Peônia, a Majestade do Jardim, planta de tantos Símbolos e Significados


Paeonia é um gênero de planta natural das regiões temperadas do Hemisfério Norte, sendo encontrada na Eurásia (Europa + Ásia), Norte de África e oeste da América do Norte. Este gênero pertence à família das Paeoniaceae e possui cerca de 80 espécies. Popularmente a planta é conhecida por suas lindas flores chamadas simplesmente de peônias.

A espécie mais comum das peônias é a Paeonia lactiflora, popularmente denominada Peônia-da-China. Como nativa dos países asiáticos, é considerada uma planta ornamental consagrada. Na China, a Peônia é cultivada há mais de 1500 anos, sendo que em 1903 passou a ser considerada Símbolo Nacional pelo Povo Chinês.

Vamos saber mais sobre essa Majestade do Jardim?

Como plantar peônias

A melhor forma de plantá-la é através de sementes. A Peônia, uma vez bem estabelecida nos solo requer poucos cuidados.

O solo ideal para ela é o úmido e fértil, com pH neutro.

O recomendável é plantá-la em um local que não tenha outras plantas, pois, a peônia exige muitos nutrientes do solo, e com outras plantas os absorvendo, estes poderiam se tornar insuficientes para ela.

É indicado, se for plantar várias peônias, deixar um espaço de 0,90 cm à 1,20 para boa circulação do oxigênio.

O melhor local para plantá-las é o que tenha incidência solar moderada, ou seja, um lugar com meia-sombra.

Cuidados especiais

As peônias têm como característica principal entrarem em período de dormência no outono. Com a vinda do frio, os talos da peônia secam e o rizoma fica em repouso. Neste momento requer-se alguns cuidados com esta planta.

Para isso deve-se cortar a parte aérea, deixar apenas 2 cm de haste e evitar as regas, para prevenir o surgimento de fungos.

Nos invernos mais acentuados, deve-se cobrir o solo, acima da raiz, com folhas ou caruma (folhas secas de Pinheiro) para protegê-la das geadas.

As peônias são plantas que resistem às temperaturas bem frias, desde que se realizem os cuidados acima.

Conforme a temperatura volta a esquentar, a peônia desenvolve vigorosos rebentos vermelhos que saem do solo, como uma espécie de renascimento.

A peônia floresce no verão mas o ciclo de vida dela é perene.

Características

  • O período de florescimento da peônia ocorre nos meses de maio e junho.
  • As suas flores são grandes e apresentam uma enorme variedade de cores.
  • Algumas têm perfume delicado e existem variedades com flores de diferentes formas
  • As flores das peônias são sedosas, delicadas, majestosas e cheias de pétalas.

Daniel, do canal Ecossistema, descreve neste vídeo os aspectos e as características desta flor incrível. Confira:

Significados e simbolismos da peônia

A peônia está associada à vida feliz, mas dependendo da cultura, ela pode ter mais outros sentidos e significados.

Nos países asiáticos, como a China e o Japão, a Peônia é símbolo da riqueza e da nobreza.

Na China as Peônias são conhecidas como Mudán (que significa Mais bonita).

No ano 600, o imperador chinês Suiyang ordenou a plantação de peônias em um de seus jardins, o Xi Yuan e, pela primeira vez, essa planta fez parte de um espaço da realeza.

Durante a Dinastia Tang, a imperatriz Wu Zetian contribuiu para o cultivo de peônias se tornar comum na China, pois, era sua planta favorita.

Na China, a peônia é conhecida como a “Rainha das Flores” e também é considerada a flor da boa sorte, da honra e da beleza.

No Japão, a peônia representa sorte, felicidade, fortuna e prosperidade e aparece em símbolos junto com o leão japonês, conhecido como “Shishi”, significando o equilíbrio entre a beleza e o poder.

Na cultura oriental milenar, a peônia figura em obras artísticas e escritas.

No Feng Shui, a peônia é utilizada como elemento decorativo e energético para abrandar o espírito de problemas sentimentais e amorosos.

Essa planta exuberante energiza a nós e ao ambiente.

Seu significado no Ocidente é diferente, devido aos mitos gregos criados em torno dela.

Na Mitologia Grega, a peônia tem relação com Paeon, aprendiz de Asclépio, Deus da Medicina, aparecendo em várias histórias e versões. Uma delas é que Zeus, o governante do Olimpo, transformou Paeon em uma Peônia para salvá-lo da ira de seu mestre, provocada por seu discípulo ser mais talentoso como médico.

Os antigos gregos, utilizavam esta planta para fins curativo e medicinal.

Tem outro mito grego referente às ninfas que escondiam a nudez correndo atrás dos arbustos de peônias para evitar os olhares dos homens. Por isso diz-se que a beleza se esconde na peônia, e se associa esta flor à timidez.

Outro atributo conferido à Peônia é o de proteção. Os antigos magos plantavam a peônia para afastar os maus espíritos e atribuíam à essa planta a propriedade de proteger contra forças negativas.

peonias bouquet

Por haver significados de felicidade e prosperidade, as peônias estão sendo muito usadas em buquês de noivas. Ademias são lindas, elegantes e cheias de simbolismos.

Os significados das peônias de acordo com suas cores

Outros significados da peônia estão relacionados com as suas cores:

  • Peônias rosas: associadas ao vínculo afetivo, romance e sentimento amoroso
  • Peônia vermelha: no Oriente remete à riqueza, e no Ocidente, à paixão e à beleza exuberante
  • Peônia branca: significa pureza, recato e timidez

Tatuagem de peônia

Geralmente, a peônia é tatuada na cor vermelho escura, pois é mais chamativa e exótica. Os desenhos da tatuagem com peônia, além de todos os significados já descritos, também é usada por mulheres como expressão de feminilidade e delicadeza.

Existem tatuagens compostas, além das flores dessa planta, por folhagens, ramos e caule e outros detalhes a gosto de cada um.

As imagens que servem como modelo para tatuagens com peônias, em geral são desenhos ou pinturas japonesas ou chinesas com sua flor.

Se você pretende fazer uma tatuagem, é recomendável ler essa duas matérias: Tatuagens Veganas e a Toxidade das tintas de tatuagem, para ampliar a compreensão sobre cuidados e a melhor forma de se tatuar.

Peônia, a Majestade do Jardim

Não há quem resista à formosura dessa planta e sua flor, sabendo agora de todos os seus significados.

Quem tiver peônias no jardim pode se considerar uma pessoa afortunada por poder contemplar a sua beleza, e sentir o seu perfume!

Talvez te interesse ler também:

ANTÚRIO: UMA PLANTA CHEIA DE SIGNIFICADOS, EXÓTICA E FÁCIL DE MANTER

FLOR DE LÓTUS: LINDA E PURA, APESAR DA LAMA QUE A RODEIA, E OUTROS SIGNIFICADOS

SIMBOLISMOS E SIGNIFICADOS DA AZALEIA. A PLANTA DA ALEGRIA E DA BOA SORTE!




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...