de esculturas desenvolvidas pelo arquiteto Fernando Brandão.

Livraria Miragem (São Francisco de Paula, Rio Grande do Sul)

livraria miragem

Fonte foto

Muito mais que uma livraria, a Livraria Miragem é um casarão de madeira com um acervo de mais de 20 mil obras. Possui três andares onde cada um é composto por loja, salão de eventos, seção infantil, espaço adulto, sebo e até cafeteria.

Livraria da Vila (Vila Madalena, São Paulo)

livraria da vila

Fonte foto

Outra livraria famosa em São Paulo, inaugurada em 1985, é uma das queridinhas por ser aconchegante e charmosa. Nela você também poderá encontrar uma cafeteria, para curtir um café junto à leitura.

Livraria das Marés (Centro Histórico, Paraty)

livraria das mares

Fonte foto

Quem vai ao Centro Histórico de Paraty (RJ) se encanta com a beleza rústica das ruas, casinhas e comércios que existem na região. Que dirá os amantes da literatura que, além de aproveitarem a leitura em uma região como esta, poderão apreciar também o requinte de um menu belga preparado pelo chef Fréderic de Mayer.

Martins Fontes (Paraíso, São Paulo)

livraria martins fontes

Fonte foto

Mais uma livraria famosa na Avenida Paulista, que conta com um acervo de mais de 120 mil livros nacionais e importados. Não é a toa que é considerada um verdadeiro paraíso dos livros. Assim como na maioria das livrarias de hoje em dia, também é possível tomar um bom café apreciando a leitura neste lugar.

Sim, ainda existem muitas outras livrarias belíssimas e aconchegantes por esse “Brasilzão” afora, mas separamos também as 5 bibliotecas mais imponentes e magníficas para se conhecer:

As 5 bibliotecas mais bonitas do Brasil

immagine

Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro, RJ)

Fundada em 1837 por um grupo de 43 imigrantes portugueses com o objetivo de promover os laços de amizade entre a comunidade lusitana, a instituição existente na época, acabou dando lugar ao atual edifício construído entre 1880 e 1887 pelo arquiteto português Rafael da Silva e Castro.

A biblioteca teve a pedra fundamental colocada por D. Pedro II e a Princesa Isabel foi quem a inaugurou. Atualmente ela possui um acervo de mais de 350 mil exemplares, inclusive do século XVI, como “Os Lusíadas” de 1572. Ela está entre as 50 bibliotecas mais belas do mundo devido à sua arquitetura e decoração interna.

Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro, RJ)

biblioteca nacional

Considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas públicas do mundo, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro teve origem como livraria D. José e em 1755 começou sua coleção de livros para substituir a Livraria Real.

Em 1808, D. João VI trouxe cerca de 60 mil peças (livros, manuscritos e medalhas), quando fugia da invasão napoleônica, das quais muitas tiveram que ser devolvidas à Portugal no período da Independência. Atualmente, a biblioteca conta com mais de dez milhões de itens e é considerada a maior da América Latina.

Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo, SP)

biblioteca mario andrade

Fundada em 1925 como Biblioteca Municipal de São Paulo, incorporou a Biblioteca Pública do Estado em 1937 aumentando o acervo que levou à inauguração do atual edifício projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon.

Passou por reformas entre 2007 e 2010, mas em janeiro de 2011 foi reinaugurada trazendo de volta estudiosos, pesquisadores e artistas que fizeram com que a biblioteca voltasse a ter o seu lugar de destaque na cidade.

Biblioteca Luiz de Bessa (Belo Horizonte, MG)

biblioteca luiz bessa

Fonte foto

Criada em 1954 pelo governador Juscelino Kubitscheck, a Biblioteca Luiz de Bessa é famosa pela estrutura desenvolvida pelo arquiteto Oscar Niemeyer, a qual veio a ocupar em 1961. Possui também uma obra chamada “Encontro Marcado”, em frente ao edifício, a qual exibe estátuas de bronze nos tamanhos naturais dos escritores mineiros Otto Lara Rezende, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Hélio Pellegrino.

A atual Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais possui um acervo de mais de 570 mil exemplares, conta com mais de 100 mil associados e recebe cerca de 300 mil pessoas por ano.

Gabinete Português da Leitura (Salvador, BA)

gabinete portugues leitura

Fonte foto

Inicialmente o Gabinete Infante D. Henrique, foi fundado em 1863, por dois irmãos portugueses e, um ano depois, foi instalado em outros dois lugares, sendo o último à Rua do Palácio, onde foi demolido.

Em fevereiro de 1918, o arquiteto italiano Alberto Barelli projetou o atual Gabinete Português de Leitura, o qual possui uma estrutura bem parecida com os gabinetes de leitura do Rio de Janeiro e Recife, marcando a memória dos portugueses pelo país.

Boa leitura

São belíssimas as construções, não é mesmo? Existem ainda muitas outras bibliotecas públicas com arquitetura imponente como essas, que tal dar um “giro” pelo país para conhecê-las de perto? Caso não seja possível, procure uma livraria ou biblioteca mais próxima de você e desfrute de momentos de tranquilidade e viagem no mundo das letras! Boa leitura.

Talvez te interesse ler também:

AS 10 LIVRARIAS MAIS LINDAS DO MUNDO

SEM FUNCIONÁRIOS E SEM CAIXA: A LIVRARIA DA HONESTIDADE EXISTE

UMA EXTRAORDINÁRIA BIBLIOTECA NO METRÔ PARA LER DURANTE O TRAJETO




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...