Murici – Todos os Benefícios para sua Saúde e muito mais


Em vários estados do Brasil, o murici não é muito conhecido, mas pelos benefícios que traz, vale a pena saber mais sobre sua árvore e seu fruto e a primeira oportunidade que tiver experimentar seu sabor, desfrutando do bem que faz para nossa saúde.

Neste conteúdo, vamos tratar:

  1. O que é murici?
  2. A árvore da fruta, o muricizeiro
  3. Benefícios
  4. Uma fruta do cerrado
  5. Preservação e replantio do murici

1. O que é murici?

O murici (Byrsonima crassifolia) é uma árvore da família Malpighiaceae, ordem Malpighiales. Outros nomes dessa árvore são: murici-da-praia ou murici-do-brejo.

Características:

  • Sua altura média é de 6 a 16 m;
  • suas folhas são lisas, de aproximadamente 13 cm;
  • suas flores são em forma de cachos amarelos, aparecem na época de janeiro a março;
  • frutifica no outono e seu fruto é pequeno, de aproximadamente, 0,8 cm e aparece em cacho, quando amadurece fica mais macio, possui sabor adocicado;
  • suas sementes costumam atingir o tamanho de 0,5 cm de comprimento, e têm a cor marrom-claro.

A árvore do murici, o muricizeiro, é nativa do Nordeste brasileiro e encontrada em regiões serranas e próximas ao litoral. Desde 1570 os indígenas já conheciam essa árvore e o seu fruto.

Murici vem do Tupi-guarani e quer dizer “arvore pequena.”

2. A árvore da fruta, o muricizeiro

Há, cerca de 200 espécies de murici, 100 delas distribuídas e concentradas nas savanas amazônicas, cerrados, campos e matas costeiras. O muricizeiro pode ser encontrado:

  • no Paraná, onde se localiza a Colônia Murici, no município de São José dos Pinhais
  • em Alagoas, onde fica a Estação Ecológica de Murici, no município do mesmo nome
  • no município de Murici dos Portelas, no sertão do Piauí
  • nas regiões serranas do Sudeste, nos cerrados de Mato Grosso e Goiás
  • em maior concentração, de forma nativa, na Amazônia, no Nordeste e nas áreas da Mata Atlântica

3. Todos os Benefícios para sua Saúde

As folhas do murici podem ser utilizadas na medicina caseira, no combate à tosse e bronquite e como laxante natural.

A casca da árvore serve como antitérmico (para cessar a febre).

Informação Nutricional do Murici – Quantidade por ( 100 g) grama.

Calorias 73

Gorduras Totais 1,2 g

Sódio 3 mg

Potássio 244 mg

Carboidratos 17 g

Fibra Alimentar 8 g

Açúcar 8 g

Proteínas 0,7 g

Vitamina A 74 IU

Vitamina C 92,5 mg

Cálcio 46 mg

Ferro 0,4 mg

Vitamina B6 0 mg

Magnésio 20 mg

Benefícios do murici para a saúde:

murici

  • Vasos Sanguíneos: O murici contribui para o bom funcionamento de nossos vasos sanguíneos, protegendo nosso corpo de doenças como arteriosclerose, colesterol alto e problemas cardíacos.
  • Humor: A vitamina C, que faz parte da composição nutricional do murici, colabora para a produção da norepinefrina, melhorando o nosso humor e ajudando o bom funcionamento de nosso cérebro.
  • Cura resfriado: O murici contem vitamina C, que ajuda a fortalecer a imunidade de nosso organismo, curando resfriado e seus sintomas: inflamação, corrimento nasal e dores.
  • Preveni o câncer: A vitamina C, presente no Murici, como já dito, por sua ação antioxidante, contribui para diminuir a probabilidade do surgimento do câncer.
  • Combate Diabetes: As fibras que fazem parte da constituição nutricional do murici, melhoram a digestão de carboidratos, fazendo com que a absorção da glicose ocorra, de forma mais gradual pelo sangue, reduzindo, assim, os picos de insulina.
  • Evita a Anemia: O ferro contido no murici contribui para reposição desse mineral em nosso organismo, e para a formação de novos glóbulos vermelhos, impedindo o surgimento da anemia.
  • Auxilia no Emagrecimento: O murici além da vitamina C, possui vitaminas do complexo B e K, dessa forma, melhora o nosso metabolismo e ajuda na boa absorção de carboidratos, proteínas e gorduras, por isso, essa fruta é uma ótima pedida para dieta de emagrecimento.
  • Saúde da pele e cabelo: A antocianina e polifenóis são dois antioxidantes que fazem parte dos nutrientes do murici e combatem os radicais livres e protegem a pele e o cabelo dos efeitos do envelhecimento, auxiliando na renovação celular de ambos.
  • Fortalecimento dos ossos: O fósforo, um mineral encontrado no murici, contribui para a saúde dos nossos ossos e dentes.
  • Combate o mau colesterol: As fibras contidas no murici impedem a absorção do mau colesterol (LDL) pelo nosso organismo.
  • Poder Antioxidante: A ação antioxidante do murici protege nosso corpo dos radicais livres prevenindo, por exemplo, o envelhecimento precoce.

