Caminho da Mata Atlântica: 3 mil quilômetros de trilha cercada por natureza liga o Sul ao Sudeste


Imagine o seguinte cenário: uma trilha de mais de 3 mil quilômetros no meio da Mata Atlântica? Parece uma “viagem”, não é mesmo? Mas saiba que esse projeto existe e está quase se tornando realidade.

O Caminho da Mata Atlântica é uma megatrilha que se inicia no Rio Grande do Sul, passa por São Paulo, Paraná, Santa Catarina e vai até o Rio de Janeiro.

Ao todo, são cerca de 3 mil quilômetros de uma trilha cercada por natureza, com cenários variados de mar e floresta, nos quais é possível escalar, caminhar, nadar e admirar paisagens incríveis!

A trilha começa no Parque Nacional Aparados da Serra (RS) e passa por diversas áreas de conservação nos demais estados até terminar no Parque Estadual Desengano (RJ).

O projeto

A WWF-Brasil está na liderança desse projeto, que conta com o apoio de entidades como ICMBio, CBME, Abeta, federações de montanhistas regionais, diversos órgãos estaduais e grupos locais.

Na escolha do trajeto, deu-se prioridade a áreas de proteção ambiental. As trilhas passam por atrativos e comunidades que manifestaram interesse em participar do projeto. Foi planejado, também, o serviço de pernoite e demais estruturas de apoio para os visitantes.

Inspiração gringa

O projeto brasileiro foi inspirado na trilha Appalachian Trail, nos Estados Unidos, que interliga cerca de 90% das unidades de conservação do país.

Na trilha aqui do sul, mais de 70 cidades estarão pelo caminho e receberão sinalização de participante do circuito. A trilha tem um eixo principal e caminhos alternativos, para atender viajantes com diferentes perfis (viagem a cavalo, de bicicleta, a pé).

Um grande mutirão, envolvendo muita gente engajada, está se esforçando para que esse longo percurso natural seja uma realidade. Vários voluntários também estão participando do projeto, que teve início em 2012.

Além de contribuir para a conservação da Mata Atlântica, o projeto tem, também, um impacto socioeconômico, já que vai ajudar a promover o turismo sustentável.

Seja um voluntário!

Quer ajudar o Caminho da Mata Atlântica a sair do papel? Torne-se um voluntário! O que você vai ganhar com isso? A oportunidade de se envolver em um projeto que faz a diferença e que te dê experiência em uma área de teu interesse. Além de conhecimento, você exerce cidadania e se conecta com a natureza!

Acesse aqui o site do projeto para você ver o mapa da trilha e se informar sobre como contribuir; e aqui a página Facebook para dar seu like e acompanhar as novidades.

Sobre a Mata Atlântica, leia também:

ENCONTRADA A JIBOIA MAIS RARA DO MUNDO! É NOSSA E ESTÁ NA MATA ATLÂNTICA!




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...