Chá de Sálvia: 15 Benefícios para a Saúde, Contraindicações e Como Preparar


Chá de Sávia, uma bebida gostosa e cheia de benefícios para você variar o cardápio do chá da tarde. Conheça seus usos medicinais, suas contraindicações e veja como fazer este chá

A Sálvia veio do Sul da Europa e já é utilizada na medicina tradicional há séculos, bem como na culinária. O chá de sálvia traz diversos benefícios para a saúde, como os listados a seguir.

15 Beneficios do Chá de Sálvia

  1. Trata problemas digestivos, como inchaço, diarreia e azia.
  2. Alivia cólicas menstruais.
  3. Trata depressão, insônia e perda de memória.
  4. É muito utilizado contra resfriados fortes, garganta inflamada e tosse.
  5. Ameniza o calor e a sudorese advindos da menopausa.
  6. Trata a mucosite oral, que é uma das principais complicações vindas do tratamento contra o câncer. O revestimento da boca rompe e se formam dolorosas feridas. Estudos indicam que usar o chá para enxaguar a boca alivia a mucosite e a incidência da mesma se torna menor.
  7. Usado para enxaguar os cabelos, pode estimular o crescimento.
  8. Auxilia na redução do colesterol alto. O consumo regular do chá de sálvia além de reduzir o colesterol ruim, também regula os níveis totais de colesterol.
  9. Auxilia na perda de peso.
  10. Estimula o funcionamento cerebral melhorando a memória e a concentração, e também elimina desordens cognitivas que podem aparecer, incluindo Alzheimer e demência.
  11. Fortalece o sistema imunológico.
  12. Fortalece os ossos.
  13. Cura eczemas, psoríases e acne, com uso tópico regular.
  14. Contem extratos e substâncias similares aos dos remédios usados para controlar diabetes. Dessa forma o chá de sálvia inibe e regula a liberação da glicose estocada no fígado, prevenindo oscilações de açúcar no sangue.
  15. Tem efeitos antioxidantes que limpam os radicais livres do organismo e outras toxinas como fumaça e pesticidas, esses efeitos previnem o envelhecimento precoce, o câncer e doenças cadíacas.

Efeitos colaterais

Por ser regularmente utilizada na cozinha, pode parecer que a sálvia não apresenta contraindicações, mas isso não é verdade. A sálvia contém tujona e cânfora, compostos que podem ser perigosos se consumidos em grande quantidade.

Alguns dos efeitos colaterais inclusos são convulsões e danos no fígado. É sábio manter o consumo em um copo por dia, e ter em mente que os níveis de cânfora e tujona dependerão da variedade, do processo de fabricação e do preparo.

Contraindicações do chá de sálvia

Mulheres grávidas não devem consumir sálvia, pois a tujona pode causar contrações uterinas.

Apesar de o chá de sálvia ser recomendado para diminuir o nível de leite materno em mães lidando com superprodução, devido à tujona, lactantes devem evitá-lo ou consultar um médico antes de utilizá-lo.

Existe uma preocupação de que a sálvia tenha efeitos similares ao estrogênio, ao que pessoas com sensibilidade a hormônios não devem consumi-la.

Concluindo, tomar o chá de vez em quando ou em situações específicas como resfriados e dor de garganta, pode melhorar sua saúde e fortalecer seu sistema imunológico, te manter hidratado e aumentar sua ingestão de antioxidantes, mas assegure-se de evitar o consumo exagerado, devido ao seu teor de tujona e cânfora.

Como preparar chá de sálvia

O chá de sálvia é um chá herbal muito fácil de fazer. Basta colocar um copo de água fervente sobre uma colher de sopa de folhas de sálvia e deixar em infusão, depois é só coar e está pronto para o consumo.

Por seu sabor agradável, não precisa ser adoçado mas, colocar umas gostas de limão cria uma versão mais refinada e deliciosa deste chá.

É uma bebida livre de cafeína e pode ser tomada quente ou fria, de acordo com o seu gosto pessoal.

Talvez te interesse ler também:

SÁLVIA – A PLANTA AMIGA DAS MULHERES

A RECEITA DO ELIXIR DE ALECRIM E SÁLVIA: CONTRA ESTRESSE E PERDA DE MEMÓRIA

INFUSÃO DE SÁLVIA, LOURO, CANELA E LIMÃO – UMA RECEITA BOA PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Odete Do Carmo Pelegrino Ferreira
    Publicado em 18/01/2022 às 1:03 pm [+]

    Quero mas receita naturais


  2. Daia Florios
    Publicado em 19/01/2022 às 12:21 pm [+]

    Oi Odete, sobre receitas naturais,

    leia mais aqui: https://www.greenme.com.br/category/consumir/usos-beneficios/
    aqui: https://www.greenme.com.br/category/consumir/remedios-caseiros/
    e aqui: https://www.greenme.com.br/category/alimentar-se/receitas-saudaveis/

    Siga nossas redes socias -> https://www.instagram.com/greenmebrasil/ e https://www.facebook.com/greenMe.com.br

    OBRIGADA <3


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...