4. Uma fruta do cerrado

O murici do cerrado:

O segundo maior bioma brasileiro é o cerrado e, infelizmente, está ameaçado pela ação da agroindústria de soja e gado. O cerrado tem uma rica e diversificada fauna e flora. Encontramos no cerrado 227 diferentes frutos comestíveis, entre os quais, o murici.

No cerrado, o muricizeiro se desenvolve no solo mais seco e clima mais quente, nem por isso, seus frutos deixam de serem macios e úmidos. Os frutos do cerrado são necessários, não só para consumo humano, mas também, como alimento para os animais da região, sendo importante para a preservação da vida deste bioma.

Tomar consciência da preservação de toda essa vida é uma atitude socioambiental, verdadeiramente sustentável e de respeito aos seres e à Natureza.

5. Preservação e replantio do murici

Devido a urbanização, muitas áreas que era comum encontrar a árvore do murici, já não é mais.

Em Alagoas foi feito um projeto de replantio do murici em praças públicas, visando evitar a extinção dessa planta na região. O fruto murici é típico das regiões norte e nordeste. Um dos usos do fruto do murici, para os nordestinos, é a “gororoba” refeição simples e muito nutritiva conhecida como “cambica de murici”.

Essa refeição consiste no fruto murici amassado em água e misturado com farinha, pode ser adoçada ou não, constitui um alimento básico fundamental para a população pobre nordestina dos “tabuleiros praieiros”. O murici é da mesma família da acerola, também, rica em vitamina C, como sua parente.

Outra forma, de usufruir do poder nutritivo do murici é o seu suco, além disso, esse fruto pode ser utilizado como ingrediente de sorvetes, geleias e compotas.

Uma forma de colaborar para a preservação do murici é plantá-lo, que tal termos um muricizeiro em nosso jardim?




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 7 comentários

  1. Vangela Maria Pessoa da silva
    Publicado em 03/01/2021 às 11:41 am [+]

    Eu tenho uma árvore na frente da minha casa


  2. Daia Florios
    Publicado em 05/01/2021 às 10:59 am [+]

    🙂


  3. Eurijania Negreiros
    Publicado em 10/01/2021 às 3:39 am [+]

    Ami murici


  4. Alaôr Roberto Alves Prado
    Publicado em 04/02/2021 às 10:58 am [+]

    Como plantar o muricizeiro, aqui no Goiás é muito procurado para colocar na pinga. Ganhei uns poucos frutos e quero planta-los, ajudando assim na preservação da espécie.


  5. Rosana Pereira Carrasco de
    Publicado em 02/03/2021 às 12:59 pm [+]

    Oi Boa. Dia gostaria de saber se é o chá das folhas que faz para tomar ou e as frutas do murici para esse benefício obrigada


  6. Doralice lima macedo
    Publicado em 09/03/2021 às 1:29 am [+]

    Sobral Ceará


  7. Maria Madakena Pereira de Carvalho
    Publicado em 05/03/2023 às 10:02 pm [+]

    Gosto muito do suco e de chupar murici ele é muito nutritivo e saboroso. Quando se toma suco de murici nos sentimos fortes por muito tempo


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...