Ouvido Entupido: Causas e Remédios Naturais para Desentupir


A sensação é extremamente incômoda: de repente parece que os sons se tornam abafados, e a capacidade de ouvir fica comprometida. O ouvido entupido pode ter causas variadas, e a solução pode ser relativamente simples, dependendo do motivo que provocou a condição.

Por ser algo relativamente comum, no entanto, muita gente não dá muita importância. Mas é importante tratar, e procurar um médico, quando a condição não se resolver com medidas simples.

Mas antes de falar a respeito das formas naturais de resolver o problema, saiba por que o ouvido entope.

Causas do ouvido entupido

Uma série de fatores pode provocar o entupimento dos ouvidos. A condição, conhecida como autofonia, acontece, principalmente, pelos seguintes motivos:

  • Variações de temperatura e altitude: o corpo humano se habitua as condições normais, e sofre quando há uma mudança brusca, como, por exemplo, durante uma viagem de avião ou na descida de alguma serra. Nesses casos, a pressão da orelha externa fica diferente da média e isso pode entupir o ouvido.
  • Excesso de cera – O acúmulo de cera no ouvido também pode causar uma obstrução, que provoca o entupimento.
  • Infecções – Gripes, resfriados e outras doenças respiratórias podem provocar um acúmulo de muco, e isso pode atingir o ouvido, entupindo-o. Além disso, a otite, que é a infecção no ouvido, também provoca o entupimento.
  • Água no ouvido – Essa é uma causa comum de entupimento do ouvido, tendo em vista que a entrada de líquido prejudica o canal auditivo.
  • Doença de Menière – Esse distúrbio crônico, que acontece em decorrência de um mau funcionamento do labirinto, que fica dentro do ouvido, tem como um dos sintomas o entupimento do ouvido.
  • Bloqueio de osso do ouvido – Quando há alguma obstrução em um dos três ossos que existem no ouvido médio, pode ocorrer entupimento também.
  • Disfunção na Trompa de Eustáquio – Essa região faz ligação entre o nariz e o ouvido, e se fica obstruída, não deixa o ar passar, causando a sensação de ouvido entupido, entre outros sintomas. Nesse caso, o tratamento é cirúrgico.
  • Bruxismo – O posicionamento incorreto da mandíbula também pode provocar o entupimento do ouvido.

Como mencionado, existem formas naturais de lidar com o problema, dependendo da causa do ouvido estar entupido.

Conheça algumas:

Remédios naturais para ouvido entupido por infecções

Se o ouvido estiver entupido em decorrência de infecções, tente os seguintes tratamentos caseiros:

Vinagre de maçã e álcool

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a dissolver o muco presente no ouvido.

Para tanto, pegue quantidades iguais de vinagre de maçã e álcool e coloque em um conta-gotas. Pingue no ouvido afetado, coloque um algodão para a solução não derramar, não levante a cabeça, espere alguns minutos e remova a cera com uma haste flexível.

Alho

O alho é um antibiótico natural muito eficaz e pode ser usado para tratar infecções no ouvido.

Utilize alguns dentes de alho, amasse-os, e misture com um pouco de azeite. Aqueça a mistura.

Quando a solução estiver morna, pingue no ouvido tampado, deixe por alguns minutos e retire o excesso.

Remédios naturais para ouvido entupido a causa de pressão

Manobra de Valsalva

Feche a boca. Tampe o nariz e permaneça com a boca fechada. Faça um movimento como se fosse soar o nariz, até ouvir um estalo no ouvido.

Faça essa manobra com delicadeza, caso contrário pode danificar, ou até mesmo romper o tímpano.

Manobra de Toynbee

Tome um gole de água. Com a água na boca, aperte o nariz e tente engolir o líquido. Isso ajuda a aliviar a pressão nos ouvidos.

Remédios naturais para ouvido entupido por excesso de cera

Compressa quente

O calor ajuda a desentupir o ouvido e alivia a dor. Para tanto, basta molhar um pano com água quente, retirar o excesso e colocar o pano sobre no ouvido afetado.

Deixe agir por cerca de 5 a 10 minutos.

Azeite

O azeite de oliva pode ajudar a amolecer a cera em excesso no ouvido. O tratamento é muito simples: basta aquecer um pouco do azeite, deixar o líquido ficar em temperatura morna, e pingar no ouvido afetado.

Essas são algumas formas de desentupir os ouvidos, no entanto é importante lembrar da importância de procurar um especialista, pois somente ele é capaz de orientar corretamente a respeito do que fazer em cada caso.

Talvez te interesse ler também:

COMO ALIVIAR A DOR DE OUVIDO COM REMÉDIOS NATURAIS

EXCESSO DE CERA NO OUVIDO → ATENÇÃO AOS REMÉDIOS CASEIROS!

COMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM USAR COTONETES




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Daniel Chrystianno Radialista
    Publicado em 03/08/2022 às 7:17 pm [+]

    Venho agradecer e elogiar o site pelas dicas,
    eu usei a Manobra de Valsalva e tive um bom
    resultado.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...