Conheça 10 formas de fazer o seu intestino funcionar melhor

constipação

Como resolver o problema da prisão de ventre de uma forma natural ? É possível usar alguns remédios naturais para tentar recuperar a regularidade intestinal e estimular o funcionamento do intestino. 

Para isso, é fundamental consumir alimentos ricos em fibras, que facilitam o trânsito intestinal, acompanhado pelo consumo de água, sempre preferível a refrigerantes e bebidas açucaradas. Aprenda como a fazer o seu intestino funcionar melhor seguindo as dicas abaixo:

1 ) Água

O consumo de água é essencial para o bom funcionamento do organismo. Ela contribui para o transporte de toxinas ao longo do intestino e para fora do corpo. Por essa razão, recomenda-se beber pelo menos dois litros de água por dia, mesmo se você não estiver com sede.

2) Linhaça

Sementes de linhaça

Um remédio natural contra a prisão de ventre e útil para facilitar o trânsito intestinal é o consumo, uma vez por dia, de duas colheres de sopa de sementes de linhaça inteiras. Imediatamente após, beba um copo de água morna ou em temperatura ambiente, pois a mucilagem de linhaça funciona como emoliente para as paredes intestinais.

3) Figo da Índia

figo da índia

O figo da Índia é considerado um laxante e um remédio natural para a constipação. Pode ser consumido fresco, depois de ser cuidadosamente descascado, ou como resultado da sua secagem ao sol. Sua mucilagem promove o trânsito intestinal e suas pequenas sementes se comportam de um modo semelhante às fibras vegetais, contribuindo para a limpeza do intestino.

4) Ameixas

ameixas

As ameixas são, provavelmente, o mais conhecido remédio laxante natural, na sua versão fresca e especialmente na forma seca. Elas não só ajudam a melhorar a constipação, mas também regulam o colesterol, o risco de cancro e de doença cardíaca. São ricas em vitamina A e potássio.

5) Água de coco

água de coco

A água de coco é considerada um laxante eficaz útil em caso de prisão de ventre. Ela também ajuda a digestão e a limpeza do trato urinário. Ajuda a diminuir os níveis de colesterol e previne o aparecimento da aterosclerose. Ela reduz, ainda, a pressão no olho e os riscos de glaucoma e ajuda a promover os movimentos peristálticos e a regularidade intestinal.

6) Legumes

legumes

As leguminosas são completamente livres de colesterol, mas, ao mesmo tempo, particularmente ricas em fibras úteis, que facilitam o bom funcionamento do intestino. É importante combinar o consumo de legumes ao de cereais, especialmente inteiros, para que você possa obter todos os aminoácidos necessários para o organismo.

7) Aloe vera

babosa

A aloe vera é uma das plantas medicinais mais utilizadas para a proteção da saúde ao longo dos séculos. O teor de gel nas suas folhas tem sido empregado para o tratamento de feridas e problemas de pele, mas também por seu efeito laxativo. O sumo de aloe vera desempenha um efeito protetor contra o intestino, normaliza secreções intestinais e é útil no caso de prisão de ventre.

Leia também: seta TUDO SOBRE A BABOSA: BENEFÍCIOS, CONTRAINDICAÇÕES E 15 USOS

8) Frutas secas

fruta seca

O fruto seco é rico em fibras e, por conseguinte, é útil no caso de prisão de ventre. Um efeito emoliente contra o intestino pode ser feito a partir das amêndoas e óleo de amêndoas doces, adequado para uso alimentar. As amêndoas são também ricas em cálcio e, por essa razão, o seu consumo é indicado diariamente, e é uma das principais fontes vegetais de ômega 3.

9) Atividade Física

correr ou caminhar

Além de seguir uma dieta saudável, rica em água e fibras, o exercício é um ingrediente importante no tratamento e na prevenção da constipação. De acordo com especialistas, mantê-lo em movimento e evitar o sedentarismo contribuem para regularizar a atividade intestinal e promover o bom funcionamento dos intestinos. A atividade física deve ser realizada regularmente.

Leia também: seta OMS: TEMOS QUE FAZER PELO MENOS 20 MINUTOS DE ATIVIDADE FÍSICA POR DIA

10) Beterraba

Juntamente com outros legumes, assim como a couve, contribui para promover a mobilidade intestinal. Nos casos de constipação crônica, você pode consumir a beterraba cozida, até mesmo diariamente, no valor de 100-150 gramas. Também é um diurético e é rica em ácido fólico, útil na gravidez e para a prevenção de doenças cardiovasculares.

Leia também:

seta INTESTINO E DEPRESSÃO: UMA QUESTÃO DE LIMPEZA

seta REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS