Mutamba: veja todos os benefícios para você


Mutamba, embira ou cabeça-de-negro, é uma árvore alta das florestas nativas do continente americano. Seus frutos são comestíveis, de sabor adocicado, mas é na casca da árvore que se concentram os princípios ativos que fazem desta mais uma interessante planta medicinal.

A mutamba é muito usada para tratamentos cosméticos, especialmente para doenças que atingem o couro cabeludo como caspa e seborreia.

Mas, na medicina popular dos diversos países onde há mutamba está é usada para uma diversidade de curas, por suas propriedades adstringentes, depurativas, cicatrizantes, antissépticas, sudoríferas e desobstruentes do fígado, para tratar:

● Feridas e úlceras

● Problemas de fígado

● Dermatoses

● Bronquite

● Asma

● Tosse e outros males do sistema respiratório

● Queda de cabelo, caspa e seborreia do couro cabeludo.

Todas essas indicações curativas são de uso empírico, consagradas na medicina popular de diversos países porém, sem confirmação científica ou determinação de parâmetros de segurança para dosagens e forma de uso, portanto, como em diversas situações, a opção pelo uso das plantas medicinais é de sua inteira e pessoal escolha e responsabilidade

Chá de mutamba

O chá de mutamba se prepara com a casca da árvore – 1 colher de sopa da casca picada para 1 xícara de água, ferver por 10 minutos, abafar, coar e usar para o fim escolhido.

Especialmente indicado para você:

CASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

10 USOS DIFERENTES PARA A CASCA DE LIMÃO

CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA – PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Nery Ferreira
    Publicado em 30/12/2020 às 12:58 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...