Erva-cidreira: propriedades, benefícios e como fazer o chá


Em tempos em que as demandas do dia a dia podem nos trazer atribulações e estresse, vem a Natureza com um santo remédio para nos acalmar!

Esse remédio natural é a planta Erva-Cidreira, de nome científico Melissa officinalis, também conhecida popularmente como “Erva-Cidreira Verdadeira”.

Neste conteúdo você saberá mais sobre as propriedades, benefícios, como fazer e consumir o chá dessa maravilhosa planta.

{index}

Características da Erva-Cidreira

Esta planta herbácea pertence à família da Menta (Hortelã) e do Boldo, sendo nativa da Europa meridional. 

Os aspectos marcantes dessa planta são o gosto e aroma limonado, proveniente do seu óleo essencial do grupo dos terpenos, principalmente monoterpenos: nerol-cânfora, carvacrol, p-cimeno e citral-geraniol.

As folhas da Erva-Cidreira são maiores e mais claras que as do seu parente vegetal, o Hortelã.

A Erva-Cidreira floresce no final do Verão e suas flores são pequenas, de cor esbranquiçada ou róseas e são atrativas de abelhas, disso provém seu nome científico, Melissa, que deriva do grego e significa abelha.

Emprego milenar dos poderes medicinais da Erva-Cidreira

Desde a Antiguidade a Erva-Cidreira vem sendo usada pelos seus poderes terapêuticos e medicinais. Foram os árabes que começaram a incluir esta planta em seus tratados medicinais, no século X.

Propriedades

Esta herbácea é muito utilizada na Medicina Natural, Fitoterapia e na Aromaterapia devido às suas propriedades calmante, anticonvulsivante, antiespasmódica, antinevrálgica e analgésica

Benefícios

Conheça agora os 10 benefícios da Erva-Cidreira para a saúde! 

É nutritiva

A Erva-Cidreira possui muitos nutrientes para o corpo, como a Vitamina A, Vitaminas do Complexo B, Vitamina C e minerais como Cobre, Zinco, Ferro, Potássio, Cálcio, Magnésio e Fósforo

Alivia Cólicas

O chá de Erva-Cidreira alivia cólicas menstruais por relaxar os tecidos uterinos. 

Reduz Gases

A Erva-Cidreira reduz e combate a produção de gases estomacais.

Abaixa a Pressão Arterial

Esta erva diminui a pressão arterial porque proporciona uma leve vasodilatação dos vasos sanguíneos. 

Fortalece a Imunidade

A Erva-Cidreira estimula o sistema imunológico, pois melhora a absorção de nutrientes no organismo.

Melhora a Digestão

Esta planta facilita a digestão e trata problemas digestivos como arrotos, enjoos e vômitos. 

É calmante natural e elimina Insônia 

O Chá de Erva-Cidreira tem efeitos calmante e sedativo, aliviando ansiedade, estresse e melhorando o processo do sono. 

Combate a Tosse

Por ser expectorante, a Erva-Cidreira trata tosse e catarro.

É benéfica para a Pele

A Erva-Cidreira contém Licopeno, um nutriente que  protege a pele e a mantém jovem e saudável. 

Tem Ação Cosmética

Esse vegetal pode ser utilizado como produtos cosméticos naturais para tratamentos capilares e da pele, por conta de seus princípios antioxidantes.

No tratamento para o cabelo, a Erva-Cidreira pode ser empregada como tônico capilar, pois ajuda a hidratar os fios capilares.

Já como tratamento para a pele, esta planta previne e combate o envelhecimento, a acne e a desidratação da pele, além do mais, dá alívio aos sintomas de insolação na pele, graças às suas propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.

Cuidados no consumo do Chá da Erva-Cidreira

Como toda planta, é necessário conhecer e tomar cuidado com possíveis efeitos adversos, interações medicamentosas e contraindicações provenientes do consumo inadequado do Chá da Erva-Cidreira.

Os riscos do consumo inadequado e exagerado do chá de Erva-Cidreira podem causar efeitos colaterais como: diminuição da frequência cardíaca, hipotensão (pressão arterial baixa) e sonolência durante o dia.

As interações da Erva-Cidreira podem ocorrer com medicamentos ou suplementos sedativos e/ou calmantes, dessa forma, há que se ter precaução e consultar o médico antes de consumir este chá.

O consumo do Chá da Erva-Cidreira é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças com menos de 12 anos, pessoas hipotensivas ou que têm hipotireoidismo e pacientes que fazem uso de medicamentos sedativos ou calmantes.  

Receita do chá

Basicamente, para fazer o chá de Erva-Cidreira são necessários 1 colher de sobremesa dessa erva picada em 1 xícara com água bem quente, deixando em infusão por 10 minutos, podendo consumir 2 xícaras desse chá ao dia.
 
Conforme o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a quantidade recomendada de Erva-Cidreira não pode exceder 12 gramas de folhas dessa planta e nem ultrapassar 450 ml do seu chá.

Aroma, sabor e poder curativo em uma só planta!

Com tantos predicados, benefícios e poderes curativos que essa planta tem, e agora você conhece e sabe como usar direitinho o seu chá, que tal ter essa planta em casa? Veja como cultivá-la: 

Além de tê-la fresquinha para fazer seu chazinho, esta planta irá embelezar seu jardim com suas florzinhas e perfumar com seu suave aroma cítrico, além de atrair insetos polinizadores, beneficiando à nós e à toda Natureza!

Talvez te interesse ler também:

10 PLANTAS MEDICINAIS DE USO CONSAGRADO PELOS BRASILEIROS

CHÁ DE HIBISCO: COMO FAZER E PARA QUE SERVE

CARQUEJA: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO FAZER O CHÁ




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...