O espectáculo da maior colônia de morcegos do mundo

  • atualizado: 

foto

Em Austin, capital do estado do Texas mais de 1,5 milhão de morcegos, pouco antes do por do sol, todas as noites, voam sobre a ponte da Congress Avenue.

Embora o melhor momento para vê-los seja durante o verão ali, em até meados de novembro, o show é garantido. Todos os anos, centenas de pessoas se reúnem para ver a maior colônia de morcegos no mundo. Austin é, na verdade, considerada o berço destes mamíferos curiosos, muitas vezes maltratados por sua aparência e por conta dos mitos, crenças e superstições absurdas.

Inicialmente, também no Texas, os morcegos não tiveram vida fácil. Os cidadãos locais ao vê-los voarem aos milhares pediram ao governo para encontrar as medidas adequadas para acabar com o espectáculo, mas, com a intervenção de Bat Conservation International, organização que protege estes animais, felizmente, a história não acabou mal.

Os morcegos em seus voos noturnos traziam muitos benefícios para a cidade, principalmente porque eles são capazes de destruir milhares de mosquitos e insetos prejudiciais aos seres humanos e à agricultura.

foto

foto

foto

Já há algum tempo, o morcego acabou por se tornar emblema da fauna texana e gera renda ao turismo com uma entrada de aproximadamente 10 milhões de dólares.

Além da observação de aves - bird watching, também a observação de morcegos - bat watching, passou a ser uma atividade popular nos parques da região. O próprio Wildlife Department oferece um guia completo de todos os locais perfeitos para essa atividade e, em agosto, há ainda um Bat Fest com música e comida.

Nos anos oitenta, os engenheiros que construíram a ponte da Congress Avenue nunca teriam imaginado que, sobre a ponte, um bando destes espécimes sobrevoariam com tanta frequência. O melhor ângulo para observar o fenômeno é do lado leste da ponte, ou alugando um caiaque ou uma canoa para observá-los das águas.

Os morcegos continuam sendo todavia animais selvagens e por isso é bom ter em mente algumas precauções caso você decida viajar para ver a revoada dos morcegos.

É preciso fazer silêncio e não tentar tocá-los, porque se eles se sentem em perigo, podem morder e, em seguida, podem se tornar portadores de raiva, assim como esquilos. Também é proibido perturbá-los com flashs e jogar objetos sobre eles.

Considerando estas pequenas regras, é possível apreciar este espectáculo em paz, debaixo de uma mancha negra que explode no céu, em um momento muito especial.

Leia também:

COMO E PORQUE ATRAIR MORCEGOS PARA O SEU JARDIM

COMO ATRAIR PÁSSAROS PARA A SUA CASA

Fonte fotos: tripadvisor