Dia do Professor: marque quem marcou sua vida


Em uma era na qual os professores enfrentam desafios monumentais ao navegar pelo universo das salas de aula online, esses educadores resilientes precisam fazer ainda mais do que apenas estudar, escrever com giz na lousa e instruir os alunos. Este artigo visa prestar uma justa homenagem a esses profissionais que se desdobram para ensinar os alunos, apesar das inúmeras dificuldades.

Os professores são polivalentes, uma vez que, para enfrentar o desafio de motivar os alunos a aprender, desenvolvem estratégias pedagógicas variadas e buscam atender à diversidade de individualidades que convivem na sala de aula. Além disso, na atualidade, os alunos estão a apenas um clique de distância das atrações da internet, e, nesse contexto, os professores travam uma batalha para manter o foco e a atenção das atuais gerações de crianças e adolescentes.

Nessa era de laptops, tablets e smartphones, nossos professores se transformaram em malabaristas, equilibrando-se entre o ambiente da escola física e as aulas no Zoom, o envio de tarefas por e-mail e a tentativa de compreender por que os emojis agora fazem parte das lições e aulas.

Para ser professor, é necessária muita paciência.

Diante de inúmeros desafios na escola e na sala de aula, juntamente com a falta de reconhecimento e remuneração baixa, uma das virtudes mais sólidas desse profissional é a paciência, que é constantemente empregada para manter a sanidade (pelo menos na maior parte do tempo).

O professor deve ser paciente, mas também firme ao responder às frequentes perguntas dos alunos:

“Isso vai cair na prova?”

“Posso ir ao banheiro?”

“É para copiar?”

“Dá para repetir?”

Com todas essas demandas, a habilidade do professor em explicar o que muitas vezes parece inexplicável merece um prêmio. Se existisse uma Olimpíada da Paciência, os professores conquistariam a medalha de ouro.

Homenagem bem humorada para os Professores

O humorista Diogo Almeida faz uma homenagem bem humorada para os nosso queridos professores e nos lembra que “a vida de um professor é perpetuada na conquista dos seus alunos“:

Professores e escolas são indispensáveis

Neste outro vídeo, Diogo Almeida está em uma comunidade carente de recursos, porém, onde não falta uma escola. Nesse contexto, ele compartilha uma tocante homenagem aos educadores, destacando que todo o esforço deles faz a diferença na realidade dos alunos. Por isso, ele enfatiza: “Enquanto houver escolas, ainda há esperança”.

Marque quem marcou sua vida

Esperamos que, mesmo quando as coisas se tornarem difíceis, você, professor, continue a iluminar o caminho do conhecimento para seus alunos. E lembre-se, você é a razão pela qual podemos ler e escrever este e outros conteúdos.

Neste Dia do Professor, lembremo-nos de agradecer a esses heróis, que podem não ser famosos, mas, com certeza, são fundamentais para a sociedade.

Cada um de nós provavelmente teve um professor ou professora que representou um herói, que marcou ou foi uma inspiração em nossas vidas. E para homenageá-los, escreva seus nomes e uma mensagem de carinho nos comentários desta publicação.

Feliz Dia dos Professores! Toda a nossa estima e respeito para vocês!

Fonte: Diogo Almeida

Veja mais conteúdos voltados ao nobre ofício de ser professor:

Entre os 10 melhores professores do mundo, uma é brasileira

Dia do Professor 2020: na pandemia, como ele faz falta!

Alunos se juntam e compram Fusca de professor que o vendeu por dificuldade financeira

Ex-catador de latinhas no Ceará, hoje professor, leva luz, água e internet para crianças na África

Vencendo preconceitos, primeira professora com Down na Argentina




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...