Índia: casas sem portas e nenhum medo de ladrões


Na Índia, existe uma vila completamente sem portas. É Shani Shingnapur. A característica incomum das mais de 300 casas e instituições presentes dentro das fronteiras desta vilagem, é que nenhuma casa e nenhum prédio público está equipado com portas, nem mesmo os bancos.

Tampouco os banheiros públicos da vilagem têm portas, mas simplesmente cortinas bem fininhas, para não ir contra às regras do lugar, como enfatizou Permeshwar Mane, um lojista da vila, que obviamente não sente nenhum medo de ladrões, apesar da ausência das portas.

Alguns moradores durante a noite fazem das cortinas, as portas, mais como uma manobra para impedir a entrada de animais silvestres. Ninguém teme ladrões, ali se vive em um clima de total confiança.

A ausência das portas cria um pequeno problema: as pessoas não podem bater para anunciar as suas chegadas. Então a única coisa a fazer é chamar em voz alta pelos anfitriões, esperando que alguém responda e venha receber os convidados.

A vilagem está localizada no estado de Maharashtra. Ali, as pessoas têm esse hábito por confiarem no patrono local, um ente divino chamado Shani.

De acordo com uma lenda, séculos atrás, uma placa de ferro e pedra tinham sido levadas à margem de um rio próximo, após uma inundação. Quando os curiosos se avizinharam da placa de ferro, do objeto começou a escorrer sangue.

Mais tarde, naquela noite, o deus Shani apareceu em sonho a um dos líderes da vila e revelou que a placa era o símbolo que iria ajudar os habitantes a se protegerem de todos os perigos. De acordo com a mensagem da divindade, os habitantes nunca precisariam de portas em suas casas.

Os habitantes acreditam que, se alguém roubar ou cometer maldades naquela vila, será condenado a viver sete anos e meio de azar. Nenhum objeto de valor é mantido a sete chaves ou em algum cofre na vila, que inclui cerca de 5.000 residentes. Na década de 90, a vila tornou-se conhecida em todo o mundo por ter sido mostrada em um filme devocional.

Índia: casas sem portas 1

Índia: casas sem portas 2

Índia: casas sem portas 3

Índia: casas sem portas 4

Índia: casas sem portas 5

Índia: casas sem portas 6

Shani Shingnapur é um lugar de peregrinação para hindus e turistas nacionais e estrangeiros. Sua economia gira em torno do templo, dedicado ao deus Shani, que é considerado o verdadeiro guardião do lugar, cujos habitantes estão esperando que a tradição de viver sem portas – e sem medo de ladrões – continue por um longo tempo, ainda que os jovens já estejam começando a quebrar as regras.

Fonte fotos: shanidev.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...