Vida Maria: as coisas não mudam se a gente não muda

  • atualizado: 

O curta-metragem Vida Maria conta a história de uma menina de 5 anos do Sertão Cearense. Sua história se parece com a de muitas outras crianças que, obrigadas a ajudarem seus pais na roça, abandonam os estudos.

Este curta foi premiado no “3º Prêmio Ceará de Cinema e Vídeo”, realizado pelo Governo do Estado do Ceará. É uma Animação produzida em 2006, de direção de Márcio Ramos e duração de 9 minutos que, não obstante seus "anos de vida", sua mensagem ainda é muito atual.

Além da parte gráfica ser impecável, vale a pena assistir o filme porque ele mostra uma realidade infelizmente ainda muito frequente e não só na roça.

Se pensarmos bem, a educação no Brasil nunca esteve no topo da lista das prioridades nem do governo nem da nossa cultura. Os pobres têm que trabalhar, ajudar em casa, mas as coisas não mudam se a gente não mudar.

O filme também mostra a nossa incapacidade de ter uma visão crítica das coisas. Não podemos seguir repetindo os erros do passado esperando que "dias melhores virão". Não, dias melhores não virão sem educação, sem visão crítica, sem darmos às nossas crianças o direito delas serem crianças, sem valorizarmos a infância e todo o potencial do seu desenvolvimento saudável. 

Assistam ao vídeo. São apenas 9 minutinhos e tirem suas próprias conclusões. Parabéns à equipe do filme!

Se gostou deste curta, talvez te interesse ver também:

MISTER EMPATHY: O CURTA-METRAGEM QUE FALA SOBRE O PODER DA EMPATIA

ALIKE, O CURTA-METRAGEM QUE TODOS OS PAIS DEVERIAM VER COM SEUS FILHOS

A VIDA DA MORTE: PURA POESIA SOBRE VIDA E MORTE EM UM CURTA-METRAGEM

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!