Tatuagens Veganas – Beleza e Arte sem Crueldade Animal


Neste conteúdo terão destaques aspectos relacionados com as tatuagens veganas, no sentido amplo da expressão, envolvendo desde tintas para tatuagens Cruelty free (sem crueldade animal) e Vegan (com matérias-primas vegetais) para tattoo, além de produtos de marcas veganas para cuidados, antes, durante e pós-tatuagem.

Geralmente, pessoas que se tatuam gostam de expressar arte, ideias e sentimentos através da tattoo e, tatuar-se sem colaborar com a exploração e o sacrifício animal, torna mais expressiva e revolucionária a arte da tattoo.

Para elucidar todos estas informações sigam o roteiro dessa matéria:

{index}

Tintas da tatoo

A maioria das tintas de tatuagem têm em sua composição glicerina de origem animal e podem conter o pigmento vermelho extraído do inseto chamado cochonilha, o famoso Carmim. E a tinta preta na maioria das vezes é feita de ossos queimados, chamada Black Bones. Existem no mercado algumas tintas para tattoos veganas, a maioria são estrangeiras, mas é possível comprá-las pela Internet.

O ideal é se tatuar em um estúdio em que o tatuador seja vegano, pois ele terá material apropriado para tatuar sem produtos de origem animal. Caso o tatuador não utilize materiais veganos existe a possibilidade de comprar o material e levar para ele utilizar, é só questão de combinar.

Para saber quais marcas para tatuagens são cruelty free e vegan é só pesquisar na Internet, em sites como Nicole Make Beleza sem crueldade, inclusive nele tem as marcas de produtos para tatuagens que não realizam testes em animais e dos pigmentos que não contêm ingredientes de origem animal, com informações passadas pelos SACS das empresas.

Mais adiante neste conteúdo tem listas dos produtos cruelty free e vegans utilizados para tatuagens.

Atenção aos ingredientes dos produtos utilizados nas tatuagens

Pesquisar os ingredientes dos produtos é muito importante pois, ainda que o veganismo esteja cada vez mais se expandindo, existem muitas empresas que utilizam matéria-prima e ingredientes de origem animal e realizam testes em animais no processo dos produtos. Infelizmente, isso acontece por conta de obter mais lucro, independente daqueles que são explorados para isso, sejam animais, humanos ou a Natureza.

Quando aderimos ao veganismo, deixamos de ser coniventes com essa engrenagem desumana e materialista, que se mantém, principalmente, as custas da exploração e do sacrifício animal.

Para isso deixamos de consumir vários produtos e marcas de vários segmentos, tais como: alimentação, vestuário, produtos de higiene, limpeza, indústria farmacêutica, química. Entretanto o que pode passar despercebido, até por desconhecimento, são os produtos utilizados para fazer tatuagem.

Processo de tatuar

Produtos que são utilizados para fazer a tatuagem:

TINTAS

A tinta para tatuagem é constituída por um pigmento que dá a cor que pode ser de origens diversas como vegetais, minerais, metais e plásticos.

Alguns pigmentos para tinta preta têm ossos de animais carbonizados na composição. Este carvão de origem animal é moído para liberar o pigmento preto. As outras cores podem conter gelatina animal e componentes extraídos de insetos como goma-laca e cochonilha.

Outro aspecto sobre as tintas de tatuagens é que várias empresas que as produzem realizam testes em animais. As tintas Talens Indian Ink e Talens Draw Ink, que são nankins para pintura e que há anos vêm sendo utilizadas nas tatuagens são feitas a partir de goma-laca, substância extraída do inseto Coccus lacca, que é encontrado nas florestas da Índia e Tailândia.

As tintas Micky Sharpz não testam em animais e quase todas as cores não são de origem animal, entretanto o preto e tons de sumi contém goma-laca.

SOLUÇÃO CREMOSA

Outro produto utilizado é uma solução que tem a finalidade de manter o pigmento uniforme, impedir o crescimento de agentes patogênicos, evitar o acúmulo do pigmento e facilitar sua aplicação na pele.

Essa solução é o agente carreador das tintas e pode conter os seguintes ingredientes como: glicerina, água, álcool etílico, propileno glicol, entre outros. A glicerina pode ser de origem animal ou vegetal, mas geralmente, as empresas utilizam glicerina animal.

APARELHO DE BARBEAR

Além das tintas e solução, outros aspectos podem envolver ingredientes de origem animal no processo da tatuagem.

Antes da tatuagem em si, é preciso depilar a região que será tatuada. A maioria dos aparelhos de barbear que têm aquelas tirinhas lubrificantes possuem ingredientes de origem animal como a lanolina ou glicerina para aumentar a hidratação.

Em geral, a maioria deles pertencem à empresas que fazem testes em animais, tais como: Bic, Gilette e outras.

PAPEL HECTOGRÁFICO / STENCIL

Para fazer o desenho da tatuagem na pele é necessário transferi-lo com o uso de papel hectográfico/stencil.

Muitas marcas têm em sua composição a lanolina, um óleo extraído de carneiros.

