O que fazer se você não for pular Carnaval?


Embora o Carnaval sempre atraia adeptos, interessados em pular dias e dias, curtindo os blocos e marchinhas que marcam essa data, essa não é uma festa que seja uma unanimidade.

Tem muita gente que não gosta da ideia de ficar em lugares lotados, regados a som alto, muita agitação e bebedeira; para esses não sobram muitas opções, a não ser ficar em casa, esperando a folia acabar. No entanto, é possível sim curtir a data, sem precisar aderir a toda essa agitação.

Veja dicas do que fazer dentro e fora de casa nesse período de folia total.

Dentro de casa

Assistir a filmes

Lembra daquela lista que você fez de filmes que gostaria de assistir? Talvez não tenha feito lista alguma, porém há sempre um ou dois títulos “para ver quando tiver tempo”. Quer época melhor do que um feriado prolongado como o carnaval? Então, prepare a pipoca, sente-se confortavelmente e aprecie as maravilhas que a telinha pode te proporcionar.

Organizar a casa

Antes de pensar que essa não é exatamente uma tarefa divertida, lembre-se da sensação que você sente ao se deparar com tudo organizado, no seu devido lugar. A arrumação externa das coisas reflete, muitas vezes, a ordem (ou desordem) interior. Essa é uma ótima época para arrumar os armários, fazer aquela faxina, limpar gavetas, organizar documentação. Existem várias opções para organizar a vida, como bem sintetiza Marie Kondo em sua obra sobre “O Poder Mágico da Arrumação“.

Maratonar séries

Se você é mais fã de séries do que de filmes, também tem uma ótima oportunidade nesse carnaval. Existem vários seriados disponíveis para todos os gostos. Basta escolher, chamar alguém querido para assistir junto e se divertir.

Reunir os amigos

Dá para fazer folia dentro de casa também, basta chamar os amigos, escolher o ritmo musical preferido e aproveitar. Nada melhor do que estar próximo de quem se gosta, seja pulando ou mesmo preparando um jantar bem especial.

Cuidar-se

Que tal aproveitar o feriado prolongado para cuidar mais de si? Existem várias receitas caseiras para cuidar da pele, do cabelo, das unhas. Dá sim para improvisar um SPA caseiro. O corpo e a mente agradecem. Quer uma dica? Máscara para o rosto com cúrcuma: 10 receitas para uma pele limpa e esplendente!

Ler um bom livro

Quem é fã de livros tem a oportunidade de desbravar o maravilhoso mundo da literatura no carnaval. Não precisa, necessariamente, comprar um título novo. Existem várias opções nas bibliotecas públicas e, quem sabe, na estante da sua própria casa.

Fazer artesanato

Taí uma atividade útil, prazeirosa e que relaxa. Você pode reutilizar o que tiver em casa para fazer diversas coisas: bijuterias, porta-retratos, brinquedos para crianças e muito mais, usando: rolo de papel higiênico, tampinha de cerveja, caixa de sapato e tantos outros materiais que todo mundo tem em casa. Veja reutilização e reciclagem aqui, em nossa página, várias ideias!

Fazer nada

E que tal aproveitar o feriado para fazer simplesmente nada? É uma ótima opção para quem quer, e precisa, realmente descansar. Leia mais: APRENDA A FAZER NADA SEM SE SENTIR CULPADO.

Fora de casa

Visitar museus e exposições

Muitos museus e espaços culturais estarão abertos no feriado prolongado. Verifique o calendário de mostras culturais, escolha uma – ou várias – e divirta-se. Inclusive algumas são gratuitas.

Ir ao parque

Conhecer os parques da cidade também é uma excelente opção de programa, principalmente para aqueles que gostam de praticar esportes, passear ao ar livre ou levar a família para um lugar bem tranquilo.

Ir à praia

E por falar em tranquilidade, que tal fazer uma visitinha à praia mais próxima? Esse é um programa que costuma ser bem em conta e render momentos inesquecíveis, claro, se a praia não estiver lotada. No Rio de Janeiro, por exemplo, as praias costumam ficar vazias no Carnaval, pois o povo todo prefere ficar nos blocos.

Conhecer a cidade

Dá também para aproveitar o feriado e conhecer pontos turísticos da cidade. Muita gente passa a vida sem conhecer os marcos históricos de onde mora. Essa é uma ótima ideia e dá para levar a família e os amigos também.

Visitar parentes e/ou amigos

Sabe aquela visita que você promete há tempos que vai fazer? O carnaval é uma boa desculpa para cumprir essa promessa. Existem tantas pessoas queridas que não se veem com tanta frequência, graças ao ritmo frenético da rotina de cada um. Essa é uma boa dica e renderá muitas alegrias para quem vai receber e também para quem vai fazer a visita.

Programação com crianças

©ddimitrova/Pixabay

Baldinho Foto de ©ddimitrova/Pixabay

Fazer um piquenique no parque

Toda criança gosta de piquenique! E essa atividade rende muito, e custa pouco. Basta separar uns petiscos, escolher um parque bacana e aproveitar.

Ir a um parque aquático

Existem várias opções de parques aquáticos espalhadas por aí. Basta pesquisar um pouco. Embora esse seja um passeio um pouco mais caro, não deixa de ser interessante curtir o verão usufruindo de uma boa piscina, com direito a tobogã, sombra e água fresca.

Ir a um parque de diversões

Se a ideia de cair em uma piscina não te atrai, que tal levar as crianças em um parque de diversões? Certamente elas não vão reclamar nem por um segundo desse programa.

Explorar a natureza

Conhecer parques novos, visitar fazendinhas ou até mesmo descansar à sombra de uma árvore. São várias as formas de apresentar a natureza para as crianças, aproveitando para ensiná-las sobre a importância da preservação ambiental e do cuidado com todos os seres vivos.

Viu só como tem opções para curtir o Carnaval, sem recorrer à tradicional folia? Escolha uma e bom passeio!

Talvez te interesse ler também:

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO CARNAVAL E SUAS ORIGENS

GREEN CARNAVAL: O QUE É CARNAVAL SUSTENTAVEL?

FANTASIAS DE CARNAVAL: IMPROVISE O LOOK COM O QUE TIVER EM CASA

DESCANSO NO CARNAVAL: CONHEÇA 5 CACHOEIRAS PARA FUGIR DA FOLIA

LONGE DA FOLIA! CONHEÇA LUGARES INCRÍVEIS PARA FUGIR DO CARNAVAL




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...