O lugar onde faz parte da vida esperar pela morte

  • atualizado: 
lugar esperar pela morte

Há séculos Varanasi é o destino de hindus em busca de 'moksha', a libertação final. Segundo as escrituras sagradas indianas, quem tem a chance de morrer e ser cremado às margens do rio Ganges consegue interromper o ciclo de renascimento e morte. A cidade do estado de Uttar Pradesh, localizado no norte da Índia, foi o tema da reportagem publicada nesta terça-feira pela BBC.

Também conhecida como Benares, sua fama vem desde a antiguidade: de acordo com a história contada no épico indiano Mahabharata, depois de terem vencido a batalha contra seus primos, os príncipes dos Pandavas viajaram para lá em busca da expiação de seus karmas. Em seu relato, a jornalista Romita Saluja contou sobre o cotidiano das diversas pessoas que se mudam para a cidade com o objetivo de aguardar a morte em solo sagrado.

As piras funerárias estão sempre acesas e os vários 'ghats', degraus de acesso ao Ganges, funcionam como pontos de referência -- além de representarem uma lembrança constante de que ali é a morte que rege a vida. Há diversos locais para hospedagem, conhecidos como 'lares de salvação', exclusivamente dedicados a receber homens e mulheres que chegam para aguardar o próprio fim. A disputa por uma vaga pode ser acirrada:

"Recebemos milhares de candidaturas, mas, devido ao número limitado de quartos, que podem ficar ocupados durante anos, não podemos aceitar todo mundo",

explicou VK Aggarwal à repórter Romita Saluja. Ele é gerente de operações da Mumukshu Bhawan, um dos vários estabelecimentos locais desse tipo, e acrescentou que a casa não admite pessoas com menos de 60 anos.

Os kashivasis, como são chamados os hóspedes, fazem doações que podem chegar a cerca de 100.000 rúpias indianas (o equivalente a 5.550 reais), dependendo das condições financeiras, e recebem um quarto onde podem permanecer até a morte.

"Eles são obrigados a fazer suas próprias refeições; nós não fornecemos esse serviço. No entanto, se alguém sente-se incapaz de arcar com os custos, a gerência geralmente ajuda, inclusive com a cremação ", disse Aggarwal.

varanasi 2

No entanto, as regras são completamente diferentes na Mukti Bhawan ('Casa da Liberação'):

"As pessoas vêm aqui para penitência. Não é um hotel. Qual é a necessidade de luxos como um ar-condicionado?",

indaga Narhari Shukla, zelador do estabelecimento, que permite uma permanência máxima de apenas 15 dias. Se a pessoa não vem a falecer durante o período, é convidada a deixar o local.

Algumas concessões podem ser feitas, dependendo estado de saúde do hóspede, e a estadia se prolongar. Outra diferença ali é o preço: a diária custa 20 rupias (cerca de 1 real) e é usada para cobrir os custos de eletricidade.

Há também a expectativa de que o tempo gasto na Mukti Bhawan seja dedicado às preces e adorações. Não é permitido jogar cartas, fazer sexo nem comer carne, ovo, cebola e alho, alimentos considerados impuros por certas correntes hindus.

varanasi 3

Como relata a jornalista, quem visita Varanasi, destino também de turistas do mundo inteiro, testemunha o desfile diário de barcos transportando peregrinos, sacerdotes e familiares dos mortos, que podem ser vistos murmurando orações e entoando mantras para a liberação da alma dos que partem. Tudo em meio à nuvem de fumaça que desprende das piras crematórias.

O que pode parecer estranho aos olhos de quem vem de fora é visto com tranquilidade para os que buscam Varanasi com objetivos espirituais.

"Não tememos a morte. Nós a celebramos", contou um dos entrevistados à jornalista. "As pessoas vêm aqui com esperança, não com medo", acrescentou. Saluja termina seu relato citando um dito popular local: "Para alcançar o céu, você precisa morrer primeiro".

Talvez te interesse ler também:

KUMBH MELA NA ÍNDIA. A MAIOR FESTA RELIGIOSA DO MUNDO (FOTOS)

QUER FAZER UMA VIAGEM ECOLÓGICA, DIFERENTE E INESQUECÍVEL? CONHEÇA TAVARES-RS

A VACA COMO SÍMBOLO SAGRADO E OUTRAS SIMBOLOGIAS

Fonte fotos BBC

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!