Chá de Folha de Coca – Uso Tradicional Andino. Conheça seus Efeitos Curativos


Com certeza você já ouviu contar sobre o chá de folha de coca cujo uso é muito popular na região andina da Bolívia, Peru, Chile, Colômbia e Equador. Mas, será que você sabe para quê é usada essa folha medicinal?

Sim, a coca é medicinal e reconhecida, como tal, pelas culturas ancestrais dos povos da região onde é nativa afinal, sempre foi considerada uma planta sagrada da cultura inca.

A coca, Erythroxylum coca, é um arbusto nativo das regiões do altiplano latino-americano que cresce na meia-sombra da mata até atingir os 1,8 m de altura.

As folhas de coca são colhidas quando começam a enrolar, vendidas em sacolinhas, nos mercados populares, e fazem parte da dieta de todo aquele que se aventura pelas alturas andinas, sejam nativos ou turistas, já que mascadas ou em chá, são indispensáveis para que se possa aguentar os efeitos do ar rarefeito.

O chá de coca e seus efeitos curativos

O chá de coca tem efeitos estimulantes que ajudam a combater o “mal da montanha”, efeitos físicos resultantes das grandes altitudes e da rarefação do ar pois incrementa a absorção de oxigênio pelo organismo de quem o toma.

Seu efeito é semelhante ao do café, enquanto estimulante, mas também tem ação digestiva, razão pela qual é costume tomar este chá ao final das refeições, e curativa por sua ação carminativa, que ajuda a eliminação dos gases, a redução de peso e à recuperação de energia pelas pessoas fatigadas.

O chá de coca contêm altas concentrações de vitaminas, com propriedades antioxidantes (vits. A, B2, B6, C e E) e que estimulam o funcionamento do sistema imunológico, aumentando a capacidade do organismo em destruir os compostos potencialmente tóxicos.

Seu uso é tradicional datando do tempo do Império Inca tendo inserção cultural, medicinal e religiosa. Nas comunidades tradicionais andinas, a folha de coca é sempre usada para aplacar o cansaço e a fome resultantes da desnutrição, frio e esgotamento derivado das condições ambientais extremas.

O sabor deste chá é ligeiramente amargo, semelhante ao chá verde.

Os riscos existem?

É bom deixar claro que a folha de coca usada desta maneira, mascada ou em chá, não tem nenhum risco de criar dependência ou toxicidade (leia sobre esse aspecto no estudo abaixo linkado), não é cocaína, um seu derivado.

Mas, mesmo esse uso, é preciso que se diga, tem ação expansora de consciência.

Conheça mais a fundo o uso medicinal desta planta com o estudo “O valor terapêutico da coca na medicina contemporânea“.

Curiosidades

Os motoristas que conduzem caminhões e ônibus nas estradas andinas cheias de curvas mascam folhas de coca – dizem eles “pinchar” – durante as suas longas viagens como estimulante e aumentar sua resistência ao estresse, relaxar a mente e aguentar a fome.

Pacha Mama e a folha sagrada da coca

A folha de coca é uma dádiva de Pacha Mama, a entidade feminina divina que representa nosso planeta e a natureza. Pacha Mama é dadivosa: nos dá água, solo fértil, vida e a ela são ofertados os frutos da terra. Toda oferenda feita a Pacha Mama tem sempre folhas de coca, que representam a magia e o encanto e milhos diversos que representam as sementes que germinam e dão frutos.

Para o xamanismo andino, a folha de coca também é considerada uma erva de poder e até hoje é usada, pelos que são entendidos, para fins oraculares estando sempre presente em todos os rituais xamânicos andinos.

Na medicina xamânica, as folhas secas de coca transformadas em pó são usadas na cura de feridas, para estancar o sangue e reduzir hematomas.

Talvez te interesse ler também:

CENTELLA ASIÁTICA – DIFERENTES USOS PARA A SUA SAÚDE

FOLHA DE LIMÃO – O BEM QUE FAZ! A RECEITA DO CHÁ

FOLHA DE LOURO → 8 USOS ALTERNATIVOS QUE VÃO TE SURPREENDER!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...