9 de abril é o Dia Nacional da Biblioteca: um lugar que merece ser sentido e comemorado


“O UNIVERSO (que outros chamam a Biblioteca) compõe-se de um número indefinido, e talvez infinito, de galerias hexagonais, com vastos poços de ventilação no centro, cercados por balaustradas baixíssimas. De qualquer hexágono, veem-se os andares inferiores e superiores: interminavelmente”.

Jorge Luis Borges, escritor argentino, era um grande amante de livros e, claro, de bibliotecas. Em seu famoso conto “A biblioteca de Babel”, Borges nos oferece com maestria e beleza a prova da sua paixão.

Acontece que, para escrever seus contos e poemas, Borges leu. Foi um leitor voraz, que se formou, inicialmente, na biblioteca da família.

A biblioteca é um lugar que merece ser sentido e comemorado. E, para ser comemorado, é preciso entrar nesse lugar mágico, tateá-lo, senti-lo através daquilo de mais precioso que há dentro: livros.

No dia 9 de abril, é comemorado no Brasil o Dia da Biblioteca, cujo objetivo é incentivar a leitura. A data foi eleita tendo como referência a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e o Dia do Bibliotecário, instituídos por decreto em 9 de abril de 1980.

A Biblioteca Nacional, em seu site, destaca a importância da data para a cultura, o livro, a leitura e as bibliotecas brasileiras.

Aproveite essa data para se perguntar qual foi o último livro que você leu? Quantos livros você costuma ler por ano? Será que você não tem passado muitas horas em frente ao computador e lendo pouco? Que tal aproveitar a data para se tornar um “rato” de biblioteca?

Como dizia Borges: “Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de Biblioteca”. E ele estava certo! A biblioteca é um lugar sagrado.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...