Livro Verde: mais de 300 atitudes simples e sustentáveis para colocar em prática


“Muitas pessoas sentem hoje a necessidade de mudar seus hábitos de consumo de bens e recursos naturais, mas nem sempre encontram as respostas ao seu alcance. Por isso, acho que este Livro Verde é uma leitura que chegou em boa hora. Mesmo para os já iniciados, o livro consegue surpreender com soluções simples e facilmente aplicáveis às nossas práticas cotidianas. É um processo de aprendizado que podemos levar também para os amigos e familiares de uma forma simples e numa linguagem bem clara”.

Quem escreveu o trecho acima foi Yamê Reis, figura importantíssima na moda do Rio de Janeiro, ativista, idealizadora do Rio Ethical Fashion, que é o primeiro evento internacional de moda sustentável da cidade e, como se não bastasse, ela ainda é mãe da super campeã Maia Gabeira. Yamê resumiu lindamente tudo o que a autora, Darlene Dalto, queria com esse livro.

Esse foi o primeiro retorno – para não dizer elogio – que Darlene recebeu um ou dois dias após publicar o Livro Verde na Amazon.

Para Darlene fazia todo sentido um livro sobre esse assunto ser disponibilizado on line, porque ela queria dividir o seu conteúdo o mais rápido possível.

O livro fala sobre sustentabilidade de uma maneira bem simples, porque foi escrito pensando em facilitar a vida de quem quer contribuir para melhorar a qualidade de vida do planeta, mas não sabe exatamente o que fazer, nem por onde começar. O livro traz sugestões práticas e simples colocadas todas em um mesmo lugar.

Coincidência boa, enquanto Darlene escrevia, a sueca Greta Thunberg ia incendiando os jovens, assim como a autora.

O Livro Verde traz mais de 300 atitudes sustentáveis que qualquer pessoa com um mínimo de boa vontade pode colocar em prática hoje mesmo no seu dia a dia e melhorar decisivamente a vida na Terra para nós, para os nossos filhos e família, para os nossos amigos.

Agora! Porque o assunto é urgente.

livro verde

Capa de Alex Hirakawa

O livro está dividido em três capítulos: Você em Casa, Você no Trabalho e Você na Rua. Abaixo seguem alguns exemplos aleatórios:

  • você pode economizar tinta se escolher a melhor fonte para imprimir seus documentos. A fonte arial é uma das mais econômicas.
  • delete aquele monte de e-mails, fotos e arquivos velhos que não servem para nada. Os data centers gastam fortunas com energia elétrica para armazenar esse lixo eletrônico.
  • se precisar mesmo viajar de avião ou de ônibus, leve apenas uma bagagem de mão. Veículos mais leves gastam menos combustível.
  • carregue o seu celular no modo avião. A bateria carrega mais rápido porque o modo avião desliga todas as radiofrequências do aparelho.
  • nós, mulheres, adoramos uma boa liqui! E um bazar?! Mas quantas vezes compramos só porque estava barato? Muitas! Então repense, recuse e passe a comprar apenas o necessário. Se necessário. Aprenda a reduzir a sua “pegada fashion”.
  • coma menos carne vermelha – #segundasemcarne
  • crie a #terçasemsecador
  • evite mascar chicletes. Eles são feitos de plástico e borracha e vão para o lixo.
  • seja gentil, a gentileza pode melhorar e muito a qualidade de vida que temos na Terra.
O Livro Verde pode ser encontrado na Amazon e custa R$ 24,99. É uma boa dica de presente de Natal ou de aniversário.

Nós esperamos que o livro possa contribuir para que mais e mais pessoas percebam a importância de cada um fazer a sua parte.

Comece a mudar. Comece aos poucos e da forma mais confortável para você. Mas comece agora!

Você pode seguir o Livro Verde no Instagram @livroverde07.

Darlene Dalto é jornalista e autora de Processo de Criação, livro que ganhou dois prêmios Jabuti.

Talvez te interesse ler também:

PROCURANDO LIVRO ECOLÓGICO PARA CRIANÇA? CONFIRA ESSA DICA!

METODOLOGIA DE CONSERVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. BAIXE GRÁTIS O LIVRO

AOS 91 ANOS, MANUEL BERNARDINO, UM IDOSO RECÉM-ALFABETIZADO, LANÇA LIVRO DE POEMAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...