O que a greve dos caminhoneiros nos ensinou sobre a descarbonização da mobilidade?


A falta de gasolina e o caos generalizado por conta da greve do caminhoneiros ocorridas nas últimas semanas evidenciaram que as políticas públicas e obras de infraestrutura focadas na eletromobilidade poderiam atacar diretamente a dependência brasileira do petróleo e a emissão de CO2 na atmosfera em nossas cidades. Esperamos que com esta greve, uma bandeira cidadã tenha ganhado notoriedade: a descarbonização da mobilidade!

A verdade é que a eletromobilidade é a melhor opção para corresponder a essas aspirações: a eletricidade é a mais eficiente fonte de energia, sendo três vezes melhor do que o gás, por exemplo. Para além disso, garante níveis de emissões e de ruído totalmente compatíveis com as exigências da vida nas cidades.

Eletromobilidade, para quem não sabe é a locomoção por meio de transportes elétricos. Um modelo ainda não muito seguido no Brasil, mas que tem grandes perspectivas de crescimento.

Um excelente exemplo em termos deste tipo de mobilidade e de infraestrutura no Brasil é a Eletrovia inagurada pela empresa Copel no Paraná, pioneira no país. O eletroposto de Curitiba é o primeiro de oito unidades que serão instaladas na BR-277, garantindo recarga gratuita para carros elétricos no percurso de Paranaguá, no extremo leste do estado, a Foz do Iguaçu, no extremo oeste.

Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência e três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no Brasil. As estações serão todas de carga rápida e gratuita: levará entre meia e uma hora para carregar 80% da bateria dos carros elétricos. O projeto tem parceria da Itaipu Binacional e foi demonstrado durante o Smart City Expo Curitiba 2018, evento com a chancela da FIRA Barcelona e do iCities.

Cidades mais sustentáveis e fontes alternativas e limpas de energia são os desejos mais sinceros de todo e qualquer cidadão. Quem não aspira respirar um ar limpo e viver em uma cidade com menos tráfego, menos caótica e estressante?

Vários profissionais especializados da indústria automobilística e de energia ressaltaram a importância da discussão e implementação no Brasil de questões como:

– Frotas de ônibus elétricos;

– Compartilhamento de veículos elétricos;

– Infraestrutura de recarga;

– Licitação de frotas baseada em eficiência energética;

– Níveis de emissão como critério para incentivos fiscais.

Ainda sobre o incentivo às formas de mobilidade não dependentes do carbono e ao alcance de todo cidadão, temos a mobilidade ativa, em especial a ciclomobilidade. Ao atacar a esfera da infraestrutura urbana, morosa e burocrática, o conceito de smart transport afetou o mercado de bikes, direcionando seus esforços e criatividade para a solução de problemas.

O barateamento de bicicletas com tração elétrica de apoio, assim como a multiplicação e facilitação de kits para conversão de bicicletas em veículos “híbridos” – entre a tração humana e a elétrica –, criou espaço para que o relevo e a topografia deixassem de ser obstáculos à inserção da bicicleta no mapa da mobilidade urbana.

Em termos de rendimento, sustentabilidade e autonomia, muitos dos modelos hoje sendo propostos, tanto de car sharing como alguns sistemas de “renting” (espécie de mistura entre aluguel e leasing), envolvem carros híbridos ou elétricos e bicicletas. A tendência já atinge algumas cidades mais modernas da Europa e deve ganhar escala mundial nos próximos anos.

Fato é que precisamos trabalhar a favor da descarbonização da mobilidade no Brasil e a greve dos caminhoneiros prestou um grande serviço à sociedade brasileira ao expor esta necessidade.

Um futuro sustentável tem que contar com uma mobilidade limpa e funcional. Esperamos avançar cada vez mais neste quesito.

Talvez te interesse ler também:

TRANSPORTE GRATUITO PARA TODOS: A ESTÔNIA É O PRIMEIRO PAÍS DO MUNDO A OFERECER ÔNIBUS GRÁTIS

BICICLETAS E PEDESTRES CIRCULARÃO EM NAVETAS SUBTERRÂNEAS DE ALTA VELOCIDADE, PALAVRA DE ELON MUSK

STREETMATE E CITYSKATER, SCOOTER E PATINETE ELÉTRICOS DA VOLKSWAGEN PARA A MOBILIDADE URBANA

* Colaborou André Telles, publicitário e Professor da FGV e PUC-PR. Autor de quatro livros sobre inovação. Co-fundador e Diretor de Marketing do iCities, empresa de projetos e soluções para cidades inteligentes, responsável no Brasil pelo Smart City Expo Curitiba, edição brasileira da FIRA Barcelona, maior congresso do mundo do tema de Cidades Inteligentes.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...