Orégano é bom para quê? 8 usos para problemas comuns

orégano

Orégano, ou orégão, é a espécie Origanum vulgare, de origem asiática e mediterrânica cujo nome, de origem grega, quer dizer “alegria da montanha”. 

Um arbusto baixo, resistente a sol, vento e falta de chuva, agreste, que dá folhas miúdas e flores rosadas ou lilás, muito usado na culinária mediterrânica junto com tomate, nas pizzas, nas sopas camponesas, no pão, enfim, tem sempre orégano nas mesas de portugueses, espanhóis, italianos e gregos.

Mais, esta erva é usada, desde a antiguidade, na medicina popular de várias regiões, para problemas digestivos, respiratórios, nervosos, tanto em chás, como em banhos e unguentos.

Conheça abaixo alguns desses usos consagrados desde muito tempo e, experimente.

 

Usos consagrados do orégano na medicina popular


Faça um chá com folhas de orégano, frescas ou secas, e tome sempre que sentir algum dos incômodos abaixo mencionados. Não aconselhamos o uso de gotas do seu óleo essencial para uso interno. Os óleos essenciais são demasiadamente concentrados e podem ocasionar efeitos não desejados, em muitas pessoas.

Os chás de ervas frescas são sempre à razão de um punhado de folhas frescas para um litro de água fervente. Os chás de ervas secas devem ser usados em menor proporção (uma colher de sopa para cada litro de água fervente) pois tornam-se mais concentrados seus efeitos ativos.

1. Resfriado

Quando o resfriado começar, aquela dorzinha de garganta chata picando, o nariz querendo espirrar, tome chá de orégano, ou bata folhas de orégano com o suco de sua preferência. O orégano é antisséptico potente e limpa as vias respiratórias. Você pode tomar até 3 xícaras do chá, ao dia, por até 7 dias.

2. Congestão nasal

O orégano também atua como anti-histamínico reduzindo os sintomas da rinite e sinusite. No caso, tome o chá, como descrito acima mas também faça inalação dos vapores do orégano.

3. Gripe

Gripe é viral mas o orégano também tem propriedades antivirais que ajudam a sanar os sintomas tipo tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo. Para além do mais, o orégano também tem propriedades analgésicas.

Leia também: setaCURAS E REMÉDIOS NATURAIS PARA GRIPES E RESFRIADOS

4. Cólicas menstruais

Mascar folhas de orégano fresco pode ajudar a reduzir as dores das cólicas menstruais. Para esse caso o chá de orégano também é bem vindo produzindo um alívio rápido das cólicas, aliviar os sintomas da TPM e até os da menopausa..

Leia tambémseta10 TRATAMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS PARA CÓLICAS MENSTRUAIS

5. Parasitas intestinais

O orégano é eficiente na eliminação dos parasitas intestinais por conta do seu conteúdo de timol e carvacrol, existentes no seu óleo essencial.

6. Saúde do coração

O orégano é rico em potássio, substância necessária para o controle da frequência cardíaca e da pressão arterial. Por outro lado, os antioxidantes existentes no orégano ajudam na prevenção das doenças cardíacas e ele também é fonte de ômega 3, portanto, atua como anti-inflamatório reduzindo o risco deste tipo de problema. É recomendado tomar uma xícara de chá de orégano diariamente para melhorar sua saúde cardíaca.

Leia também: setaINFARTO: 20 SINTOMAS QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR

7. Asma

Os componentes do óleo essencial do orégano, carvacrol, timol, flavonoides e terpenos ajudam na limpeza do pulmão e do aparelho respiratório reduzindo a formação de muco e desobstruindo as vias respiratórias. Você pode tomar o chá de orégano e também bater folhas de orégano no liquidificador e tomar uma colher de chá do suco das folhas, que é bem concentrado.

8. Apetite fraco

O orégano é um estimulante do apetite pois tem uma ação relaxante da tensão do estômago. O chá e o banho de oréganos são bem vindos nestes casos e também em casos de indigestão. Para reduzir a flatulência aconselha-se mascar folhas de orégano e usar orégano como tempero, na sua alimentação diária.

Procure conhecer as plantas mais facilmente encontradas na sua região, suas qualidades medicinais, e faça com elas remédios de uso rotineiro evitando assim recorrer a produtos químicos. É o melhor para o seu corpo que, se você aprender a observar, sabe muito bem o que é preciso para manter a saúde. Assim faziam os antigos, devemos reaprender com eles.

Leia também:

setaLAVANDA, ALFAZEMA - ALGUNS USOS CURATIVOS

setaALECRIM, BOM PARA A MEMÓRIA, O BOM HUMOR, A LONGEVIDADE, E NÃO SÓ

setaOS REMÉDIOS CASEIROS MAIS USADOS PELOS BRASILEIROS