4º Filmambiente – 4 a 10 de setembro de 2014 no Rio de Janeiro

4º Filmambiente 2014

Amanhã, 04 de setembro, no Rio de Janeiro terá início o Filmambiente Festival Internacional do Audiovisual Ambiental. O evento, em sua quarta edição, reunirá diretores e produtores de todo o mundo, que apresentarão seus filmes selecionados nos mais importantes festivais do mundo e também entre os mais de quatrocentos filmes, de cerca de 70 países diferentes, que se inscreveram.

O Festival contará com um total de 62 filmes, com exibição gratuita e serão levados às Naves do Conhecimento, projetos da prefeitura do Rio. Os filmes já frequentaram alguns entre os principais festivais do mundo, como Cannes e Berlim.

Há ainda premiações, em uma Mostra Competitiva, tanto de longas quanto de curta-metragens, bem como cinco Mostras Paralelas.

Porque o Futuro Chegou

Este é o tema da edição 2014. O tema foi gerado a partir da Curadoria do Festival, que só congregou títulos que tivessem relação com a história de pessoas que levam a sério a luta para promover um futuro melhor para o planeta.

Esse é o caso da obra Virunga, produção britânica dirigida por Orlando von Einsiedel, conta a história de pequena equipe de guardas florestais do Parque Nacional de Virunga, no Congo. Essa localidade africana é um dos lugares mais ricos em biodiversidade no mundo.

Além de defender o parque – que inclusive é Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) -, a equipe enfrenta ameaças de um grupo rebelde do país africano.

O tema também está muito bem expresso no longa brasileiro Naquela Época e Hoje, de Luiz Adelmo Manzano, que aborda a preocupante situação da saúde pública, em plena era da informação, apesar da evolução científica e tecnológica.

Seis diretores estrangeiros participarão de debates sobre seus filmes com o público, após as sessões. Além dos oito longas, 25 curtas estão na competição. São documentários, filmes de ficção e de animação, de 20 países.

O Festival Filmambiente acontecerá entre os dias 04 e 10 de setembro de 2014. Clique aqui para acessar o site oficial e aqui para acessar a página Facebook do Festival.

Imperdível! Participe!