Fatos marcantes e curiosidades sobre a vida de Rita Lee


No dia 8 de maio de 2023, o estado de saúde de Rita Lee teve uma piora, devido a um câncer de pulmão, o que levou à morte da Rainha do Rock brasileiro aos 75 anos. Ela morreu cercada de sua família, em seu apartamento em São Paulo.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, decretou luto oficial de três dias em pesar pelo seu falecimento.

“Uma artista a frente do seu tempo. Julgava inapropriado o título de rainha do rock, mas o apelido faz jus à sua trajetória”, afirmou o presidente Lula em nota oficial.

De fato, Rita Lee sempre esteve à frente do seu tempo, pois ela é uma cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, que se destacou como uma das maiores estrelas da música brasileira nas décadas de 70 e 80.

Para homenagear essa excepcional artista, este conteúdo traz alguns dos inúmeros fatos marcantes e diversas curiosidades que envolvem a extraordinária vida de Rita Lee.

Fatos marcantes da história de Rita Lee

Disco Mania de Você Rita Lee / Divulgação

Disco Mania de Você Rita Lee / Divulgação

Filha de pai norte-americano e mãe brasileira

Rita Lee Jones nasceu em 1947, em uma família de classe média de São Paulo, no bairro da Vila Mariana. Ela é a terceira filha de pai norte-americano e mãe brasileira, por isso o sobrenome Lee Jones.

Começo da carreira

Rita Lee começou sua carreira musical em 1966, quando se juntou à banda Os Mutantes. Ela era vocalista da banda e também tocava teclado.

O sucesso dos Mutantes

Com Os Mutantes, Rita Lee gravou vários álbuns que se tornaram clássicos do rock brasileiro. A banda se destacou por sua sonoridade experimental e influenciou muitos artistas.

Carreira solo

Em 1972, Rita Lee deixou Os Mutantes e iniciou sua carreira solo. Ela lançou vários álbuns de sucesso ao longo das décadas seguintes.

Parcerias

Rita Lee colaborou com muitos artistas ao longo de sua carreira, incluindo Gilberto Gil, Caetano Veloso e Tom Zé.

Vida pessoal

Rita Lee esteve casada com o músico Roberto de Carvalho desde 1976. Os filhos do casal são: Beto Lee, que também é cantor e compositor; João Lee, DJ e Produtor musical; e Antônio Lee, artista plástico.

Problemas de saúde

Em 2012, Rita Lee foi diagnosticada com um tumor na mama e passou por uma cirurgia para removê-lo. Ela também sentiu problemas de saúde relacionados às sequelas do uso de drogas no passado.

Em 2021, Rita Lee foi diagnosticada com câncer de pulmão e, desde então, vinha fazendo tratamento contra a enfermidade.

Livros

Além de sua carreira musical, Rita Lee também é autora de vários livros, incluindo uma autobiografia intitulada “Rita Lee: Uma Autobiografia”.

Destaques de sua carreira

A carreira artística de Rita Lee teve diversos marcos e destaques, como:

Uma das primeiras mulheres roqueiras no Brasil

Com mais de 300 composições, Rita Lee é considerada uma das primeiras mulheres roqueiras no Brasil e tornou-se referência para uma centena de artistas que vieram depois dela na música popular brasileira.

15ª na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira

Ela ocupou a posição 15ª na Lista dos 100 Maiores Artistas da Música Brasileira, criada pela Revista Rolling Stone, em 2008.

Reconhecimento Nacional e Internacional

Rita Lee é amplamente considerada uma das maiores artistas da música brasileira e foi homenageada com vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Grammy Latino e o Prêmio da Música Brasileira.

Rita Lee e o Ativismo

Além de brilhante artista, Rita Lee atuava como ativista e defensora de várias causas, como:

Causas sociais e feministas

Rita Lee era ativista e feminista. Ela não participou somente de revoluções relacionadas à música do nosso país, mas também no que diz respeito à sociedade como um todo.

