Cardamomo: como usar, propriedades e contraindicações


O cardamomo, Elettaria cardamomum, é um condimento indiano, as sementes da planta que o originam. Tem um sabor perfumado e ardido, muito peculiar e é excelente para tratar problemas digestivos.

Esta especiaria é usada como medicinal nas tradicionais medicinas orientais, com especial ênfase da Ayurveda, onde é considerado um agente equilibrador dos 3 doshas principais (ressalva-se, no entanto, que aquelas pessoas que são, prioritariamente Pitta, e que devem baixar o fogo do seu dosha, deverão consumir menos cardamomo do que as que são Vatta ou Kafa.

Este condimento entra também na culinária indiana, tanto em pratos doces como salgados, principalmente como aromatizante.

Também se acrescenta cardamomo para melhorar o sabor de alguns medicamentos sendo que, suas funções digestivas e estimulantes são muito bem vindas pela sutileza em que atuam. É efetivo para melhorar o hálito bucal, tratar dificuldades das gengivas e dar um ânimo especial por seu poder estimulante, leve e sutil.

Qualidades medicinais do cardamomo

O uso do cardamomo nas medicinas populares e tradicionais, assim como na homeopatia e fitoterapia, tem por objetivo tratar alguns desconfortos digestivos e intestinais, gases, dilatação do abdômen.

REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

O seu óleo é analgésico, aliviando cólicas e gases e ajudando na mitigação de enjoos e indigestão. O óleo de cardamomo, usado externamente em massagens e compressas, aquece levemente a região tratada.

10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

O uso do óleo essencial pode ser feito externamente, em compressas e banhos mas, internamente, requer de acompanhamento médico, como todo óleo essencial.

As sementes de cardamomo, normalmente, são usadas trituradas finamente para pulverização em alimentos ou, fervidas para chá. Também se usa a tintura alcoólica de cardamomo, que preserva as propriedades curativas.

Cardamomo tem bom efeito em problemas de garganta e peito, devido à sua ação levemente aquecedora e antisséptica. No caso pode-se usar não só as sementes como também as vagens que as contêm, em gargarejos, chás e inalações, para garganta inflamada, asma e bronquite.

Esta planta tem fama de ser um tônico masculino, afrodisíaco, pelos compostos androgênicos contidos em suas sementes.

TRÍBULUS TERRESTRIS – PARA DISTÚRBIOS SEXUAIS DO HOMEM E DA MULHER

cardamomo 2

Algumas contraindicações

O extrato fluído de cardamomo, encontrado à venda no comércio, é bastante forte e pode dar reações como vômitos. Recomenda-se seu uso somente com acompanhamento médico.

Não se recomenda se uso para grávidas ou lactentes.

PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ:SERÁ QUE VOCÊ ESTÁ GRÁVIDA?

Como usar o cardamomo

Normalmente se aconselha o uso de até 3 sementes secas de cardamomo, trituradas, para cada xícara de água. Ferver por 10 minutos e abafar. Tomar em seguida após as refeições. Também se pode fazer um macerado em vinho (1 litro) com 20 sementes de cardamomo, por 15 dias. Esta “garrafada” se usará assim: beber um cálice após as principais refeições. Outra maneira de se usar cardamomo é misturá-lo ao café (uma semente de cardamomo na sua xícara de café quente vai aromatizá-lo e, ao mesmo tempo, melhorar sua digestibilidade.

Para os diversos usos curativos, o cardamomo combina bem com outras ervas como camomila, canela, erva-doce e gengibre.

Especialmente indicados para você:

5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER

ESPECIARIAS PICANTES: UM ELIXIR DA VIDA GRAÇAS À CAPSAICINA QUE BLOQUEIA A DOR

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

10 MATOS COMESTÍVEIS PARA VOCÊ CONHECER E SE BENEFICIAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...