Metodologia de Conservação para o desenvolvimento sustentável. Baixe GRÁTIS o livro


As queimadas em áreas de proteção ambiental ainda não cessaram. A repercussão na Amazônia foi grande, mas o Pantanal e parques ambientais em Santa Catarina e Minas Gerais também têm sido vitimados pelo fogo. Nesse cenário, é fundamental fortalecer as políticas públicas de proteção e educação ambiental. O lançamento do livro “Produção de Natureza”, do biólogo espanhol Ignácio Jiménez-Pérez, é um exemplo produtivo de fortalecimento de práticas de respeito ao meio ambiente com desenvolvimento sustentável.

O livro traz uma metodologia de conservação que visa ao desenvolvimento sustentável de comunidades, a qual vem sendo aplicada em dois projetos no país, na Mata Atlântica e no Pantanal.

producao natureza livro
Disponível para download gratuito nos sites da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, do Instituto Homem Pantaneiro e do projeto Documenta Pantanal, “Produções da Natureza” aborda o desenvolvimento econômico e social em áreas ambientais, mostrando que é possível gerar renda para as comunidades, de forma que seus habitantes permaneçam nas suas regiões.

As áreas de conservação podem ser desenvolvidas a partir da própria manutenção da sua diversidade. 

A sustentabilidade se alicerça em práticas como as apresentadas no livro, que alinham geração de emprego e renda, respeito ao meio ambiente e desenvolvimento social. 

Veja abaixo um vídeo sobre um projeto brasileiro que se baseou na metodologia de Pérez: o Grande Reserva Mata Atlântica.

Além deste, o projeto Alto Pantanal também segue inspiração no livro de Pérez, para adaptar as realidades deste bioma em um modelo de desenvolvimento sustentável, possível em grandes áreas naturais e bem conservadas, como alternativa ao desenvolvimento regional. 

Que o livro inspire outros projetos pelo Brasil!

Crescimento sustentável é possível. Um mundo melhor é possível!

Talvez te interesse ler também:

TRATADO DAS PLANTAS MEDICINAIS: FAÇA GRÁTIS O DOWNLOAD DO LIVRO

SERPENTES DO CERRADO: UM GUIA ILUSTRADO PARA CONHECER E PRESERVAR ESPÉCIES

LIVROS GRÁTIS PARA APRENDER A SUSTENTABILIDADE DA VIDA (BIOCONSTRUÇÃO, PERMACULTURA, AGROECOLOGIA)




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...