Notre-Dame, símbolo do catolicismo em chamas… justo na Semana Santa

Notre-Dame, símbolo do catolicismo em chamas… justo na Semana Santa

Coincidências da vida, acidente, negligência, imperícia, falhas técnicas, mistério… sabe-se lá… Os motivos pelos quais Notre-Dame foi supreendida em chamas ontem, por volta das 18:50 (horário local), são ainda desconhecidos. A suspeita maior, até então, estaria relacionada aos trabalhos de restauração da Catedral.

Segundo noticiou a BBC, felizmente não há registro de mortes causadas pelo incêndio, mas dois policiais e um bombeiro estariam feridos por causa do trabalho de contenção do fogo. Também felizmente, a estrutura principal estaria “a salvo e preservada em sua totalidade”.

Contudo, nada se sabe quanto ao estado das obras de arte ali dentro preservadas. São verdadeiros tesouros históricos para aos cristãos:

A CRUZ

Dentro da Notre-Dame estavam guardados fragmentos de madeira da cruz que teria carregado Jesus Cristo em sua paixão, dizem, a verdadeira cruz.

A CORA DE ESPINHOS

Aquela que acredita-se ter sido usada por Jesus Cristo antes de sua crucificação.

O PREGO SAGRADO

Um prego pertencente ao templo cristão em Jerusalém, o Santo Sepulcro, onde, acreditam, tenha ocorrido a crucificação e a ressurreição de Jesus Cristo.

Sem mencionar os vitrais, os sinos, os portões, as esculturas, as míticas gárgulas, quimeras e os quadros famosos, documentos e publicações, tesouros da arte, da história e da arquitetura.

O presidente francês, Emmanuel Macron, declarou que a Notre-Dame será reconstruída e que “o pior foi evitado.”

A catedral de Notre-Dame é considerada uma obra-prima da arte gótica, é Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991.

Sua construção, iniciada no ano de 1163, foi dedicada à Maria, Mãe de Jesus Cristo. Dizem ser a Catedral mais visitada de toda Europa.

Esse acidente… justo na Semana Santa… foi de doer o coração dos católicos, dos cristãos, dos amantes da arte e da arquitetura.

Força Paris, Força Notre-Dame!

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *