O incrível Jardim Botânico de Curitiba: fotos e informações práticas


Quem tem a chance de conhecer Curitiba quase sempre se apaixona pelo que vê e não quer mais deixar a cidade. Repleta de belezas naturais e urbanísticas, Curitiba é referência em transporte e qualidade de vida no Brasil. Dentre os pontos turísticos da capital paranaense, destaca-se o Jardim Botânico, uma grande e impressionante estufa em um parque convidativo igualmente incrível.

 

O que é o Jardim Botânico de Curitiba?

O Jardim Botânico é uma área verde construída em 1991 na cidade de Curitiba, capital do Estado do Paraná no Brasil. O parque conta com uma cenográfica e centralizada estufa em estilo arquitetônico art nouveau que é capaz de prender a atenção de quem a vê. Na estufa do Jardim Botânico são preservadas espécies de plantas locais e principalmente da floresta amazônica, como um gesto simbólico de preservação da flora do país. De tão importante que é sua coleção botânica, serve como referência para pesquisadores do mundo todo.

Ao entrar no parque pela entrada principal, o visitante é primeiramente surpreendido pela bela vista dos caminhos verdes e também da estufa ao fundo, aguardando a contemplação. A estufa, por sua vez, não impressiona pelo tamanho, mas sim pela forma magistral com três pontos elevados de destaque.

jardim botanico curitiba 2

Apesar da beleza mais que satisfatória da estufa, o Jardim Botânico de Curitiba conta com belos caminhos que passa por araucárias, árvore símbolo do estado e da região sul do Brasil. Além disso, o parque todo é projetado com a ideia de bem-estar, sendo um local ideal para passar o dia em companhia de amigos ou da família.

A cidade de Curitiba e o Jardim Botânico

A cidade de Curitiba tem um forte histórico de governantes preocupados com a estética das construções públicas. Conhecer a cidade é conhecer o sonho da união da vida verde com a vida de concreto. O transporte público também é uma das questões que causam muito interesse a todos que visitam a cidade, pois os ônibus andam em vias exclusivas e seus pontos de embarque e desembarque são chamados de “tubos”, devido ao seu formato peculiar.

A peculiaridade é um dos pontos fortes de quase todos os pontos turísticos da cidade, como a Ópera de Arame, construída em 1992 ao lado de uma antiga pedreira, sendo local recorrente de shows e apresentações artísticas variadas.

jardim botanico curitiba 3

jardim botanico curitiba 4

jardim botanico curitiba 5

Como chegar ao Jardim Botânico

Mesmo que o Jardim Botânico não esteja em local exatamente próximo ao centro da cidade de Curitiba, chegar a ele não é de grande dificuldade. A opção preferida de quem está conhecendo a cidade é comprar uma passagem da Linha de Turismo, ônibus que circula especialmente para permitir a visita aos pontos turísticos da cidade. A linha de Turismo tem pontos de embarque e desembarque em todos os pontos turísticos e permite ao visitante descer onde desejar.

Além disso, graças ao ônibus biarticulado (que faz paradas nos tubos) é possível se deslocar facilmente para o Jardim Botânico de qualquer lugar da cidade, sendo necessário fazer baldeação gratuita dependendo do local de embarque. Para quem prefere agilidade, um táxi do centro da cidade não custará mais do que R$20,00, a depender, obviamente do trânsito e possíveis engarrafamentos e taxas adicionais.

No entanto, enquanto se busca conhecer o Jardim Botânico que é uma referência de preservação do meio ambiente, encoraja-se que o visitante também tenha medidas em prol da natureza. Procure reservar um dia tranquilo, como o domingo, para quem sabe poder se deslocar de bicicleta ou mesmo passear com os amigos utilizando o tão aclamado transporte público da cidade. Assim, além de evitar o uso dos poluentes automóveis pessoais, garante-se uma visita totalmente comprometida com o bem-estar social e preservação do meio ambiente.

Especialmente indicado para você:

DICAS PARA CURTIR BARCELONA

ECOTURISMO? CONHEÇA OS 10 MELHORES DESTINOS NO BRASIL

LAKE HILLIER: AS CAUSAS DO MISTERIOSO LAGO ROSA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...