Abscesso: o que é. Os Melhores Remédios Caseiros para tratar


Qualquer tipo de infecção deve ser motivo de alerta, tendo em vista a possibilidade de complicações decorrentes da ação de microorganismo nocivos ao corpo. Nesse sentido, é importante saber, por exemplo, que a formação de um abscesso na pele deve ser tratada de modo sério e correto. Para tanto, saiba agora como identificar, quais os tipos e formas de tratamento, entre eles, os naturais, que devem ser feitos como complemento do que for orientado pelo especialista.

O que é abscesso

O abscesso acontece quando há um acúmulo, no tecido, de pus e outros detritos, como resultado de alguma infecção bacteriana.

Muitas vezes, um único abscesso possui vários tipos de bactéria, e também pode ser consequência da ação de algum parasita, no entanto, esse último caso é mais raro.

A formação do abscesso é uma forma do organismo tentar matar o agente invasor, por isso ocorre o processo inflamatório.

Sintomas de abcesso

Entre os principais sintomas, estão a dor, vermelhidão, sensação de calor e inchaço.

Pessoas debilitadas, com diabetes, câncer, leucemia, anemia falciforme, doença de Crohn, colite; que tenham sofrido queimaduras ou traumas graves, ou que façam uso abusivo de alcool e drogas têm mais propensão a desenvolver abscessos, bem como aquelas que vivem em más condições de higiene.

Tipos de abscesso

Qualquer região do corpo pode apresentar abscessos. Eles podem ser visíveis ou não.

Mais comumente aparecem em regiões como as axilas, genitais, ânus, virilha, na espinha dorsal, e no dente. Mas também há os abcessos abdominais, no fígado, no pulmão, no cérebro, entre outros.

O furúnculo, por exemplo, é um tipo de abscesso, formado quando há inflamação de algum folículo.

Remédios caseiros para tratar abscesso

É importante lembrar que abscessos, geralmente, necessitam da intervenção de um médico, tendo em vista que, na maioria dos casos, eles precisam ser drenados para melhorar.

Os antibióticos, isoladamente, não costumam curar os abscessos, por isso é necessário drenar. Isso pode acontecer naturalmente, mas essa não é a regra.

Existem algumas formas de tratar o abscesso com remédios caseiros, como forma de complementar o tratamento recomendado pelo especialista.

Vale lembrar que a opinião do médico deve ser sempre ouvida, antes da utilização de receitas curativas caseiras.

Conheça algumas delas:

Sal

O sal marinho ou sal gema pode ser muito útil no tratamento de abscessos, tendo em vista o poder curativo que possui. Para tanto pode-se optar por lavar a área com água morna e sal, ou mesmo utilizar um pano estéril para molhar a região. É possível também aplicar o sal puro, aquecido e embrulhado em um pedaço de pano limpo e aplicar sobre o abscesso.

Caso o abscesso seja dentário, faça gargarejos com água morna e sal.

Calor

Abscessos pequenos podem ser tratados também com compressas quentes, aplicadas sobre a área, por cerca de 30 minutos, quatro vezes ao dia.

O calor ajuda no processo desinflamatório.

Cebola

A cebola possui propriedades antissépticas, que ajudam a melhorar a circulação sanguínea, reduzindo a inflamação.

O tratamento com cebola é muito simples: basta aplicar rodelas de cebola na região infectada, cobrindo com um pano limpo.

Aloe Vera

O gel de aloe vera também pode ser benéfico e funcionar muito bem no tratamento de abscessos. Para tanto limpe a região e aplique o gel no período da noite.

Neem

As folhas de neem, bem como o seu óleo, são usados para os mais diversos fins medicinais. Isso por que essa planta possui propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas.

Para usar o neem no tratamento de abscessos faça uma pasta com água morna e folhas de neem, e aplique na região por cerca de 20 minutos, enxaguando, em seguida.

No caso do óleo, dilua em uma colher de sopa de azeite de oliva e passe na área afetada.

Batata

A batata tem a propriedade de atrair toxinas acumuladas no abscesso, por isso é muito útil para tratar tal infecção.

Basta cortar rodelas de batata e fixá-las com fita adesiva ou mesmo colocar algumas raspas da batata em gaze.

Talvez te interesse ler também:

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

PASTA DE DENTE FEITA EM CASA – 9 RECEITAS PARA SUA SAÚDE

GENGIVA INCHADA: COMO CURAR RAPIDAMENTE E NATURALMENTE




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...