Ela defendia a quebra de padrões machistas, maior independência e posicionamento das mulheres em uma sociedade machista e dominada por homens, não somente no rock’n roll.

Suas letras fortes e questionadoras foram fundamentais para este movimento, sempre rompendo com as convenções sociais impostas.

Rita Lee – Defensora dos Direitos dos Animais e do Meio Ambiente

Outras áreas em que Rita atuava ativamente era na defesa dos direitos dos animais e da preservação do meio ambiente.

Defensora dos direitos dos animais

Ela era vegetariana desde a década de 1970 e vinha atuando ativamente em campanhas de proteção aos animais desde então.

Em 2009, ela lançou o livro “Rita Lee: Uma Autobiografia”, onde destaca a importância da proteção animal e seu amor pelos bichos.

A cantora já participou de diversas campanhas e eventos em prol dos animais e é uma das fundadoras da Sociedade Vegetariana Brasileira.

Escreveu livros educativos sobre o respeito para com os animais. Um desses livros foi “A Ursa Rovena” em parceria com seu marido, Roberto de Carvalho e a cartunista Laerte Coutinho.

O livro é uma obra de ficção que conta a história de uma ursa que foge do circo e passa a viver diversas aventuras na cidade grande.

O livro é uma forma de abordar a temática animal de maneira lúdica e divertida, incentivando o cuidado e respeito aos animais.

Ela também apoiava Santuários de Animais e Ongs de defesa animal, fazendo campanha contra rodeios, testes em animais e crueldade animal.

Rita Lee e a defesa da preservação do meio ambiente

Ao longo de sua carreira, ela expressou preocupações com a preservação do meio ambiente em suas letras e em entrevistas.

Em sua música “Reza”, por exemplo, Rita Lee canta sobre a necessidade de cuidar da natureza e de acompanhar a vida em todas as suas formas.

Em outras canções, como “Saúde” e “Arrombou a Festa”, ela também aborda questões relacionadas à saúde e ao meio ambiente.

Além disso, em entrevistas, Rita Lee já falou sobre a importância da preservação ambiental e da necessidade de proteger as florestas e os animais.

Em 2007, ela participou do “Projeto Tamar”, que visa a proteção das tartarugas marinhas no litoral brasileiro.

Ao longo de sua vida ela manifestou-se de várias maneiras em prol da preservação ambiental.

Curiosidades sobre a vida de Rita Lee

Algumas das curiosidades interessantes que envolvem a vida de Rita Lee são:

Quando criança, sonhava em ser atriz de cinema ou veterinária

Ela começou a estudar piano ainda criança, mas sonhava em ser atriz de cinema ou veterinária.

Chegou a cursar Comunicação Social na USP, mas saiu no primeiro semestre, para se dedicar à música.

Sua primeira banda foi formada com duas amigas

Ainda adolescente, começou a compor suas primeiras canções e a se apresentar em clubes, como integrante do Tulio’s Trio.

Em 1963, formou uma banda com duas amigas, as Teenage Singers, e passaram a tocar em festinhas de escola.

O nome da banda Os Mutantes foi uma sugestão de Ronnie Von

Ainda no ano de 1963, as Teenage Singers conheceram o trio de garotos The Wooden Faces, e eles se juntaram para formar o Six Sided Rockers, que logo mudou de nome para Os Seis e chegaram a gravar um compacto com duas canções.

Depois de um tempo, dos seis integrantes da banda, sobraram Rita Lee, no vocal, e os irmãos Arnaldo Baptista, no baixo, e Sérgio Dias, na guitarra, que passaram a se chamar Os Bruxos.

Em 1966, Os Bruxos começaram a se apresentar como elenco fixo do programa de Ronnie Von, da TV Record, e trocaram o nome da banda para Os Mutantes, inspirados no filme de ficção científica O Império dos Mutantes.

No ano seguinte, a banda participou da gravação do LP “Ronnie Von – Nº 3”.

