Arte e Cultura

Danças folclóricas do Brasil! Danças, Origens, Roupas e VÍDEOS

Danças folcloricas
  • por Alice Branco

A dança é expressão da alma de um povo. Através das suas danças folclóricas, aquelas que vêm da ancestralidade, os povos se enraizam na terra, fincam seus pés calejados no sulco da plantação e estendem as mãos até as estrelas.

2017: o brilho do Oscar negro

moonlight-filme
  • por Gisella Meneguelli

Desde que La La Land - Cantando Estações foi lançado nos cinemas, ele passou a ser o queridinho para ganhar o Oscar. Mas, por outro lado, muitos cinéfilos e simples espectadores não viram nada demais no filme para que ele recebesse 14 indicações ao Oscar, incluindo a de Melhor Filme.

Matrioska → Curiosidades, Origem e SIGNIFICADO Dessas Bonecas Russas

Matrioska
  • por Alice Branco

Matrioska - pelo som dessa palavras talvez você identifique aquelas bonecas russas, umas dentro das outras, talhadas em madeira e pintadas com motivos camponeses e cores vibrantes. Matrioska tem som de “russo” e é um nome que lembra “mãe” - e tem tudo a ver.

10 animais mitológicos para reconhecer em museus

animais mitológicos
  • por Gisella Meneguelli

Quem nunca se encantou com a mitologia grega, romana ou, mesmo, com o nosso folclore e suas figuras fictícias mas cheias de significado? Na época da Antiguidade, as mesmas perguntas que, ainda hoje, fazemos - "quem somos", "de onde viemos", "para aonde vamos" - eram respondidas através da mitologia.

Alike, o curta-metragem que todos os pais deveriam ver com seus filhos

Alike, curta-metragem
  • por Daia Florios

O quanto é importante estudarmos e trabalharmos? Nós passamos, de geração em geração, a ideia de que devemos estudar para termos um bom trabalho, para ganharmos bem e vivermos uma vida feliz e tranquila. E muitos métodos de ensino seguem esta linha. Mas o quanto isso é correto ou importante?

10 museus no mundo inteiro que você pode visitar sem sair de casa

museu louvre
  • por Redação

Visitar um museu é uma experiência única. Estar ao vivo e em cores diante de um quadro famoso não tem comparação. É emocionante! Mas sabemos que isso nem sempre é possível. As obras mais lindas e valorizadas estão espalhadas por museus mundo afora e nós nem sempre podemos viajar para vê-las. Mas dá para conhecer alguns museus online. Vejamos, dentre vários, alguns deles.

Quantos negros você já viu dançando balé?

Ingrid Silva ballet
  • por Gisella Meneguelli

O racismo está presente em todas as esferas da vida. Embora os casos de racismo estejam ganhando mais visibilidade, porque estão sendo denunciados, eles ocorrem, principalmente, de forma silenciosa. E é assim que ele vai ganhando força. Você já parou para pensar que, em várias esferas sociais, não existe representatividade negra? Isso é, ainda, mais alarmante porque 53% dos brasileiros se declararam pardos ou negros em 2014, diante de 45,5% que se disseram brancos, segundo uma Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo IBGE em 2014.