Tapioca: propriedades, usos, índice glicêmico e valores nutricionais


A iguaria de origem indígena e típica do Brasil é feita com a fécula da mandioca. Fécula é a substância farinácea extraída de tubérculos, raízes ou grãos ricos em amido (o carboidrato mais comum na alimentação humana).

O termo tapioca pode se referir seja à farinha que ao prato obtido a partir desta. A farinha da tapioca é uma farinha muito delicada para o intestino e não contém glúten. Vejamos quais são as suas propriedades e os seus valores nutricionais.

Valores nutricionais da farinha de tapioca

100 gramas de farinha de tapioca contêm:

89g de carboidratos; 0,9g de fibra alimentar, 3,3g de açúcares e 360 calorias.

20 mg de potássio, 1 mg de ferro, 12 mg de cálcio, 12 mg de fósforo e 0,1 mg de riboflavina.

A farinha de tapioca é pobre em lípidos que representam apenas 0,2% do produto (100 g), enquanto que as proteínas constituem 0,6%.

Propriedades da farinha de tapioca

A farinha da tapioca não contém glúten nem gordura, é leve e facilmente digerível, ideal para pessoas que têm problemas de digestão, dores de estômago ou problemas intestinais, assim como para os portadores de doença celíaca. Por conter um alto índice glicêmico, o seu consumo é ideal para atletas.

Usos da farinha de tapioca

sarolho e malcasado

Sarolho e malcasado. Fonte foto: wikipedia

Ingrediente muito usado na nossa culinária, principalmente no Norte e Nordeste, onde se fazem beijus de todos os tipos, bolinhos e pudins como o cuscuz de tapioca, o sarolho e o malcasado, embora a receita mais popularmente conhecida seja a tapioca na chapa, ou de frigideira, recheada principalmente com coco ou queijo coalho.

Aquela farinha para tapioca que a gente compra no supermercado geralmente contém conservantes. Dá para fazer a farinha da tapioca usando apenas o polvilho (doce ou azedo mas o doce tem um sabor mais neutro que fica bom com tudo) e um pouco de água com uma piadinha de sal. Veja a receita no link abaixo:

Leia também: COMO FAZER TAPIOCA?

Índice glicêmico e contraindicações da tapioca

O consumo da farinha de tapioca não tem contraindicações particulares. Os diabéticos devem levar em conta porém que o seu índice glicêmico é alto, ainda que mais baixo que o do pão, e devem perguntar ao seu médico sobre o consumo de tapioca.

Talvez te interesse ler também:

BROWNIE DE TAPIOCA

BISCOITO DE POLVILHO AZEDO – ANTIGA RECEITA MINEIRA QUE PAULISTA ADORA

RECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...