ARGILA VERDE → 10 Usos Para Sua Beleza e Saúde!


Argila verde é um material natural que, em função da sua pureza, tem uso consagrado na dermatologia e tratamentos alternativos. Desde tempos muito antigos o uso da argila entra, nas medicinas populares, como envoltório ou emplastro, para tratar contusões, feridas ou entorses, no alívio da irritação cutânea e da dor nas articulações.

O que é argila verde?

Toda argila é um material natural, mineral, uma lama de origem vulcânica muito antiga, derivada do acúmulo de alguns minerais específicos chamados feldspatos. As argilas ainda contêm ferro, alumínio, boro, potássio, cálcio e enxofre.

Na argila verde predomina um mineral de cor verde, a montmorilonita que é rica em óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. As argilas verdes possuem pH neutro e ação absorvente.

10 usos específicos da argila verde

Máscara Facial

Argila verde é adequada para peles normais a oleosas. Para fazer a máscara de argila você vai umedecer a argila seca, misturando até conseguir uma consistência boa para passar no rosto com um pincel facial

Dependendo do tipo de pele que você tenha, poderá misturar suco de limão (pelo oleosa e manchada), óleo de lavanda (para pele normal) ou óleo de semente de uva, caso tenha a pele mista ou com partes secas.

Deixe agir por até 20 minutos, ou até a argila secar e lave abundantemente com água na temperatura ambiente. Pode usar uma vez por semana. O objetivo é manter a pele limpa em profundidade pela absorção de gorduras e células mortas que a argila propicia.

Veja também: 4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS

Purificar o organismo com argila verde (uso interno)

A argila verde é um dos remédios mais usados para a purificação do organismo mas, para este efeito, use somente uma argila preparada para a ingestão, que é diferente daquela que se usa para a máscara facial.

O tratamento de purificação interna, ou desintoxicação, consiste em beber, em jejum, um copo de água onde você dissolveu uma colher de café de argila verde. Misture bem a argila na água, deixe assentar (pode preparar na noite anterior) e beba esse remédio durante um mês, pelo menos. A duração total do tratamento dependerá do seu estado de saúde e do acompanhamento terapêutico. Consulte um especialista.

Máscara anticaspa

Misture uma porção de argila verde com água, para obter um creme que te permita espalhar a máscara em todo o couro cabeludo. Embrulhe a cabeça em um saco plástico coberto por uma toalha e deixe por até 30 minutos.

Após este tempo, lave normalmente a cabeça com seu xampu. Este tratamento é bom para quem tem cabelos oleosos. Para cabelos secos, prefira a argila branca, que é menos adstringente do que a verde.

Leia também: CASPA: 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA COMBATÊ-LA

Tratamento anticelulite

A capacidade de absorção da argila verde é muito adequada para os tratamentos anticelulite. Misture o pó de argila verde com água pura de forma a obter um creme que te permita passar nos locais com celulite e manter uma camada razoavelmente grossa sobre a pele. Se quiser, pode misturar nesta máscara um pouco de óleo de bétula, para ajudar na massagem, e algumas gotinhas dos óleos essenciais de gerânio e alecrim, adequados para os tratamentos tópicos dermatológicos que envolvem desintoxicação dos tecidos.

Leia também: ÓLEOS ESSENCIAIS: O QUE SÃO E AS DOSES JUSTAS PARA UMA ÓTIMA UTILIZAÇÃO

argila verde

Tratar dores articulares

Um dos usos das argilas é a redução de dores articulares e processos artríticos ou reumáticos inflamatórios. Para este fim, use uma pasta de argila verde preparada com água quente como emplastro sobre o local a ser tratado. Cubra esse emplastro com uma toalha para prolongar o calor (que também ajuda no tratamento).

Algumas pessoas preferem juntar à argila aquecida um pouco de mel de abelha e azeite de oliva, misturando tudo até obter a consistência desejada (proporções: 1 xícara de argila, meia xícara de água, 1 colher de sopa de mel, e azeite de oliva quanto baste, mexendo com colher de pau até completa homogeneização).

Você também pode preparar essa mistura, sem adição de água (que será juntada só no momento de usar). Aplicar esta pasta nas articulações por 30 a 60 minutos (envolva a articulação com filme plástico, sobre a pasta de argila, e coloque uma proteção de meia ou toalha, para manter a temperatura. Faça repouso.

Limpeza Facial

Misture 1 colher de chá de argila verde, 1 colher de sopa de gel de aloe, 1 punhado de amêndoas moídas ou amêndoas picadas, 2 gotas de óleo essencial de lavanda e algumas gotas de tônico facial eco-bio, de modo a obter um composto bastante sólido. Momentos antes de usar, misture com água suficiente para conseguir passar no rosto. Essa loção atua como detergente esfoliante leve.

Leia também: ESFOLIANTE CASEIRO: 4 RECEITAS NATURAIS E SIMPLES

Pasta de dente em pó

Argila serve para limpar os dentes. Mas, também nesta receita que dou a seguir para a qual você deverá usar um mixer para bater os seguintes ingredientes: ½ colher de chá de argila verde, 2 colheres de sopa de folhas de sálvia secas, 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (que é muitas vezes um dos principais ingredientes do creme dental comumente à venda).

Você pode incrementar sua pasta de dentes com 5 gotas de óleo essencial de hortelã ou limão.

Esta pasta de dentes, que você pode fazer em casa, tem ação branqueadora e higienizante. Se preferir usar a pasta em creme, misture o pó com um pouco de gel de aloe, na hora de usar.

Leia também: PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

Protetor de unhas e cutículas

Coloque água morna em uma bacia e dissolva duas colheres de sopa de argila verde em pó. Mergulhe as mãos nessa água durante todo o tempo que quiser – vai relaxar as mãos, acalmar a pele, suavizar as cutícula e, de quebra, retirar qualquer dorzinha que você tenha.

Dor de cabeça

Nas enxaquecas e dores de cabeça é muito eficiente um cataplasma de argila verde nas têmporas e testa. Dissolva 2 a 3 colheres de sopa de argila verde em água quente, acrescente algumas gotas de óleo essencial de lavanda ou laranja doce, ambos conhecidos por suas propriedades relaxantes. Pincele na região dolorida e relaxe.

Olhos inflamados

Pálpebras inchadas, olhos irritados. Poluição, cansaço, sono ou dores oculares. Desde que você use uma argila de ótima qualidade (prefira aquela para uso interno), será boa compressa para os olhos – para isso, prepare dois pedaços de gaze estéril, dobradas, e mergulhe cada um em uma solução água e argila verde (proporção: 1 copo de líquido e uma colher de chá de argila – misture bem e deixe assentar por 15 minutos). Pode usar infusão de malva, camomila, rosa branca ou chá chinês. Aplique sobre os olhos até por 3 vezes ao dia.

Leia mais sobre argila e seus usos:

ARGILA BRANCA – PROPRIEDADES MEDICINAIS E FANTÁSTICOS USOS DERMATOLÓGICOS

ARGILA VERDE, ARGILA BRANCA, ARGILA VERMELHA E DE OUTROS TIPOS: INDICAÇÕES E BENEFÍCIOS

ÓLEOS ESSENCIAIS: CONHEÇA AS PRECAUÇÕES DE USO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...