OUTROS PRODUTOS: CREME E SABONETE

Para transferir o decalque do desenho da tatuagem para a pele é usado um creme, pasta ou gel para facilitar o trabalho e um sabonete líquido para limpeza da pele durante o processo.

Estes produtos geralmente têm em sua formulação ingredientes de origem animal, por isso é recomendável ler a composição no rótulo da embalagem.

POMADAS PARA A CICATRIZAÇÃO

No pós-tatuagem geralmente são indicados produtos farmacêuticos para passar na pele visando promover a cicatrização.

Comumente são utilizados cremes ou pomadas das grandes indústrias farmacêuticas que realizam testes em animais e mesmo cremes específicos para tatuagem podem conter ingredientes de origem animal.

Pomadas, cremes ou loções utilizadas para cuidado posterior da área tatuada contém lanolina, cera de abelha e óleo de fígado de bacalhau. Uma alternativa natural para a cicatrização e é de origem vegetal que é o óleo de coco.

Vídeo explicativo sobre como fazer tatuagens veganas

Neste vídeo Flavio Giusti e Rony Hall explicam só como fazer uma tatuagem vegana com produtos e materiais cruelty-free e vegans.

Escolhas conscientes levam à produtos sem original animal

O especismo (discriminação de espécies) e a exploração animal podem deixar de fazer parte de nossa realidade a partir de escolhas humanas e éticas.

A prática de se tatuar ou trabalhar tatuando pode fazer parte dessa escolha com a utilização de produtos isentos de ingredientes de origem animal.

Lista de produtos cruelty free e vegans para tatuagem

Segue uma lista de materiais e produtos para uma tatuagem isenta de produtos de origem animal ou que tenham sido testado em animais:

MATERIAIS VEGANOS PARA TATUAGENS

  • Papel Carbono (Stencil / Papel hectográfico): Spirit Green Vegan
  • Barbeador descartável: marca ENOXX ou utilizar navalha de aço inox reutilizável
  • Sabonete líquido PH neutro: Live Aloe, entre outras marcas
  • Vaselina: Long Life Tattoo
  • Tinta vegana: Eletric Ink e Iron Works
  • Produtos pós-tatuagem para cicatrização, hidratação, pós-sol e proteção: MBoah, a linha de produtos para cuidados pós-tatuagem dessa marca é toda vegana

MARCAS DE TINTAS SEM INGREDIENTES DE ORIGEM ANIMAL E QUE NÃO SÃO TESTADAS EM ANIMAIS

  • Tatoo Goo
  • Eketric Ink
  • Silverback Inc
  • Intenze Color
  • Stable Color
  • Solid Ink
  • Waverly Color
  • Verde e Flor
  • National
  • Starbright
  • Everlast
  • World Famous Tattoo Ink
  • Kuro Sumi
  • Skin Candy
  • Eternal

AGENTE CARREADOR (SOLVENTE)

O agente carreador da tinta pode ser a glicerina vegetal formulada com água purificada e etanol.

PAPEL HECTOGRÁFICO

Spirit é vegan-friendly e tem toda uma linha de papéis hectográficos e stencil transfers.

TRANSFERIDORES DE DECALQUE

Marcas:

  • Spirit
  • Stencil Stuff
  • Mboah

PRODUTO LUBRIFICANTE

Apesar da tradicional vaselina ser derivada de petrolatos, esta pode conter substâncias cancerígenas, além de ser poluente ao meio ambiente, para isso é mais indicado e saudável utilizar óleo de coco ou de amêndoas.

Observação:

Visto a quantidades de materiais utilizados e os componentes químicos existentes tanto nas tintas como nos outros produtos utilizados, é recomendável não fazer tatuagens de forma demasiada, devido à toxidade de algumas substâncias contidas neles.

Leia mais: TATUAGEM – ESTUDO RECENTE REVELA: TUDO QUE TEM NA TINTA, CAI NA CORRENTE SANGUÍNEA

Sites com listas de empresas que fazem ou não testes em animais

Instituto Nina Rosa

Guia de Produtos de Higiene Pessoal e Cosméticos Não Testados em Animais

Lista de Produtos que Não Testam em Animais do PEA

Lista do PETA.

Onde e como fazer uma tatuagem vegana?

O ideal é fazer a tatuagem com um tatuador vegano, mas em alguns lugares pode ser difícil encontrar, então resta a opção de conversar com o tatuador de sua escolha e ver como viabilizar o uso de materiais veganos.

Para ampliar os motivos dessa escolha para o tatuador, que tal compartilhar essa matéria com ele?

Pode ser um meio de esclarecimento para ele saber os motivos da importância da utilização de produtos cruelty free e vegans para fazer as tatuagens.

Quem conhecer tatuadores e produtos veganos, que não apareceram nas listas deste conteúdo, compartilhe nos comentários para ampliar as indicações e informações!

Agradecemos!

Leia mais:

TATUAGEM DE HENNA: EVITE ABSOLUTAMENTE AQUELA DE COR PRETA

CARPA: A TATUAGEM DESSE PEIXE, O QUE SIGNIFICA REALMENTE? LEIA ANTES DE TATUAR

SIGNIFICADOS E SIMBOLOGIAS DA ANDORINHA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...