Casal viaja pela América espalhando projetos do bem

Viajar é ótimo! Conhecer novos lugares, novas culturas, novas gastronomias...Mas, e se a gente pudesse aproveitar o tempo viajando para espalhar algumas atitudes do bem? É o que faz um casal que se destaca pelas suas viagens e ações benéficas pelo continente americano. Trata-se do projeto “Bem Trilhado” de Luma Pinto e Eduardo Melo, que viajam para vários lugares da América com um mochilão social nas costas.

Ou, como eles mesmo se definem, como “voluntários com o propósito de deixar uma marca positiva pelo caminho e inspirar atitudes do Bem” (assim mesmo, com “B” maiúsculo). Alguns trabalhos, claro, levam cultura e costumes brasileiros por onde passam, e as ações benéficas que propiciam é espalhar a nossa tradicional alegria pelo mundo afora.

E eles compartilham todos os trabalhos em seu site. Veja alguns deles:

Estados Unidos - Festa de São João

O forró tomou conta de Saint Louis, nos Estados Unidos. E os “trilheiros”, como Eduardo e Luma se auto intitulam, foram chamados pelo Instituto Viva Brasil Saint Louis, responsáveis por manter as festividades e a cultura do Brasil.

A ação dos dois levou músicas temáticas de São João, como xote, baião e rastapé. Fazendo milhos para os jogos das argolas e também como responsáveis das barracas de jogos. Divertir-se é tudo de bom e festa, o brasileiro sabe mesmo fazer!

Doação de roupas

Em Saint Louis também, vários contentores foram preparados para receberem roupas para serem doadas na região.

O casal deixava uma mensagem: “Nossa mensagem aos viajantes: Roupas que não cabem na bagagem podem caber muito bem em quem precisa!”

Colômbia

Projeto Árvore do Conhecimento

O projeto é do Eduardo e é bem simples: passe adiante um livro depois de lê-lo, ou seja, BookCrossing.

A ideia é fazer as pessoas se desapegarem de alguns livros e, ao invés de deixarem a estante cheia, compartilhar conhecimento com o próximo. Como incentivo eles criaram o Projeto Árvore do Conhecimento, em que colocaram vários livros em árvores para as pessoas “colherem”.

O resultado foi muito bom, com vários colombianos colhendo os livros para leitura. O sucesso do projeto, inclusive, resultou em uma continuação, o Projeto Árvore do Conhecimento 2, expandindo os livros ofertados nas árvores.

Fundação Dame la Mano

Em novembro de 2014, o casal participou de ações de voluntariado na Fundação Dame la Mano em Belencito el Corazón. Os trilhados aproveitaram a ocasião para ensinar as crianças da fundação um pouco sobre sustentabilidade, criando brincadeiras sobre ecologia, limpeza e consequências ambientais.

Só que o mais legal dessa experiência foi que eles descobriram que as crianças já conheciam esses conceitos e, além de brincarem, compartilharam com os trilhados os seus conhecimentos.

Panamá

Coleta Techo Panamá

O casal decidiu participar da Coleta anual da organização sem fins lucrativos Techo. Juntamente com vários jovens voluntários, eles foram para os semáforos do bairro Costa del Este pedindo doações.

A Techo, com a ajuda de voluntários, tem o objetivo de levantar casas emergenciais para famílias em estado de extrema pobreza.

Conheça melhor o trabalho de Luma e Eduardo, quem sabe para participar de alguma ação ou ajudando o casal indicando lugares para se hospedarem ou ONGS para que eles se voluntariem. Clique aqui para fazer parte do projeto.

Leia também:

QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?

O CAMINHO DO SOL: 240 KM A PÉ OU DE BIKE PARA SAUDAR A NATUREZA

Fonte fotos:facebook