Gante: cidade linda, sustentável e vegetariana

Gante: cidade linda

Na Bélgica existe uma cidade cheia de canais, torres, castelos medievais e vegetariana! Seu nome? Gante, (em neerlandês e alemão Gent e em francês Gand), capital da província da Flandres Oriental que está no Top 10 dos destinos "must see" da Lonely Planet.

Toda quinta-feira na cidade ninguém come carne. As refeições vegetarianas são servidas em toda a cidade: escolas, cantinas, repartições públicas e nos restaurantes (a cidade tem 13 restaurantes exclusivamente vegano) além dos vegetarianos, macrobióticos com bebidas orgânicas e de produção local ou importadas via comércio justo.

O centro da cidade é uma jóia cheia de história, edifícios antigos, monumentos, casas que se refletem nas águas, mercados e praças....Visitá-la ainda é mais especial ao som dos carrilhões de Belfort, uma das três torres famosas da cidade, que na Idade Média servia para proteger suas muralhas.

fonte foto: wikipedia.org

Gante é uma cidade para se descobrir a pé, de bicicleta alugada na estação de Sint-Pieters ou de barco, ao longo do rio Leie e outras vias navegáveis ​​da cidade.

Entre os seus muitos destinos turísticos, encontram-se o Museu do Design, situado em um edifício moderno e arejado onde é possível admirar uma bela coleção de obras do século XX, design contemporâneo e uma rica coleção de obras de Art Nouveau. Também vale a pena ver o Geraard de Duivelsteen (ou Castelo de Geraldo, o Diabo), construído no século XIII; o Gravensteen (ou Castelo do Conde), o único castelo dos Condes de Flandres que permaneceu mais ou menos incólume através dos séculos e o Rabot, edifício militar símbolo da vitória dos habitantes de Gante sobre os austríacos.

Outros passeios interessantes: o animado museu STAM - Stadsmuseum, recentemente inaugurado e dedicado ao patrimônio cultural da cidade; Het Huis van Alijn, que mostra o cotidiano do passado e do presente em Gent; o Museu de Arqueologia voor Industriële en Textiel (MIAT), situado em um moinho de algodão velho, que conta o tempo durante o qual Gante tornou-se um importante centro da indústria têxtil e o Museu voor Schone Kunsten, o Museu de Belas Artes, que oferece uma "amplo panorama da arte flamenga desde a Idade Média até a primeira metade do século XX.

Imperdíveis: SMAK, o Museu de Arte Contemporânea de Gante, que recebe turistas com a famosa escultura "De man die de wolken meet” (O homem que media as nuvens) de Jan Fabre, localizada no teto do museu. A visita à cidade não é completa se não incluir uma parada na Catedral de Sint-Baafs (Catedral de St. Bavo), talvez a atração mais marcante de Gante, ao seu interno, a Adoração do Cordeiro Místico (1342), retábulo famoso em todo o mundo.

fonte foto: wikipedia.org

Gostou desta cidade? Visite seu site oficial, clicando aqui.