Dismaland: o sombrio e satírico parque de diversões de Banksy


Dismaland é o oposto de Disneyland. Dismaland é um intencionalmente desastrado parque de diversões alternativo, é um castelo dos contos de fadas abandonado, um moinho de vento nada glamouroso. Não por acaso “dismal” em inglês significa “sombrio” e Dismaland é um parque totalmente dark, que realmente existe e que acabou de abrir suas portas no último sábado, 22 de agosto.

O criador dessa fantástica ideia? Não poderia ser outro que Banksy, o mais famoso e misterioso artista de rua do Reino Unido, que pensou em fazer uma verdadeira paródia sobre os famosos parques temáticos da Disney, que pelas próximas cinco semanas terá lugar em um antigo balneário na praia de Weston-super-Mare, no sudoeste da Inglaterra.

Entre esqueletos a bordo de carrinhos de bate-bate e princesas desfiguradas, muitas são as instalações concebidas para a ocasião por mais de 50 artistas, incluindo Damien Hirst, Jenny Holzer e Jimmy Cauty.

Dismaland possui todas as atrações dos parques de diversões normais, mas retocadas de um fundo satírico. Uma fogueira para queimar os romances de Jeffrey Archer, um lago com um barco cheio de imigrantes ilegais, um acampamento-escola anárquico onde se ensina como mudar os horários dos ônibus, entre outras genialidades.

No fosso em torno ao castelo, há um veículo de guerra construído para servir na Irlanda do Norte, que foi transformado em um escorregador para “servir” no novo parque. E o que dizer do capotamento da abóbora transformada em carruagem, com a Cinderela e seus cavalos mortos, enquanto os paparazzi tiram fotos do trágico evento? E não falta nem o toque animalista para denunciar os parques exploradores de animais, com a instalação da orca saltando fora de uma privada para passar por dentro de um círculo menor do que o seu corpo.

foto

foto

foto

foto

foto

foto

“É um show artístico para 99% das pessoas que prefeririam estar em Alton Towers”, explicou Banksy, referindo-se ao o principal parque de diversões do Reino Unido.

Os visitantes são recebidos por pessoas deprimidas vestidas com jaquetas cor-de-rosa, recrutadas através de um anúncio de um jornal local. O parque estará aberto até 27 de Setembro, a entrada custa 3 libras esterlinas e é gratuita para os menores de cinco anos.

Bem-vindo a Dismaland onde a vida não é um conto de fadas:

Caso esteja indo para a Inglaterra, compre aqui seu ingresso.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...