“A morte da conversação” em fotos


Babycakes Romero é um fotógrafo londrino que, inicialmente, fotografava as ruas de Londres, com um certo brilho caótico. Mostrava como era “abaixo” da cidade, com fotos de túneis de metrô. Estas imagens geraram uma exposição de sucesso, denominada “Unart”. Apesar de “inglesas”, suas fotos são fantásticas porque espelham a nossa sociedade de maneira global. Conheça o seu ensaio sobre a morte das nossas conversas:

The Death of Conversation

Babycakes Romero começou a perceber como os smartphones estavam dominando qualquer ambiente e isso chamou sua atenção: “Eu via pessoas usando os smartphones como uma muleta social, de forma a esconder seu desconforto em socializar; para preencher o silêncio. Mas conforme continuei a observar e a documentar este fenômeno moderno, senti que eram os aparelhos que causavam este desconforto social e o silêncio. Eles permitem que as pessoas se afastem umas das outras ao invés de se enturmar”.

O que originalmente chamou a atenção do olhar fotográfico de Babycakes foi a simetria que havia na situação: todos presos simultânea e separadamente, em um mesmo ato. Ele diz que era muito apelativo em nível visual, mas que, conforme continuou com o projeto, percebeu uma tristeza intrínseca no mesmo.

Duas mulheres

Depois que o projeto “The Death of Conversation”, em livre tradução, a “Morte da Conversação”) foi publicado no site Bored Panda, tornou-se viral na internet, espalhando-se para todos os cantos e ajudando a fazer famoso o nome de Babycakes. O artista foi entrevistado por diversos nomes do jornalismo de internet, como Buzzfeed, Mashable e The Washington Post.

Um casal

Mas, além desses dois projetos, o fotógrafo também trabalha com fotos de eventos musicais – já fez parceria com Despacio Soundsystem – e recentemente fechou contrato para fotografar o show da Massive Attack na fete d’humanité, em Paris.

O celular além de causar diversos malefícios em nosso corpo, está sim acabando com a nossa sociabilidade. Mas ainda bem que em muitos bares por aí, lê-se o que está escrito abaixo. Senão, como fazer novos amigos nessa vida cheia de oportunidades que podem ser destruídas pelo smartphone?

Não temos Wi-fi

foto: esat.fazenda.pr.gov.br

Todas as fotos de Babycakes Romero estão disponíveis para aquisição em seu site, em quatro diferentes tamanhos e com preços variando entre 200 e 500 libras – cerca de R$ 870 a R$ 2.100.

Leia também: Redes sociais: quanto bem-estar proporcionam?

Fonte fotos: collective-evolution.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...