Genial: o presépio de Banksy que mostra a cicatriz de Belém e nos desperta para a consciência


Maria, José, o Menino Jesus e, em cima deles, em vez da estrela cometa, um grande furo de bala em uma imponente parede cinza. É a “Cicatriz de Belém“, Scar of Bethlehem. O mais recente trabalho de Banksy que apareceu na Cisjordânia como um aviso contra todas as muralhas do mundo.

É de fato ali, no berço de uma guerra infinita, que o novo trabalho do misterioso artista de rua inglês aparece, instalado no Hotel Walled-Off, o hotel escolhido pelo próprio Bansky em Belém, com vista para o muro construído por Israel para separar a cidade palestina dos territórios de Jerusalém Oriental.

“A cicatriz de Belém” é a cena sui generis de uma manjedoura que, com tamanha simplicidade, nos diz tudo, trata-se de um muro que delimita fronteiras e estradas fechadas para refugiados, e que traz como pano de fundo, uma mensagens de paz.

No muro atrás de Maria, José e Jesus estão gravadas, em inglês e francês, palavras como “amor”, “liberdade” e “paz”.

https://www.instagram.com/p/B6VOhqjnDBy/?utm_source=ig_embed

Inaugurado há dois anos, o hotel conhecido como “o hotel com a pior vista do mundo“, está cheio de obras de arte originais de Banksy.

O destaque é o quarto número três, conhecido como “o quarto de Banksy”, onde os hóspedes dormem em uma cama king-size debaixo da obra do artista que mostra um palestino e um israelense brigando com travesseiros.

O artista de rua é conhecido por sua irônica obra de cunho político, e já havia precedentemente feito incursões em território palestino.

Este é o verdadeiro espírito de Natal, com genialidade descrito por Banky.

Talvez te interesse ler também:

A incrível arte de Banksy nos escombros de Gaza

Um morador de rua vira Papai Noel no novo mural de Banksy lembrando a importância da solidariedade

O novo grafite de Banksy que homenageia a artista turca Zehra Dogan




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...