Chá de hibisco: benefícios, contraindicações e como fazer

Chá de hibisco

O chá de hibisco é uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa.

Ele tem se tornado o mais novo aliado de quem quer emagrecer, devido às suas propriedades capazes de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada com exercícios físicos regulares, além de diminuir a gordura abdominal e dos quadris, pela sua ação diurética.

O chá de hibisco também tem um sabor mais agradável que os do chá preto e chá verde, pois tem um toque de framboesa.

A flor de hibisco utilizada para preparar o chá não é a flor ornamental vista em jardins e vasos. Certifique-se disso no momento da compra, verificando o nome científico da planta no rótulo.

Para que os benefícios do chá de hibisco sejam alcançados, deve-se saber como prepará-lo corretamente, para não perder as suas propriedades mais importantes.

Benefícios do chá de hibisco

A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, tais como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, impedindo que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos, e anular a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são importantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Esses mesmos flavonoides também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL) e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).

Além de todos esses benefícios, o chá de hibisco diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea, já que contém vitamina C. Outras vitaminas também estão presentes em sua composição, como a vitamina B1 e a vitamina B2.

Contraindicações

Não exagere no consumo do chá, pois pode causar intoxicação. Consulte seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência.

Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.

O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio.

O chá de hibisco é um auxiliar do emagrecimento. É preciso que você tenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável.

Como preparar o chá de hibisco?

A maneira correta de como preparar o chá de hibisco, sem correr o risco de perder as suas propriedades, é através da infusão dos cálices do botão seco da flor. Opte por consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

Confira, a seguir, duas receitas:

Chá de hibisco com gengibre e limão-siciliano

Ingredientes

1 colher (sopa) de hibisco
1 colher (sopa) de chá mate
1 pedaço de gengibre
1/2 limão siciliano

Modo de preparo

Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250ml de água.
Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte.
Deixe tampado durante 5 minutos.
No momento de tomar, esprema meio limão.
Se necessário, adoce com mel.

Chá de hibisco com canela e gengibre

Ingredientes

1 xícara (chá) de água filtrada
2 colheres (chá) de hibisco
1 unidade de canela em pau
1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de preparo

Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre. Tampar por 5 minutos e coar. Servir em seguida.

Leia também:

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

CHÁS EMAGRECEDORES: NATURAIS E EFICIENTES

Fonte: diadesaudemundoboaformagntclinicatrinutrix