Chá De Hibisco → Benefícios, Contraindicações e Como Fazer


O chá de hibisco é uma infusão preparada com a parte do cálice do botão seco de uma flor chamada Hibiscus Sabdariffa.

Ele tem se tornado o mais novo aliado de quem quer emagrecer, devido às suas propriedades capazes de potencializar os resultados de uma dieta bem regrada com exercícios físicos regulares, além de diminuir a gordura abdominal e dos quadris, pela sua ação diurética.

O chá de hibisco também tem um sabor mais agradável que os do chá preto e chá verde, pois tem um toque de framboesa.

A flor de hibisco utilizada para preparar o chá não é a flor ornamental vista em jardins e vasos. Certifique-se disso no momento da compra, verificando o nome científico da planta no rótulo.

Para que os benefícios do chá de hibisco sejam alcançados, deve-se saber como prepará-lo corretamente, para não perder as suas propriedades mais importantes.

BENEFÍCIOS DO CHÁ DE HIBISCO

A flor de hibisco tem diversos benefícios para a saúde, tais como: controlar os níveis de colesterol, regular a pressão arterial, facilitar a digestão, impedindo que parte do carboidrato e da gordura dos alimentos sejam absorvidos, e anular a ação do hormônio antidiurético presente nos rins.

Emagrecedor

Por ajudar a acelerar o metabolismo, um dos usos mais populares do chá de hibisco é voltado à perda de peso.

Com grande quantidade de flavonoides e ácidos orgânicos, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, o chá de hibisco estimula a queima de gordura corporal, previne a retenção de líquidos, facilita a digestão e regulariza o intestino, contribuindo para a perda de peso. Essas mesmas substâncias ajudam o corpo a se desfazer das toxinas, as grandes vilãs do emagrecimento.

Dois flavonoides são importantes para quem deseja perder peso: a quercetina, que proporciona a ação diurética, e a antocianina, que evita o acúmulo de gordura. Esses mesmos flavonoides também ajudam a aumentar o “colesterol bom” (HDL) e a diminuir o “colesterol ruim” (LDL).

Redução de colesterol

Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol. Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis do colesterol ruim, protegendo a saúde das doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos do corpo.

Contra as doenças do fígado

Ainda devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir uma proteção a mais para o fígado. Isso pode ser afirmado pois os antioxidantes ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo. Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.

Anti-inflamatório e antibacteriano

Por ser rico em ácido ascórbico (a famosa vitamina C), o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo. Portanto, o consumo balanceado do chá de hibisco irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.

Para o equilíbrio hormonal: contra os sintomas menstruais e de TPM

O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.

cha hibisco 2

Chá de hibisco é antidepressivo

Por possuir diversas vitaminas e minerais (como flavonoides), o chá de hibisco é um conhecido antidepressivo natural da medicina. O seu consumo regulado irá ajudar efetivamente na redução dos sintomas de depressão e também ansiedade, ajudando a relaxar a mente e também o corpo.

Controle da pressão arterial pelo chá de hibisco

Um relatório publicado em 2008 pela American Heart Association mostra que o chá de hibisco é um poderoso agente na redução da pressão arterial em adultos hipertensos. Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco será capaz de auxiliar e ajudar aqueles que sofrem com alta pressão constante, caracterizados pelo quadro de hipertensão.

Chá de hibisco é bom para a digestão

Por incrementar o funcionamento do intestino o chá de hibisco também pode auxiliar na digestão, facilitando que o organismo seja capaz de digerir e eliminar os alimentos rapidamente. Portanto é um bom chá para ser tomado após as refeições além da ajuda na perda de peso já mencionada acima.

CONTRAINDICAÇÕES

Não exagere no consumo do chá, pois pode causar intoxicação. Consulte seu médico ou nutricionista antes de começar a tomá-lo com frequência.

Por seu efeito diurético, o excesso do consumo de chá de hibisco pode levar à eliminação excessiva de eletrólitos importantes, como o sódio e o potássio.

O chá de hibisco é contraindicado para gestantes e mulheres que desejam engravidar, uma vez que pode afetar a fertilidade e os hormônios femininos, em especial o estrogênio.

O chá de hibisco é um auxiliar do emagrecimento. É preciso que você tenha uma alimentação balanceada e pratique atividades físicas para conseguir um emagrecimento efetivo e saudável.

COMO PREPARAR O CHÁ DE HIBISCO?

cha.hibisco 3

A maneira correta de como preparar o chá de hibisco, sem correr o risco de perder as suas propriedades, é através da infusão dos cálices do botão seco da flor. Opte por consumi-lo in natura, ou seja, sem estar triturado como nos saquinhos de chá industrializados.

Confira, a seguir, duas receitas:

Chá de hibisco com gengibre e limão-siciliano

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de hibisco
  • 1 colher (sopa) de chá mate
  • 1 pedaço de gengibre
  • 1/2 limão siciliano

Modo de preparo

  1. Ferva o gengibre ralado durante 8 minutos em 250ml de água
  2. Após esse tempo, desligue o fogo e acrescente o hibisco e o chá matte
  3. Deixe tampado durante 5 minutos
  4. No momento de tomar, esprema meio limão
  5. Se necessário, adoce com mel

Chá de hibisco com canela e gengibre

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 2 colheres (chá) de hibisco
  • 1 unidade de canela em pau
  • 1 colher (chá) de lascas de gengibre

Modo de preparo

  1. Ferver a água. Em uma xícara colocar o hibisco, a canela e o gengibre
  2. Tampar por 5 minutos e coar
  3. Servir em seguida

Talvez te interesse ler também:

CAMOMILA: 10 BENEFÍCIOS COMPROVADOS CIENTIFICAMENTE

CHÁS EMAGRECEDORES: NATURAIS E EFICIENTES

HIBISCO: COMO TINGIR O CABELO DE VERMELHO USANDO ERVAS NATURAIS

CHÁ VERMELHO EMAGRECE? SIM, MAS QUANTO CONSUMIR?

Fonte: diadesaude, mundoboaforma, gnt, clinicatrinutrix, WebMed e Organic Facts




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...