As 5 Ilhas Mais Bonitas do Brasil! Mapas e Fotos


Todos nós sabemos o quão extenso é o litoral brasileiro e quantas praias lindas há espalhadas por ele. A nossa costa é grande e, também, diversa. Há praias para todos os gostos: com água quente, água fria, areia branca, areia preta, calma, badalada. Mas não apenas de praias costeiras o litoral brasileiro é feito. O Brasil também conta com ilhas belíssimas para você já planejar conhecer. Confere aí 5 delas.

1. Ilha do Mel (Paraná)

Para conhecer a Ilha do Mel tem de ter o espírito aventureiro. Essa ilha é bastante rústica e a aventura já começa no caminho para chegar até ela. O acesso à ilha é feito apenas de barco, partindo de Paranaguá e Pontal do Paraná. Chegando em terra firme, você vai encontrar ruas de areia, onde carros não transitam e não há iluminação pública. Logo, lanterna é um item fundamental para colocar na mala.

A ilha tem 35 quilômetros só de praias, sendo a maioria delas selvagem, já que a sua moldura é a Mata Atlântica.

Duas vilas abrigam os visitantes: Nova Brasília e Encantadas, onde estão campings, pousadas de variados estilos e restaurantes caseiros de frutos do mar.

A ilha tem acesso limitado e recebe, no máximo, cinco mil pessoas por dia, a fim de evitar a degradação ambiental.

ilha do mel

Como o tempo por lá custa a passar, gaste-o fazendo trilhas para o Forte Nossa Senhora dos Prazeres, que foi erguido no século XVIII na praia da Fortaleza, e suba a escadaria que leva ao Farol das Conchas, de onde se vê um visual deslumbrante.

Este é o mapa da Ilha do Mel:

mapa ilha do mel

Fonte foto sobretrilhasetrilhos

2. Ilha de Fernando de Noronha (Pernambuco)

Fernando de Noronha é um destino de sonho de muitos brasileiros e, para torná-lo realidade, é preciso um certo planejamento, já que o turismo por lá não é muito barato.

O arquipélago, que está a 545 km da costa, tem uma população de cerca de 3.000 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável. Apenas três voos diários chegam à ilha, um saindo de Recife e outro, de Natal.

ilha fernando de noronha

Para desfrutar das maravilhas de Fernando de Noronha, recomendam-se, pelo menos, 5 dias de visitação, já que o arquipélago oferece vários atrativos naturais, além da interessante história colonial do Brasil.

Fernando de Noronha é o principal parque marinho brasileiro e é considerado como um dos melhores lugares para praticar mergulho no mundo. Há muitas empresas que oferecem passeios para todos os tipos de mergulhadores, já que as águas cristalinas da ilha tem uma visibilidade de até 50 metros.

Veja o mapa de Fernando de Noronha:

mapa ilha de fernando de noronha

Fonte foto ecoturismofernandodenoronha

3. Ilhabela (São Paulo)

Não é à toa que ela recebe esse nome. A Ilha Bela está a 207 km da cidade de São Paulo em um região de floresta tropical onde há 40 km de praias praticamente inexploradas para serem desbravadas. É composta por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, sendo a maior delas a ilha de São Sebastião.

ilhabela foto

Não é à toa que ela recebe esse nome. A Ilha Bela está a 207 km da cidade de São Paulo em um região de floresta tropical onde há 40 km de praias praticamente inexploradas para serem desbravadas. É composta por um conjunto de 14 ilhas e ilhotes, sendo a maior delas a ilha de São Sebastião.

Praias, cachoeiras, montanhas é o que esperam por você em Ilha Bela, além de uma cidade com boa infraestrutura e um charmoso centro histórico. À noite há diversas atrações, desde bares até animadas festas com DJs.

Para fugir daquela muvuca de praia, evite conhecer a ilha em feriados.

Veja o mapa da Ilhabela:

ilhabela

Fonte foto ninanhaia

4. Ilha Grande (Rio de Janeiro)

A Ilha Grande recebe esse nome por ser um arquipélago composto por 187 ilha e ilhotas. Está localizada na Baía da Ilha Grande, na costa do estado do Rio de Janeiro, em uma região conhecida como Costa Verde – famosa por ser um dos locais mais bonitos do Oceano Atlântico.

ilha grande

Pertence ao município de Angra dos Reis, de onde partem diariamente embarcações para a ilha, cuja sede é a Vila do Abraão. É uma região de mar predominante verde, que abriga uma importante biodiversidade e áreas remanescentes de Mata Atlântica.

Para a preservação e proteção as espécies de fauna e flora raras ameaçadas de extinção, há parques e reservas na ilha. São eles: Parque Estadual da Ilha Grande ( PEIG ), Parque Estadual Marinho do Aventureiro ( PEMA ) e Reserva Biológica da Praia de Sul (RBPS ).

Este é o mapa da Ilha Grande:

mapa de ilha grande

Fonte foto ideiasedicas

5. Ilha de Marajó (Pará)

A Ilha de Marajó está a duas horas de catamarã e a três horas de barco de Belém, capital do Pará. Quem vai de carro, deve usar a balsa diária de Icoaraci, a 20 km do centro, para Porto Camará.

É a maior ilha fluviomarinha do mundo, pois é banhada pelo oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins. Em seus 12 municípios há matas, rios, campos, mangues e igarapés, ou seja, um lugar perfeito para quem pretende conhecer uma parte da selva amazônica. Na sua “capital”, Soure, estão as praias de Pesqueiro, Barra Velha e Joanes, além das melhores hospedagens e restaurantes.

ilha de marajo

Fonte foto oikos

A Ilha de Marajó oferece experiências bastante exóticas, como um passeio sobre um búfalo, animal símbolo da região, ou observá-los nas planícies e até mesmo em áreas urbanas, onde são usados como táxis e como animais de montaria pela polícia local. Também é possível observar as aves locais, como os guarás, fazer pesca e passeios de barco pelos igarapés. Quem curte esportes de aventura pode praticar caminhadas na selva, rafting e ciclismo.

A gastronomia também é um ponto alto do passeio. Carne búfalo pode ser apreciada, além de outros pratos típicos, como: Filé Marajoara, servido com mussarela de búfala derretida; Frito do Vaqueiro, que traz fraldinha ou minguinha (carne da costela) cozidos e acompanhados de pirão de leite; caldo de turu, um molusco típico do mangue; e as famosas peixadas. Sorvetes de frutas da região são servidos de sobremesa: uxi, bacuri, taperebá e cajarana.

A cultura local é bastante rica, sendo uma importante herança a arte deixada pelos índios marajoaras em suas cerâmicas. No Museu do Marajó, há um rico acervo de vasos, jarros e utensílios domésticos.

Aqui o mapa da Ilha de Marajó:

ilha do marajo mapa

Fonte foto lavrapalavra

Agora que você já sabe que o Brasil tem 5 ilhas lindas e interessantes para conhecer, programe-se para visitar cada uma delas. Pesquise as melhores épocas do ano para visitá-las e lembre-se: cuide dos lugares onde for passear ajudando a preservar o meio ambiente.




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...