Sementes de Melão – Como e por que usar


Todos já sabem o quanto as frutas são nutritivas e benéficas à saúde. O que pouca gente sabe é que as partes descartadas delas, como as cascas e as sementes, contêm uma grande quantidade de nutrientes, muitas vezes até maior do que os existentes na polpa da fruta.

Leia mais:

É o caso do melão. Já pensou em comer as sementes de melão, usá-la como tempero ou mesmo fazer uma água saborizada com ela?

Pois tais ideias podem fazer toda a diferença na sua saúde, tendo em vista o potencial nutritivo que as sementes de melão tem.

Saiba agora como e por que usá-las.

7 BENEFÍCIOS DAS SEMENTES DE MELÃO

As sementes de melão contém muitas vitaminas, tais quais a B12, B6, A, D, E, K, além de selênio, magnésio, ferro, cálcio, potássio, zinco, cobre, fósforo, proteínas, lipídios, fibras e carotenoides em quantidades superiores aos existentes na polpa.

Esta pesquisa comparou os atributos do leite vegetal obtido das sementes de melão, em relação ao leite de vaca, encontrando resultados ótimos em termos nutricionais.

Por serem tão ricas, as sementes de melão trazem uma série de benefícios à saúde:

  1. Ajudam na prevenção de doenças
  2. Constituem um analgésico natural
  3. Protegem o coração
  4. São boas para os rins
  5. Ajudam na digestão
  6. Ajudam na perda de peso
  7. Ajudam no crescimento e no fortalecimento dos cabelos e unhas

Previne doenças

Por conter uma grande quantidade de antioxidantes, as sementes de melão ajudam a evitar a oxidação das células que facilitam o aparecimento de doenças, tais como doenças cardiovasculares e câncer;

Analgésico natural

Estudos apontam que as sementes de melão têm potencial para ajudar no alívio da dor, de modo geral;

Protegem o coração

Os antioxidantes presentes nas sementes também auxiliam no bom funcionamento do coração, evitando assim doenças cardiovasculares, bem como regulando a pressão arterial, graças aos minerais que as sementes de melão possuem;

Bom para os rins

As sementes de melão têm nutrientes e vitaminas que ajudam na proteção das funções renais. Os antioxidantes ajudam a evitar a ação dos radicais livres, que danificam as células do organismo mais rapidamente;

Ajudam na digestão

Por serem rica em fibras, as sementes de melão ajudam no bom funcionamento intestinal e atuam também como um vermífugo natural, ajudando a expulsar parasitas do intestino;

Ajudam na perda de peso

As sementes de melão têm também propriedades diuréticas, ajudando a evitar a retenção de líquidos. São também uma alternativa saudável por conter muitas fibras, gorduras boas e nutrientes essenciais ao corpo;

Ajudam no crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas

Graças às proteínas e outros nutrientes, as sementes de melão ajudam no crescimento e fortalecimento dos cabelos e unhas.

COMO USAR SEMENTES DE MELÃO

As sementes de melão podem ser consumidas cruas com a própria fruta ou tostadas em saladas ou como snacks. O sabor delas é bastante agradável, podendo servir como tempero para os mais diferentes pratos.

Água de sementes

É possível também fazer água de sementes de melão. Veja a receita.

Ingredientes:

  • Sementes de 1 melão
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

  • Separe as sementes do melão e coloque-as no liquidificador com meio litro de água.
  • Depois de batida, coe a mistura com um tecido voal de algodão e leve de novo ao liquidificador, com mais meio litro de água.
  • Adoce, como preferir.

Leite de sementes

Além das sementes, você vai precisar de açúcar, água e essência de baunilha. Acompanhe o vídeo do Rafael Camargo com o passo a passo:

Petisco de sementes de melão

Pensando ao contrário ensina a fazer 3 receitas com sementes de melão: petisco, leite e farinha (que pode ser usada em muslim, torta, bolo, etc) e é na verdade o reaproveito das sobras do leite.

Talvez te interesse ler também:

Sementes de abóbora: faça em casa petiscos doces e salgados

Sementes de Toranja – Propriedades, Benefícios e Como Utilizar

Sementes de girassol: propriedades e como usar

Sementes de Linhaça: Benefícios, Contraindicações e Como consumir corretamente

Sementes de mostarda: todos os benefícios para a SAÚDE




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. leony cabral
    Publicado em 30/05/2021 às 2:03 pm [+]

    eu tirei um gel das cementes de laranja com agua potavel ficou bem amrguinha , tomei uma colherinha de cha e parou de me dar dor de cabeça queria saber se tem sobre o gel da cemente
    obrigada


  2. Daia Florios
    Publicado em 09/08/2022 às 4:35 pm [+]

    Leony, nossa, nunca ouvi falar. Não temos nada sobre isso. Fica como sugestão. Vamos pesquisar. Obrigada


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...