Na banda ‘Os Mutantes’, Rita tocava flauta, teclados, percussão, banjo e objetos inusitados

Os Mutantes foram a primeira banda do Brasil a fazer uma espécie de rock psicodélico e experimental.

Rita Lee saiu da banda Os Mutantes

Rita Lee deixou a banda Os Mutantes em 1972, depois de ter gravado cinco álbuns com o grupo.

Ela decidiu seguir carreira solo e lançou seu primeiro álbum, intitulado Build Up, no mesmo ano.

O sucesso do álbum Fruto Proibido

Depois de sair da banda Os Mutantes, ela também lançou o histórico álbum Fruto Proibido, que ocupou o hit parade na lista dos 100 maiores discos da música brasileira, da Rolling Stone Brasil e é considerado um dos principais discos do rock brasileiro.

As músicas desse álbum revelam as mudanças sociais, políticas e culturais do Brasil na época.

Ovelha Negra foi a canção que consagrou Rita Lee

Ovelha Negra é uma das canções mais famosas da carreira de Rita Lee e a consolidou definitivamente como uma das maiores artistas do nosso país, sendo chamada, a partir de aí, de Rainha do Rock Brasileiro.

Refestança marcou o relançamento de Rita Lee e Gilberto Gil

Em 1977, Rita saiu em turnê com Gilberto Gil, em um show que virou disco no ano seguinte: Refestança.

No ano anterior, tanto Rita quanto Gil tinham sido presos por porte de maconha.

Na época, Rita nem fumava porque estava grávida de seu primeiro filho, Beto, mas teve a sua casa invadida pela polícia para vasculhar algum vestígio de droga.

Refestança marca o relançamento da carreira dos dois após esses fatos e conta com sucessos como a faixa título, Refestança, de Rita e Gil; Arrombou a Festa, de Rita e Paulo Coelho; e É Proibido Fumar, de Roberto e Erasmo Carlos.

Influências musicais de Rita Lee

Os Beatles

Rita Lee era uma grande fã dos Beatles e sua música foi fortemente influenciada pelo grupo britânico.

Além dos Beatles, Rita Lee também foi influenciada por outros artistas do rock dos anos 1960 e 1970.

Rita Lee e o Tropicalismo

Rita Lee participou do movimento tropicalista nos anos 1960 e foi influenciada por artistas como Caetano Veloso e Gilberto Gil, que misturavam elementos da música brasileira tradicional com a música popular

Música eletrônica

Ao longo de sua carreira, Rita Lee incorporou elementos da música eletrônica em suas músicas, especialmente em seus trabalhos mais recentes.

Um dos clipes mais recentes de Rita Lee

Para homenagear nossa Rainha do Rock, deixamos um trecho de um dos últimos trabalhos musicais de Rita Lee:

@ritalee_oficial “Never ask yourself and too quickly say no”O clip de #Change já está no ar! Você já assistiu?#ritalee #robertodecarvalho #guiboratto #mpb #pop #fyp ♬ Change – Rita Lee & Roberto De Carvalho

A diversidade em pessoa

O mais notável em Rita Lee era sua capacidade de ser revolucionária e múltipla em várias áreas, se projetando como cantora, compositora, multi-instrumentista, escritora, ativista e pioneira de seu tempo.

Nossos aplausos à essa mulher que deixou esse esplêndido legado cultural e humano!

Expressamos aqui nossos sentimentos aos familiares, amigos e fãs de Rita Lee!

Fontes:

  1. Wikipédia
  2. AH-Aventuras na História
  3. Rita Lee Oficial -Tik Tok
  4. Nova Brasil – FM

Para mais conteúdos sobre Arte e Cultura, veja:

Brasília é rock: Gênero é patrimônio cultural da capital federal

Contra injustiças sociais e opressão: 11 de maio é comemorado o Dia Nacional do Reggae

Radio Garden: Ouça agora qualquer Rádio do Mundo!

Uma versão de arrepiar do Bohemian Rhapsody, feita por alunos de música e teatro

Música Boa em Download Gratuito: The Great 78 Project. Vale a pena conferir




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...