Espanha: descobrindo as Cittaslow, cidades onde se vive melhor 

Espanha: descobrindo as Cittaslow

Se você está à procura de umas férias relaxantes ou uma viagem de negócios que combine cultura e pesquisa sobre novos estilos de vida, por que não ir para as Cittaslow da Espanha? São lugares especiais onde você pode esquecer o ritmo frenético de vida que muitas vezes caracterizam os nossos dias.

Cittaslow é uma organização não governamental fundada em 1999, na Itália, que tem, por objetivo, reduzir a velocidade da vida nas cidades visando a uma melhoria da qualidade de vida nas mesmas. Sua criação foi inspirada pela organização Slow Food, com quem forma o movimento internacional conhecido como Slow Movement. Ao longo do tempo este movimento adquiriu um sabor internacional com a criação de uma verdadeira rede que vê a presença das Cittaslow em muitos países da Europa e do mundo. O projeto foi criado para oferecer aos moradores e turistas um modo de vida mais relaxado e focado no bem-estar, graças a uma filosofia bem clara e políticas ambientais baseadas na defesa do meio ambiente e do território para a proteção da produção local de alimentos e para a oferta de serviços eficientes de saúde pública.

No momento, na Espanha, encontramos 6 Cittaslow. São elas: Begur e Pals na Catalunha, Bigastro na Comunidade Valenciana, Lekeito e Mungia no País Basco e Rubielos de Mora em Aragão. Lugares onde a vida flui mais lentamente e é muito reminiscente do passado. Os artesãos fazem o seu trabalho nas lojas locais de centros históricos e você pode assisti-los trabalhando.

Após o almoço, será fácil encontrar um lugar calmo para relaxar e conversar, como uma praça ou um bar aberto. A oferta culinária respeita as tradições alimentícias, com uma preferência para o que é cultivado no local ou a curta distância. Apesar de serem centros urbanos, vai ser muito fácil chegar aos parques, praias e lugares naturais fazendo longas caminhadas ao verde.

Nas Cittaslow a população é inferior a 50 mil habitantes e, por essa razão esses lugares tem um reconhecimento especial no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida. No centro e nas ruas você vai encontrar lojas abertas e você terá a oportunidade de admirar as atividades artísticas e culturais.

Esta cidades na Espanha e no mundo têm características bem específicas: promover a reciclagem de resíduos, ter um plano urbanístico para melhorar a cidade e não ocupá-la com concreto e cimento, usar os avanços tecnológicos para o meio ambiente, melhorar a produção local e incentivar novas técnicas de cultivo, abolindo produtos transgênicos.

E finalmente, um ponto muito importante para os viajantes, hospitalidade e convívio entre os habitantes locais e os turistas, são super valorizados para garantir a melhor recepção possível.

Veja as Cittaslow da Espanha que você pode visitar:

1. Begur

Begur está situada no coração da Costa Brava, no centro da área costeira do Baix Empordà. A vila está a 200 metros acima do nível do mar e aqui você pode avistar as mais belas baías da costa do Mediterrâneo. Há fácil acesso às praias e há enseadas com águas cristalinas cercadas por exuberantes florestas de pinheiros.

2. Bigastro

Bigastro é uma cidade de cerca de 7.000 moradores não muito longe de Alicante. Dalí é possível alcançar as cidades costeiras. A cidade conseguiu combinar o crescimento com respeito ao meio ambiente e a qualidade de vida de seus habitantes, incluindo os cuidados de saúde, educação, cultura, compras e entretenimento.

3. Lekeitio

Lekeitio está localizada na costa leste da província de Biscaia, a 55 km de Bilbao. Ela fica perto das encostas das montanhas de Otoio e Lumentza que se inclinam suavemente em direção ao mar. O rio Lea com seu estuário deságua no mar entre as praias de Karraspio e Isuntza, perto da ilha de San Nicolas.

4. Mungia

Mungia é um município espanhol de aproximadamente 13 mil habitantes, localizada no País Basco. Ele está localizado em uma área montanhosa, limitada a norte pelos municípios de Bakio, Bermeo; ao sul por Derio, Zamudio e Gamiz-Fika; a leste por Meñaka e Gamiz-Fikao e a este por Loiu, Gatika e Jatabe, formando o centro natural de uma região composta pelos municípios de Arrieta, Gamiz-Fika, Gatika, Laukiniz, Jatabe-Maruri, Meñaka, Fruiz e Bakio.

5. Pals

Pals está localizada na Costa Brava e é uma cidade medieval típica, com um belo centro histórico declarado lugar cultural protegido. Você pode visitar as antigas ruas que percorrem o que já foram as casas da nobreza. A partir da cidade fortificada, pode-se chegar à praia. Dada a sua localização, a cozinha de Pals inclui produtos tanto do mar como da montanha.

6. Rubielos de Mora

Rubielos de Mora situa-se no sudeste da província de Teruel, a 52 km do leste da capital, em um planalto a uma altitude de 929 metros, no município de Gúdar. Rubielos sempre foi considerada uma encruzilhada geográfica, cultural e econômica que se abre para as terras altas de Teruel. É bem coligada com as cidades vizinhas, graças a boas estradas e ferrovias.

Fonte fotos: cittaslow.es