Alguns bons usos da borra de café para a manutenção da sua beleza

borra-de-cafe-para-beleza

Ontem escrevi sobre o uso da borra do cafezinho de todo o dia para a limpeza da casa. Mas a borra de café tem tantas utilidades que, lá vai mais um artigo sobre seus usos e benefícios. Vamos falar agora do bom uso da borra de café na manutenção da sua beleza corporal.

Os componentes da borra de café têm tudo a ver com o uso desta para tratamentos cosméticos. É que a borra de café tem fitoquinonas, antioxidantes específicos, cafeína e também, claro, a sua granulação e consistência que servem como abrasivo físico (de peles e de madeira, móveis, e é por isso que se pode usar tanto para tirar manchas e riscos em móveis de madeira escura quanto para amenizar linhas de expressão e fazer a esfoliação semanal da sua pele.

As qualidades dermatológicas da borra do café promovem o rejuvenescimento da pele, regeneração celular, clareamento e estimulação sanguínea. No rosto e corpo, o uso da borra de café em máscaras ou cremes, ajuda a eliminar olheiras, reduzir manchas e eliminar impurezas. Veja em detalhes, abaixo, como fazer em cada caso:

 

Bons usos da borra do café para manter sua pele

 

1. Para reduzir a celulite

Dá ótimo resultado uma massagem nas regiões congestionadas pela celulite com um óleo à base de borra de café e óleo de amêndoas doces. Basta misturar num pote e buscar a consistência que mais lhe agrada. O óleo de amêndoas é muito benéfico para o restabelecimento da pele, ajudando na manutenção da água das células epiteliais. Mas, você também poderá usar azeite de oliva, ou outro óleo de sua preferência, ou até, misturar a borra de café em um creme hidrante de seu gosto.

O importante é que seja feita a massagem, em movimentos circulares, e depois a pele seja lavada, enxaguada, para ficar livre dos resíduos do café. Essa massagem, por conta da cafeína da borra de café, causará um aumento de calor na região então, use água morna e depois fria, para terminar seu tratamento. E repita a sessão semanalmente. Ah, não vai adiantar seguir tomando refrigerante, viu?

2. Máscara de borra de café para o rosto

Faça um creme misture 1 clara de ovo batida em neve, 2 colheres de sopa de borra de café, óleo de amêndoa até atingir a consistência desejada, de creme suave, e 1-2 gotinhas de óleo essencial de gerânio e use como máscara para a pele do rosto. Passe a máscara com movimentos circulares suaves. Tome bastante cuidado com a região dos olhos. Deixe repousar por 10 minutos e retire com bastante água fria.

3. Esfoliação do corpo com borra de café e azeite de oliva

Faça um creme misturando uma colher de sopa de borra de café com meia colher de sopa de azeite de oliva, misture bem e esfregue sobre a pele toda, insistindo nos cotovelos, joelhos e planta dos pés, antes de tomar seu banho de chuveiro. Você vai ver, em poucas aplicações, como sua pele reagirá bem a essa esfoliação pois, junto com as propriedades do azeite de oliva juntam-se as propriedades curativas da borra do café.

4. Esfoliação suave do rosto com borra de café e mel

Escolha, para este caso, um café moído mais fino, com menor granulação, e misture a uma colher de sopa de borra, duas colheres de chá de mel de abelhas, até conseguir um creme homogêneo. Com esse creme massageie seu rosto semanalmente, em movimentos suaves, circulares, por cinco minutos e, em seguida, enxague bem com água fria. Evite a área dos olhos. Em seguida à esfoliação e lavagem use seu creme hidratante preferido ou uma das ceras vegetais naturais (eu gosto da cera de manga, para este efeito).

 

5. Os cheiros das mãos

A gente cozinha, pica, corta, descasca, cebola, alho, e tudo o mais, e fica com os cheiros, fortes nas mãos mas, para resolver essa situação, vale esfregar as mãos com um pouquinho de borra de café antes de lavá-las.

Uma das boas vantagens de se usar os resíduos alimentares como a borra de café, para seus cremes de beleza é que você evitará o uso de cremes esfoliantes industrializados que, em sua maioria, contêm micropellets de plásticos, muito prejudiciais ao meio ambiente. Leia mais sobre o violento impacto dos microplásticos na natureza, onde já ocupam significativo lugar nas nossa cadeia alimentar e promovem contaminações nos animais.

 Leia também:

setaREUTILIZE A BORRA DE CAFÉ NA SUA CASA, DE 9 MANEIRAS DIFERENTES

setaMANCHAS NA PELE: 10 TRUQUES E REMÉDIOS NATURAIS

setaFAÇA VOCÊ MESMO PRODUTOS DE BELEZA USANDO CASCAS DE FRUTAS