Genial: o presépio de Banksy que mostra a cicatriz de Belém e nos desperta para a consciência

Maria, José, o Menino Jesus e, em cima deles, em vez da estrela cometa, um grande furo de bala em uma imponente parede cinza. É a “Cicatriz de Belém“, Scar of Bethlehem. O mais recente trabalho de Banksy que apareceu na Cisjordânia como um aviso contra todas as muralhas do mundo.

É de fato ali, no berço de uma guerra infinita, que o novo trabalho do misterioso artista de rua inglês aparece, instalado no Hotel Walled-Off, o hotel escolhido pelo próprio Bansky em Belém, com vista para o muro construído por Israel para separar a cidade palestina dos territórios de Jerusalém Oriental.

“A cicatriz de Belém” é a cena sui generis de uma manjedoura que, com tamanha simplicidade, nos diz tudo, trata-se de um muro que delimita fronteiras e estradas fechadas para refugiados, e que traz como pano de fundo, uma mensagens de paz.

No muro atrás de Maria, José e Jesus estão gravadas, em inglês e francês, palavras como “amor”, “liberdade” e “paz”.

Inaugurado há dois anos, o hotel conhecido como “o hotel com a pior vista do mundo“, está cheio de obras de arte originais de Banksy.

O destaque é o quarto número três, conhecido como “o quarto de Banksy”, onde os hóspedes dormem em uma cama king-size debaixo da obra do artista que mostra um palestino e um israelense brigando com travesseiros.

O artista de rua é conhecido por sua irônica obra de cunho político, e já havia precedentemente feito incursões em território palestino.

Este é o verdadeiro espírito de Natal, com genialidade descrito por Banky.

Talvez te interesse ler também:

A incrível arte de Banksy nos escombros de Gaza

Um morador de rua vira Papai Noel no novo mural de Banksy lembrando a importância da solidariedade

O novo grafite de Banksy que homenageia a artista turca Zehra Dogan

Sobre Redação GreenMe

Redação GreenMe
greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.

Veja Também

Um monstro na cozinha está devorando florestas. Quem será?

Uma animação tem sensibilizado as pessoas sobre os impactos destrutivos do consumo da carne em relação …