Casal viaja pela América espalhando projetos do bem


Viajar é ótimo! Conhecer novos lugares, novas culturas, novas gastronomias…Mas, e se a gente pudesse aproveitar o tempo viajando para espalhar algumas atitudes do bem? É o que faz um casal que se destaca pelas suas viagens e ações benéficas pelo continente americano. Trata-se do projeto “Bem Trilhado” de Luma Pinto e Eduardo Melo, que viajam para vários lugares da América com um mochilão social nas costas.

Ou, como eles mesmo se definem, como “voluntários com o propósito de deixar uma marca positiva pelo caminho e inspirar atitudes do Bem” (assim mesmo, com “B” maiúsculo). Alguns trabalhos, claro, levam cultura e costumes brasileiros por onde passam, e as ações benéficas que propiciam é espalhar a nossa tradicional alegria pelo mundo afora.

E eles compartilham todos os trabalhos em seu site. Veja alguns deles:

Estados Unidos – Festa de São João

O forró tomou conta de Saint Louis, nos Estados Unidos. E os “trilheiros”, como Eduardo e Luma se auto intitulam, foram chamados pelo Instituto Viva Brasil Saint Louis, responsáveis por manter as festividades e a cultura do Brasil.

A ação dos dois levou músicas temáticas de São João, como xote, baião e rastapé. Fazendo milhos para os jogos das argolas e também como responsáveis das barracas de jogos. Divertir-se é tudo de bom e festa, o brasileiro sabe mesmo fazer!

Doação de roupas

foto

Em Saint Louis também, vários contentores foram preparados para receberem roupas para serem doadas na região.

O casal deixava uma mensagem: “Nossa mensagem aos viajantes: Roupas que não cabem na bagagem podem caber muito bem em quem precisa!”

Colômbia

Projeto Árvore do Conhecimento

foto

O projeto é do Eduardo e é bem simples: passe adiante um livro depois de lê-lo, ou seja, BookCrossing.

A ideia é fazer as pessoas se desapegarem de alguns livros e, ao invés de deixarem a estante cheia, compartilhar conhecimento com o próximo. Como incentivo eles criaram o Projeto Árvore do Conhecimento, em que colocaram vários livros em árvores para as pessoas “colherem”.

O resultado foi muito bom, com vários colombianos colhendo os livros para leitura. O sucesso do projeto, inclusive, resultou em uma continuação, o Projeto Árvore do Conhecimento 2, expandindo os livros ofertados nas árvores.

Fundação Dame la Mano

Em novembro de 2014, o casal participou de ações de voluntariado na Fundação Dame la Mano em Belencito el Corazón. Os trilhados aproveitaram a ocasião para ensinar as crianças da fundação um pouco sobre sustentabilidade, criando brincadeiras sobre ecologia, limpeza e consequências ambientais.

Só que o mais legal dessa experiência foi que eles descobriram que as crianças já conheciam esses conceitos e, além de brincarem, compartilharam com os trilhados os seus conhecimentos.

Panamá

Coleta Techo Panamá

foto

O casal decidiu participar da Coleta anual da organização sem fins lucrativos Techo. Juntamente com vários jovens voluntários, eles foram para os semáforos do bairro Costa del Este pedindo doações.

A Techo, com a ajuda de voluntários, tem o objetivo de levantar casas emergenciais para famílias em estado de extrema pobreza.

Conheça melhor o trabalho de Luma e Eduardo, quem sabe para participar de alguma ação ou ajudando o casal indicando lugares para se hospedarem ou ONGS para que eles se voluntariem. Clique aqui para fazer parte do projeto.

Leia também:

QUE TAL CONHECER O MUNDO TRABALHANDO EM FAZENDAS ORGÂNICAS?

O CAMINHO DO SOL: 240 KM A PÉ OU DE BIKE PARA SAUDAR A NATUREZA

Fonte fotos:facebook




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...