Gergelim: todos os benefícios da semente e do óleo

Gergelim

Mesmo de origem incerta, o gergelim é uma planta incrivelmente benéfica para a saúde que tem sido consumida por variados povos desde a antiguidade. Com sabor inigualável e marcante, o gergelim pode ser consumido diretamente de sua semente ou mesmo do seu óleo.

Por que o gergelim faz bem?

O gergelim é uma planta com propriedades nutricionais incríveis que favorecem o organismo humano. Suas sementes possuem um alto nível de cálcio, magnésio, cobre e manganês, além de minerais e vitaminas. É também riquíssimo em fibras, fósforo, proteínas e zinco.

Benefícios da semente e do óleo de gergelim

Graças a todos os nutrientes e propriedades da semente (e consequentemente do óleo), o gergelim traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Dentre os benefícios da semente do gergelim podemos destacar:

Prevenção de diabetes

A semente de gergelim é capaz de prevenir e combater a diabetes graças ao magnésio. Um estudo publicado no American Journal Of Clinical Nutrition mostrou que o gergelim foi essencial na prevenção desta doença.

Protege a estrutura DNA

Graças ao sesamol presente nas sementes de gergelim, elas se demonstraram capazes de proteger as estruturas de DNA do corpo contra possíveis e danosos efeitos da radiação. Além disso, um estudo mostrou que camundongos que receberam doses de sesamol tiveram suas vidas prolongadas, mesmo após a exposição à radiação.

Previne câncer

Além do magnésio que também auxilia na prevenção do câncer, o gergelim possui um componente natural anticâncer chamado fitato. Comprovadamente, através de estudos, riscos de tumores caem cerca de 12% através da ingestão do magnésio presente no gergelim.

Melhora a saúde do coração

O óleo da semente de gergelim é um excelente aliado na prevenção de lesões ateroscleróticas, pois possui compostos anti-inflamatórios e antioxidantes que trazem estes benefícios para a saúde.

Melhora o sistema respiratório

Ainda devido a magnésio, o gergelim (em todas as suas formas) é capaz de prevenir doenças respiratórias, como a asma. É também responsável por impedir espasmos das vias respiratórias.

Alivia a artrite

O cobre presente no gergelim tem papel fundamental no alívio de dores da artrite, isso porque é um antioxidante e anti-inflamatório enzimático, fazendo com que a inflamação, inchaço e dores da artrite reduzam.

setaLeia também: DOR NAS ARTICULAÇÕES: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS

Melhora a saúde da pele e a saúde bucal

A produção de colágeno da pele é incrementada graças ao zinco presente no gergelim, garantindo aspectos de jovialidade e saúde para quem o consome. Além disso, as sementes de gergelim tem um papel fundamental na remoção de placas bacterianas da boca, sendo então um aliado indispensável para a saúde bucal.

Gergelim reduz a pressão arterial

O magnésio presente no gergelim é o responsável por reduzir a pressão arterial, garantindo assim a prevenção de complicações mais sérias como um possível ataque cardíaco ou variações de doenças que se abatem sobre esse sistema.

setaLeia também: PRESSÃO ALTA: SINTOMAS, CAUSAS E REMÉDIOS NATURAIS

Essencial para dieta vegetariana

O gergelim é um complemento ideal para dietas vegetarianas ou mesmo veganas. Isso é dito pois um simples punhado de gergelim possui enormes quantidades de proteínas necessárias para o corpo humano, sendo então muito recomendado para quem pratica segue estas dietas.

setaLeia também: DIETAS VEGETARIANA E VEGANA: COMO GARANTIR TODAS AS PROTEÍNAS NECESSÁRIAS

Recomendações gerais do gergelim

Como vimos, a semente e o óleo do gergelim podem trazer variados benefícios para nossa saúde. No entanto, é importante ter em mente que uma dieta só será saudável se for balanceada e orientada por um profissional de saúde alimentar, como um nutricionista. Portanto, antes de optar por realizar uma dieta que contenha gergelim, é necessário consultar um médico. Há contraindicações de casos raros de alergias ao gergelim, portanto a opinião do profissional de saúde é muito importante antes de seu consumo.

Especialmente indicado para você:

seta15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA

setaÓLEO DE RÍCINO: DIVERSOS USOS PARA CABELOS E PELE

setaCHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA