Papoula – usos e benefícios na medicina popular


Papoulas são flores anuais da família Papaveraceae, naturais dos campos do Oriente Médio e sul da Europa. Conheça as diferentes variedades e seus usos medicinais e culinários.

Uma das variedades de papoula, a Papaver somniferum de cujo látex se extrai o ópio. As pétalas e sementes da papoula são usadas na culinária mediterrânea, asiática, turca e báltica.

papaver somniferum

Porém, a papoula comum que abunda nos campos de trigo, avermelhando no meio do trigo dourado, é a Papaver rhoeas ou como também é conhecida, Papaver strigosum, Papaver commutatum), cujas sementes, comestíveis, podem permanecer inativas no solo até 80 anos e ressurgirem em flores vermelhas brilhantes.

A Papaver somniferum e a P. rhoeas são usadas na medicina desde a Grécia antiga como sedativa. Mas, seu uso é perigoso pois causa dependência. Na Europa também se usava o ópio em um remédio muito antigo, láudano, suco concentrado de papoula que, segundo seu criador, Paracelso, um médico e alquimista, curava muitas doenças e até rejuvenescia. Em 1803 os alcalóides da papoula foram isolados, no ópio, e criado um cristal poderoso, a morfina. No látex maduro da papoula existem os seguintes alcalóides: morfina, codeína, papaverina e tebaína.

A Papaver somniferum é cultivada em larga escala para a produção de medicamentos opiáceos, principalmente na Índia, Tâsmania e Turquia e pretende-se estender esta cultura para o Afeganistão. Os opiáceos à base de morfina são considerados medicamentos essenciais pela Organização Mundial de Saúde por sua eficácia em aliviar a dor forte.

Cápsula madura de látex da Papaver somniferum

opium pod cut to demonstrate fluid extraction

Campo de Papaver somniferum na Tasmania

opium by smallbrownfish

Os povos que têm papoula em seus campos – europeus e asiáticos – costumam usar esta planta para tratar sintomas de ansiedade e estresse, pelo seu conteúdo em papaverina e morfina; tosses, asmas e bronquites, pelo seu conteúdo em codeína; dor de dentes e outras necessidades de antiinflamatório, sudorese e analgesia. Para conhecer mais detalhes sobre o uso medicinal popular, leia aqui.

Leia mais:

REMÉDIOS CASEIROS SIMPLES E EFICAZES CONTRA A ANSIEDADE

EFEITOS DO ESTRESSE NO CORPO HUMANO

As indicações de uso para a papoula são:

círculo verde INFUSÃO: uma xícara de água e 6 ou 8 pétalas de papoula. Beber até 3 xícaras ao dia;

círculo verde XAROPE: infusão de 170 ml de água e 10g de pétalas secas por 5 minutos, coa-se e acrescenta-se 340g de açúcar mascavo. Indicadas de duas a quatro colheres de sobremesa antes de dormir.

círculo verde DECOCÇÃO: Apesar de os efeitos dos frutos da papoula serem semelhantes aos das pétalas, neles se encontram maior concentração de ativos. Devem ser colhidos enquanto verdes. A decocção é preparada com 2 ou 3 cápsulas (frutos) em 100ml de água e devem ser tomadas algumas colheres de sopa antes de dormir.

Na culinária, as pétalas são comidas cruas, em saladas e suas sementes, usadas como condimento em receitas étnicas (tem sabor a nozes) ou cobertura de pães e bolos. Leia mais aqui e saiba que, apesar de não se registrar toxicidade no consumo das sementes de papoula, ou em suas pétalas, caso você as ingira e faça um exame de opiáceos, é muito provável que dê positivo pois, em toda a planta há algum nível dos alcaloides que já mencionamos.

Bolo de rolo com sementes de papoula, tradicional da Polônia

makowiec

No Brasil é proibida a comercialização de semente de papoula.

Especialmente indicado para você:

O USO DA KAVA-KAVA CONTRA ANSIEDADE, SEUS BENEFÍCIOS E RISCOS

ALCAÇUZ, RAIZ DOCE QUE CURA DE ANSIEDADE A PROBLEMAS DE MENOPAUSA

DAMIANA: ERVA BOA PARA TRATAR ANSIEDADE

Fonte: plantasmedicinaisefitoterapia.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...