Arte e Cultura

Curta-metragem de 2 minutos mostra como a Arte pode Despertar a Consciência da Vida

Paulicéia Canta TY-ETÊ
  • por Daia Florios

Como a arte pode despertar a consciência da vida? Esta foi a pergunta que o pessoal do NUPA (Núcleo Paulistano de Animação) fez ao criar o curta-metragem Paulicéia Canta TY-ETÊ. O filme foi exibido em edições anteriores da Mostra Ecofalante que começa dia 1° de junho em São Paulo a sua 6ª edição com filmes clássicos e inéditos, curtas, médias e longas, nacionais e estrangeiros. Tudo GRÁTIS para você.

Descoberto um Novo Azul: Que Nome Você o Daria?

YInMn Blue
  • por Redação

Em 2009 foi descoberta uma nova cor, um azul intenso e diferente, resistente às altas temperaturas e à água. Uma tonalidade que, por enquanto, mantém o seu nome científico de YinMn Blue, mas agora está rolando um concurso para lhe encontrarem um nome mais adequado.

EcoFalante: uma Mostra de Cinema Ambiental, Grátis para Você

EcoFalante
  • por Daia Florios

Cinema é tudo de bom, é um ótimo entretenimento e se ele puder nos trazer reflexões sobre como podemos viver melhor nossas vidas, ele é melhor ainda! Se for o caso de uma mostra de cinema, com debates, muitos filmes, curtos, médios, longas, brasileiros e estrangeiros e GRÁTIS para o público…aí a questão é mesmo imperdível.

A (in)utilidade da literatura: ninguém quer pensar fora da caixa

literatura
  • por Gisella Meneguelli

Todorov, um crítico literário que nos deixou recentemente, em um de seus livros disse que a literatura está em perigo porque ela não tem poder algum, já que não participa da formação cultural das pessoas, ou, quando participa, participa burocraticamente - o que é uma antítese dela própria. Esse pensamento aparentemente pessimista diz respeito a uma imensa comunidade de leitores que, hoje, com a cultura digital, parece ampliado, mas lê cada vez menos Literatura.

Borboletas azuis, Esporos e Cogumelos - A Vida em Poesia

Borboletas azuis
  • por Alice Branco

Uma foto é a vida, um poema, dança, cor, a energia do mundo expressa em ciclos biológicos. Esta foto acima - solo fértil, cogumelos, borboletas azuis e esporos, pólen e outras partículas vivas no ar - que eu acho, sinto, linda, nos conta essa história, a história de como a vida é, se faz.

A belíssima lenda do dente-de-leão e seus muitos significados

lenda do dente-de-leão
  • por Redação

O dente-de-leão é uma planta perene, típica dos climas temperados, que espontaneamente cresce praticamente em todo o lugar: na beira de estrada, à beira de campos de cultivo, prados, planícies, colinas e montanhas de altitude de aproximadamente até 2000 metros. Reproduz-se de uma forma tão rápida que invadem terras cultivadas, de modo que, especialmente no passado, o dente-de-leão era considerada uma erva daninha a ser erradicada.

Tolstói para além de seu tempo: os ensinamentos de vida do escritor russo

Leon Tolstói
  • por Gisella Meneguelli

Muitas pessoas já ouviram falar do escritor russo Liev Tolstói, mais conhecido em português como Leon Tolstói. Entretanto, nem todas tiveram a alegria de percorrer os caminhos da sua escrita. Ainda mais em um tempo no qual dividimos a atenção entre tantos artefatos e nos “ocupamos” com tantas coisas, sentir o peso de Guerra e Paz, ao primeiro contato, pode assustar muita gente.