Gerbera: energia positiva em forma de flor, e outros significados

  • atualizado: 
gerbera

Gerbera é um gênero de herbácea pertencente à família das Asteraceae, a mesma do Girassol e da Margarida. Este gênero possui cerca de 30 espécies de herbáceas. As espécies desse gênero são muito cultivadas por suas belas flores. Conheça mais atributos da Gerbera e saiba todos os seus significados.

1. Origem da Gerbera

O gênero Gerbera é encontrado, de forma espontânea em regiões da América do Sul, da África, Madagáscar e na Ásia, porque se dá bem em climas temperados.

A espécie Gerbera jamesonii, de origem sul-africana conhecida por Gerbera-do-Transvaal ou Margarida-do-Transvaal, foi a primeira descrição botânica desse gênero, publicada por Joseph Dalton Hooker no Curtis Botanical Magazine de 1889.

2. Proveniência do nome dessa planta:

A origem do nome do gênero dessa planta se deu em 1737, quando o naturalista holandês Jan Frederik Gronovius atribuiu o nome Gerbera em homenagem a Traugott Gerber, um médico e naturalista alemão que trabalhou na Rússia.

O nome vulgar Gerbera, ou Gérbera, é aplicado às todas espécies do gênero e às suas flores, sendo que para distingui-las, se adiciona a uma indicação específica da variedade da planta, por exemplo Gerbera-do-Transvaal ou Gerbera-Púrpura.

3. Características da planta

O gênero Gerbera possui plantas herbáceas perenes, dotadas de folhas basais e flores formadas por grandes capítulos solitários e multifloros, com cerca de 10 cm de diâmetro.

As espécies de Gerbera apresentam floretas bilabiadas, com vinte tonalidades diferentes, entre as quais: amarelo, laranja, branco, vermelho, rosa e roxo.

A Gerbera possui uma haste longa que lhe confere boa sustentação.

O capítulo da flor, que parece uma única flor, na verdade, é composto por centenas de flores individuais (a isso se deve o nome da família dessa planta - Asteraceae = Compostas).

A Gerbera é muito comercializada por ser uma planta ornamental, utilizada em paisagismo de ambientes.

As plantas da Gerbera contém derivados naturais da cumarina, princípio com propriedades fitoquímicas e utilidades farmacológicas.

As espécies sul-africanas Gerbera Jamesonii e a Gerbera Viridifolia, são cultivares mais comuns do gênero dessa planta e a hibridização delas resultaram em outras variedades.

A variedade híbrida mais conhecida é a Gerbera hybrida, com cores que vão do branco ao amarelo, laranja, vermelho, rosa e púrpura.

A Gerbera é uma planta que age quimicamente no ambiente purificando e melhorando a qualidade do ar que se respira, alterando a composição dos gases, reduzindo as emissões de acetona, benzeno e formaldeído, compostos orgânicos voláteis, que causam danos à nossa saúde a longo prazo.

4. Dicas de Plantio e Cultivo

Neste vídeo, a paisagista Lucia Borges do canal Vida no Jardim dá várias dicas de plantio e cultivo da Gerbera.

A respeito das dicas que ela dá para adubar a terra, com farinha de osso e NPK, se faz oportuno fazer uma ressalva, e dizer que é mais recomendável o uso do adubo vegetal, no lugar da farinha de ossos, que é um subproduto da exploração e crueldade animal.

E sobre outra indicação feita no vídeo, o fertilizante químico NPK, a observação sobre seu uso é que nem sempre é indicado e necessário, pois, têm regiões do Brasil que o pH do solo, já se encontra ideal para o plantio de determinadas plantas e o excesso de fertilizante químico pode prejudicar o solo e a planta.

Nesse caso a recomendação é produzir seu fertilizante caseiro (adubo líquido), com a vantagem de praticar um consumo consciente, fazer economia e um plantio sustentável e ecológico, com o reaproveitamento de cascas, talos, e folhas que iriam para o lixo.

Para aprender como se faz esse tipo de adubagem e fertilização caseira, consulte o nosso conteúdo:

5. Significados da Gerbera

Na Linguagem das Flores, a Gerbera simboliza pureza, inocência, beleza da vida e energia positiva da natureza, por isso, se relacionam às qualidades e tem significados como: sensibilidade, sensualidade, amor, nobreza, alegria e simplicidade.

Por toda essa positividade, esta flor está associada ao sucesso e, dá-la como presente, é uma forma de congratular alguém por uma conquista ou realização.

Além da Gerbera, irradiar no ambiente sua energia positiva e vivacidade, ela encanta nossa visão com sua beleza, pelas cores vivas e brilhantes de suas flores.

Outra virtude dessa planta é sua propriedade de purificar o ar, de uma forma mais acentuada que outras plantas, por isso está associada a purificação.

Portanto a Gerbera é uma planta que confere mais pureza e leveza ao ambiente!

Talvez te interesse ler também:

PLANTAS PARA DAR DE PRESENTE: QUE PLANTA ESCOLHER PARA UMA PESSOA QUERIDA?

PEÔNIA, A MAJESTADE DO JARDIM, PLANTA DE TANTOS SÍMBOLOS E SIGNIFICADOS

PETÚNIA: SÍMBOLO DE TRANSFORMAÇÃO E SABEDORIA! VEJA COMO PLANTAR E CUIDAR

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!