Jambo – a Fruta de MIL Benefícios!


Uma fruta rica em minerais como o ferro e o fósforo, em proteínas e vitaminas, de uso medicinal para várias doenças como diabetes e prisão de ventre, o jambo é de uma riqueza única que você vai conhecer agora:

Vamos conhecer os benefícios do jambo, além das características da fruta e da planta, o jambeiro.

Os benefícios do jambo

Diz a medicina popular, brasileira e do sudeste asiático, que os jambos são curativos pois, muito salutares para se buscar o reequilíbrio das funções gastrointestinais e depurativas do nosso corpo. Assim, a ingestão do jambo é reconhecida como boa para os casos de:

Desnutrição

Pois o jambo é rico em nutrientes, é uma boa fonte de ferro e fósforo, proteínas, rico em pró-vitamina A (betacaroteno) e vitaminas do complexo B (B1 – tiamina e B2 – riboflavina). Em 100g de polpa, tem 50 calorias.

Imunidade baixa

Por ser uma fruta rica em antioxidantes, seus benefícios se estendem ao fortalecimento do sistema imunológico, pois o combate os radicais livres causadores de doenças e o envelhecimento precoce.

Diabetes

Os polifenóis (antioxidantes) presentes nesta fruta ajudam na prevenção da diabetes tipo 2 porque contribuem na regulação da atividade metabólica do corpo, prevenindo doenças como diabetes e outros distúrbios hormonais ou doenças metabólicas.

Excesso de peso

É uma fruta de baixíssimo teor calórico, por isso dá pra enganar a fome e a vontade de comer doce comendo um jambo e evitando outros alimentos doces, gordurosos e super calóricos. Além disso, o jambo por possuir efeito diurético reduz a sensação de inchaço que a retenção hídrica causa.

Retenção hídrica

Por ser uma fruta muito rica em água, o jambo estimula a micção e o fluxo urinário, ajudando esvaziar e higienizar a bexiga, evitando a retenção hídrica.

Perda de memória

Por ser rica em antioxidantes o jambo é fruta que ajuda no combate ao envelhecimento celular, uma das causas das doenças degenerativas que causam a perda da memória.

Prisão de Ventre

Porque rica em fibras, o jambo ajuda no bom funcionamento do trânsito intestinal.

Resfriados

Uma outra recomendação de uso medicinal desta fruta é no caso de resfriados catarrais, com tosses e dores de cabeça. Para este fim se recomenda o xarope feito com as raízes do jambo ou mesmo o chá forte da raiz seca.

Jambo – a fruta do jambeiro

Uma fruta com formato ovóide ou até de sino, de pele fina, polpa suculenta de cor branca, saborosa e aromática, com cores variadas, conforme a espécie e o tempo de maturação (branca, verde, rósea, amarela e vermelho-escura) que é comida “in natura”, em doces, geléias, compotas e até como aguardente, que é produzido pela fermentação da polpa.

O jambo é a fruta do jambeiro, árvore tropical da família das Myrtaceae, a Syzygium jambos. Tem jambo-vermelho (Syzygium malaccense), jambo-amarelo (Syzygium jambos) e jambo-rosa, (Syzygium jambolana) e até um jambo-branco, albino, o Syzygium aqueum que é raro aqui no Brasil. E, saiba que todos os Syzygium sp também são conhecidos como Eugenia sp, ok? Para não confundir, claro.

Os tipos de jambo no Brasil

Para nós valem as três espécies de jambo: amarela, vermelha e rosa, todas originárias da Índia e fartamente distribuídas no Brasil em diversos biomas. Afinal, jambo é parente de outras frutas nossas como a goiaba, a pitanga, o jamelão, a jabuticaba, uvaia, grumixama e um montão de outras espécies tropicais muito conhecidas.

Jambo-amarelo

jambo amarelo

Jambo-rosa

jambo rosa

Sobre o jambo-branco, dê uma olhada neste vídeo do Globo Rural, aqui

O cultivo do jambeiro

O jambeiro brota de semente, sem grandes dificuldades, desde que em clima tropical (úmido e quente). Suas frutas são preferidas de pássaros e animais diversos e, este é o transporte das sementes para a reprodução.

Um pé de jambo pode produzir por mais de 20 anos e, segundo alguns, está é uma árvore longeva, com mais de século pela frente. Pode atingir até os 15 m de altura, com uma copa cônica e bem densa – quer dizer que é uma árvore robusta de puro verde – com as folhas verde-brilhante e grandes flores muito cheirosas que, conforme a espécie, podem variar do branco ao rosa-púrpura.

Esta é uma árvore usada como ornamental, em praças e ruas brasileiras pois, além de portentosa é super-atrativa para os passarinhos.

jambeiro florido

Jambeiro floridofonte foto

flor de jambo branco

Flor de jambo-branco – fonte foto

flor do jambo rosa

Flor do jambo-rosa – fonte foto

Receita de compota de jambo

immagine

Receitas há muitas e, em cada região elas têm suas variações mas, uma receita básica, para se fazer uma compota de jambo-vermelho é assim:

  • descasque parcialmente as frutas e parta-as ao meio (um pouco da casca ajuda no equilíbrio do sabor)
  • afervente as frutas em um pouco de água, o suficiente para não queimar
  • cozinhe as frutas em calda de açúcar
  • guarde em pote de vidro, na geladeira

A ingestão dessa compota é indicada em casos de catarro e resfriado, em algumas regiões.

Alguém que tem jambeiro no sítio pode te contar melhor sobre essa árvore que, dependendo da espécie, tem características bem diferentes pelo que recomendo que você assista ao vídeo abaixo

Os impactos das frutíferas de fora

Mas, o jambeiro é uma invasora exótica na Mata Atlântica e, segundo os expertos no tema, seu cultivo e reprodução carrega já 3 séculos de impactos ambientais. Verdade que não é a única – nesse mesmo rol estão o abacate, a jaca, diversos limões e mais uma infinidade de frutas e árvores que estamos acostumados a ter no nosso horizonte.

Agora, se você se interessa, particularmente, para este aspecto da questão do jambo, te recomendo a leitura deste trabalho científico aqui.

Talvez te interesse ler também:

GRUMIXAMA: USOS, BENEFÍCIOS E CULTIVO

FOLHA DE PITANGA – CHÁ E ÓLEO: USOS E BENEFÍCIOS

JAMELÃO → A FRUTA COM SURPREENDENTES PROPRIEDADES DE CURA!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Mailson
    Publicado em 20/03/2021 às 10:01 pm [+]

    Hoje eu estava lendo sobre a planta jambo e consta no texto que as sementes do jambo amarelo são muito venenosas. Uma quantidade desconhecida de ácido cianídrico foi encontrada nas raízes, caules e folhas. Além disso, um alcalóide, a jambosina, foi encontrado na casca da árvore e nas raízes, e as raízes são consideradas venenosas.

    Alguém sabe me informar se essa informação procede? Isso me deixou intrigado, eu preciso muito dessa informação.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...