Refluxo? Apague o foco com estes 10 Remédios Naturais


Refluxo é um mal que afeta 7% de todos nós em algum pedaço da nossa vida. É muita gente com refluxo. Por isso, vale a pena você entender o que é o refluxo, porque ele acontece e como minimizar seus efeitos.

O que é o refluxo?

Diz-se que há refluxo quando parte do líquido estomacal volta – faz o caminho inverso – pelo esôfago e pode chegar até a boca.

Este “caminho inverso” ocorre após as refeições ou em outras situações que não estão ligadas ao preenchimento do estômago, por causa de alguns problemas como obesidade, deitar após comer muito, tomar líquidos junto com a comida, hernia de hiato e outras causas, inclusive psicossomáticas.

Refluxo pode dar complicação

A ocorrência sistemática do refluxo pode originar esofagite – inflamação persistente da mucosa do esofago – que, por seu lado, pode resultar em estreitamento esofágico ou em adenocarcinoma esofágico, por modificação do tipo de células (veja esta entrevista com o cirurgião gástrico Marcelo Averbach se quiser se aprofundar).

Como o estômago trabalha com líquidos muito mais ácidos do que o resto do nosso organismo, quando ele extravasa, a gente sente a famosa “queimação”, ou seja, com azia, que nada mais é do que a reação da mucosa do esôfago (que não é igual à mucosa do estômago) à passagem de uma porção ácida não esperada.

É justamente por causa dessa variação de acidez que, nos medicamentos naturais para reduzir os sintomas do esôfago, a gente dá preferência a todos aqueles que vão reduzir também o pH do líquido estomacal. É dessa maneira que se controla um dos sintomas mais incômodos do refluxo gastroesofágico.

Para reduzir a azia, a queimação e os danos à mucosa esofágica, a dica  é ingerir algum líquido que reduza a acidez do meio gastroesofágico.

Quando tomar

Mas, ATENÇÃO, com esse objetivo, só tome os remédios caseiros abaixo indicados, na porção de  meio copo e somente após as refeições se sentir a queimação.

Se tomar os remédios antes das refeições, eles poderão prejudicar a acidez naturalmente necessária para o processo digestivo completo.

Remédios para reduzir a azia e a queimação

Vinagre de maçã

Tome, após a refeição e se sentir queimar, 1 colher de sopa de vinagre de maçã diluída em meio copo de água fria.

Bicarbonato de sódio

1 colherinha de café em meio copo de água fria.

Suco de limão

Meio copo de limonada, sem açúcar, ou meio limão espremido, puro.

Óleo essencial de hortelã-pimenta

1 a 2 gotas em meio copo de água frita.

Remédios para recompor a mucosa esofágica

Gel de babosa

Uma colherada de gel de babosa (Aloe vera) puro ou com mel, antes de cada refeição, até que esteja curado.

Suco de batata crua

Tome em jejum e antes de cada refeição o suco de 1 batata crua ralada, até que esteja curado.

Remédios para melhora a digestão

Chá de funcho

4 colheres de semente de funcho em 1 litro de água fervente. Tomar uma xícara do chá, morno ou frio, entre as refeições.

Remédios para prevenir refluxo e azia

Maçã

Comer uma maçã após as refeições.

Amêndoas

Comer um punhado de amêndoas após as refeições.

Alcaçuz

Mastigar um pedaço de raiz de alcaçuz após as refeições.

Recomendações básicas para não ter refluxo

  • Não tome líquidos junto com as refeições, especialmente com as noturnas
  • A última refeição grande, jantar, deverá ser 3 horas antes de você ir se deitar
  • Evite frituras e alimentos de difícil digestão, principalmente à noite
  • Evite deitar-se com o estômago cheio
  • Caso tenha refluxos frequentes, evite as bebidas com cafeína (café, chá mate, chá preto ou chocolate), frituras, alimentos industrializados, muito condimento picante.
  • Caso tenha refluxos noturnos, experimente usar dois travesseiros para elevar o tronco, ou um pedaço de madeira nos pés da cama.
  • Consulte um médico gastroenterologista caso seu problema de refluxo seja persistente e não se altere com essas indicações que damos.

Fique atento! Como dissemos, um refluxo não tratado pode complicar e, em última instância, resultar em câncer de esôfago.

Talvez te interesse ler também:

A DIETA PARA GANHAR GASTRITE!

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS

ABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...